Proposta de um método para geração de modelo de medição da sustentabilidade organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Satolo, Eduardo Guilherme
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Iris Bento da, Simon, Alexandre Tadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/601
Resumo: O termo sustentabilidade tem emergido como um indicador de sucesso e vitalidade organizacional, porém seu conceito é considerado impreciso e necessita ser mais bem estudado. Um dos modos para se alcançar a sustentabilidade organizacional é por meio do Sistema Integrado de Gestão. No entanto, definir o conceito de sustentabilidade é difícil e mensurar o quão sustentável uma empresa é torna-se mais complicado, embora existam na literatura modelos que tentem fazê-lo. Este artigo objetiva descrever as etapas para criação do modelo de medição do grau de sustentabilidade organizacional, focado nos conceitos em torno do Sistema Integrado de Gestão e da triple bottom line. Para atingir tal objetivo, conduziu-se um levantamento em fontes secundárias para identificar o processo metodológico para geração do modelo de avaliação da sustentabilidade organizacional. O processo metodológico adotado possui quatro fases que são detalhadas e discutidas ao longo do trabalho. Embora não seja conclusivo, pela necessidade da continuidade de estudos visando complementar lacunas existentes, este artigo contribui detalhando e explicando todas as etapas entorno da geração do modelo e alguns aspectos necessitam ser melhor explorados. Palavras-chave: Sustentabilidade Organizacional; Sistema Integrado de Gestão; Modelo de Mensuração.
id UNESP-2_645935e33725970cfdfd47380d3243b2
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/601
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Proposta de um método para geração de modelo de medição da sustentabilidade organizacionalO termo sustentabilidade tem emergido como um indicador de sucesso e vitalidade organizacional, porém seu conceito é considerado impreciso e necessita ser mais bem estudado. Um dos modos para se alcançar a sustentabilidade organizacional é por meio do Sistema Integrado de Gestão. No entanto, definir o conceito de sustentabilidade é difícil e mensurar o quão sustentável uma empresa é torna-se mais complicado, embora existam na literatura modelos que tentem fazê-lo. Este artigo objetiva descrever as etapas para criação do modelo de medição do grau de sustentabilidade organizacional, focado nos conceitos em torno do Sistema Integrado de Gestão e da triple bottom line. Para atingir tal objetivo, conduziu-se um levantamento em fontes secundárias para identificar o processo metodológico para geração do modelo de avaliação da sustentabilidade organizacional. O processo metodológico adotado possui quatro fases que são detalhadas e discutidas ao longo do trabalho. Embora não seja conclusivo, pela necessidade da continuidade de estudos visando complementar lacunas existentes, este artigo contribui detalhando e explicando todas as etapas entorno da geração do modelo e alguns aspectos necessitam ser melhor explorados. Palavras-chave: Sustentabilidade Organizacional; Sistema Integrado de Gestão; Modelo de Mensuração.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2012-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/60110.15675/gepros.v7i3.601Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2012); 1271984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/601/456https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/601/1213Satolo, Eduardo GuilhermeSilva, Iris Bento daSimon, Alexandre Tadeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-01T02:47:06Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/601Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2012-10-01T02:47:06GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um método para geração de modelo de medição da sustentabilidade organizacional
title Proposta de um método para geração de modelo de medição da sustentabilidade organizacional
spellingShingle Proposta de um método para geração de modelo de medição da sustentabilidade organizacional
Satolo, Eduardo Guilherme
title_short Proposta de um método para geração de modelo de medição da sustentabilidade organizacional
title_full Proposta de um método para geração de modelo de medição da sustentabilidade organizacional
title_fullStr Proposta de um método para geração de modelo de medição da sustentabilidade organizacional
title_full_unstemmed Proposta de um método para geração de modelo de medição da sustentabilidade organizacional
title_sort Proposta de um método para geração de modelo de medição da sustentabilidade organizacional
author Satolo, Eduardo Guilherme
author_facet Satolo, Eduardo Guilherme
Silva, Iris Bento da
Simon, Alexandre Tadeu
author_role author
author2 Silva, Iris Bento da
Simon, Alexandre Tadeu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Satolo, Eduardo Guilherme
Silva, Iris Bento da
Simon, Alexandre Tadeu
description O termo sustentabilidade tem emergido como um indicador de sucesso e vitalidade organizacional, porém seu conceito é considerado impreciso e necessita ser mais bem estudado. Um dos modos para se alcançar a sustentabilidade organizacional é por meio do Sistema Integrado de Gestão. No entanto, definir o conceito de sustentabilidade é difícil e mensurar o quão sustentável uma empresa é torna-se mais complicado, embora existam na literatura modelos que tentem fazê-lo. Este artigo objetiva descrever as etapas para criação do modelo de medição do grau de sustentabilidade organizacional, focado nos conceitos em torno do Sistema Integrado de Gestão e da triple bottom line. Para atingir tal objetivo, conduziu-se um levantamento em fontes secundárias para identificar o processo metodológico para geração do modelo de avaliação da sustentabilidade organizacional. O processo metodológico adotado possui quatro fases que são detalhadas e discutidas ao longo do trabalho. Embora não seja conclusivo, pela necessidade da continuidade de estudos visando complementar lacunas existentes, este artigo contribui detalhando e explicando todas as etapas entorno da geração do modelo e alguns aspectos necessitam ser melhor explorados. Palavras-chave: Sustentabilidade Organizacional; Sistema Integrado de Gestão; Modelo de Mensuração.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/601
10.15675/gepros.v7i3.601
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/601
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v7i3.601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/601/456
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/601/1213
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2012); 127
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215695806431232