Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ulhoa, Túlio Fígaro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, Rafael Henrique Palma, Osiro, Lauro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700
Resumo: A identificação das necessidades e preferências dos consumidores está intimamente ligada à percepção da qualidade dos produtos. Por isso, abordagens de desenvolvimento de produto como o QFD destacam a importância da identificação dos requisitos dos clientes para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Apesar disso, pouca ênfase é dada à forma como essas etapas iniciais devem ser realizadas. Portanto, este trabalho propõe um método dividido em três etapas para ajudar tanto na identificação de necessidades dos clientes como na medição da importância relativa dos aspectos considerados relevantes por potenciais consumidores, utilizando a abordagem Fuzzy-AHP. Uma aplicação piloto foi realizada no setor de fones de ouvido para ilustrar as etapas do método, o que possibilitou diversas reflexões práticas sobre a aplicabilidade do método e a forma como os dados podem ser analisados e empregados para a tomada de decisão. Além disso, o método Fuzzy-AHP se demonstrou eficaz em demonstrar a importância relativa das preferências dos consumidores.
id UNESP-2_e8057eb4f93d310bef7bae24702c518e
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1700
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHPA identificação das necessidades e preferências dos consumidores está intimamente ligada à percepção da qualidade dos produtos. Por isso, abordagens de desenvolvimento de produto como o QFD destacam a importância da identificação dos requisitos dos clientes para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Apesar disso, pouca ênfase é dada à forma como essas etapas iniciais devem ser realizadas. Portanto, este trabalho propõe um método dividido em três etapas para ajudar tanto na identificação de necessidades dos clientes como na medição da importância relativa dos aspectos considerados relevantes por potenciais consumidores, utilizando a abordagem Fuzzy-AHP. Uma aplicação piloto foi realizada no setor de fones de ouvido para ilustrar as etapas do método, o que possibilitou diversas reflexões práticas sobre a aplicabilidade do método e a forma como os dados podem ser analisados e empregados para a tomada de decisão. Além disso, o método Fuzzy-AHP se demonstrou eficaz em demonstrar a importância relativa das preferências dos consumidores.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/170010.15675/gepros.v12i3.1700Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 12 n. 3 (2017); 1531984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700/790https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700/1659https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700/1660Ulhoa, Túlio FígaroLima, Rafael Henrique PalmaOsiro, Lauroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-01T09:44:54Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1700Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2017-09-01T09:44:54GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP
title Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP
spellingShingle Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP
Ulhoa, Túlio Fígaro
title_short Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP
title_full Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP
title_fullStr Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP
title_full_unstemmed Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP
title_sort Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP
author Ulhoa, Túlio Fígaro
author_facet Ulhoa, Túlio Fígaro
Lima, Rafael Henrique Palma
Osiro, Lauro
author_role author
author2 Lima, Rafael Henrique Palma
Osiro, Lauro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ulhoa, Túlio Fígaro
Lima, Rafael Henrique Palma
Osiro, Lauro
description A identificação das necessidades e preferências dos consumidores está intimamente ligada à percepção da qualidade dos produtos. Por isso, abordagens de desenvolvimento de produto como o QFD destacam a importância da identificação dos requisitos dos clientes para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Apesar disso, pouca ênfase é dada à forma como essas etapas iniciais devem ser realizadas. Portanto, este trabalho propõe um método dividido em três etapas para ajudar tanto na identificação de necessidades dos clientes como na medição da importância relativa dos aspectos considerados relevantes por potenciais consumidores, utilizando a abordagem Fuzzy-AHP. Uma aplicação piloto foi realizada no setor de fones de ouvido para ilustrar as etapas do método, o que possibilitou diversas reflexões práticas sobre a aplicabilidade do método e a forma como os dados podem ser analisados e empregados para a tomada de decisão. Além disso, o método Fuzzy-AHP se demonstrou eficaz em demonstrar a importância relativa das preferências dos consumidores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700
10.15675/gepros.v12i3.1700
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v12i3.1700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700/790
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700/1659
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700/1660
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 12 n. 3 (2017); 153
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215697152802816