TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2015 |
Resumo: | As práticas de TQM têm significativos efeitos sobre a satisfação dos clientes e constituem um meio eficaz pelo qual as empresas podem ganhar vantagem competitiva e melhorar sua performance. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da teoria em TQM, apresentando as relações causais entre os seis constructos da gestão da qualidade proposto no Malcolm Baldrige (liderança, foco no cliente, planejamento estratégico, relacionamento com fornecedores, gestão de recursos humanos e gestão de processos) e o desempenho (performance) organizacional. O trabalho traz uma vasta revisão da literatura sobre o tema e propõe um modelo considerando as interações entre os constructos. Observa-se que alguns constructos possuem somente uma relação indireta com a performance organizacional enquanto outros possuem uma relação mais clara e definida. O modelo construído será testado empiricamente em pesquisas futuras. |
id |
UNESP-2_6b1c7997d73f3eba4ab6efafb4708519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2015 |
network_acronym_str |
UNESP-2 |
network_name_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository_id_str |
|
spelling |
TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na LiteraturaAs práticas de TQM têm significativos efeitos sobre a satisfação dos clientes e constituem um meio eficaz pelo qual as empresas podem ganhar vantagem competitiva e melhorar sua performance. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da teoria em TQM, apresentando as relações causais entre os seis constructos da gestão da qualidade proposto no Malcolm Baldrige (liderança, foco no cliente, planejamento estratégico, relacionamento com fornecedores, gestão de recursos humanos e gestão de processos) e o desempenho (performance) organizacional. O trabalho traz uma vasta revisão da literatura sobre o tema e propõe um modelo considerando as interações entre os constructos. Observa-se que alguns constructos possuem somente uma relação indireta com a performance organizacional enquanto outros possuem uma relação mais clara e definida. O modelo construído será testado empiricamente em pesquisas futuras. A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/201510.15675/gepros.v13i1.2015Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 13 n. 1 (2018); 1611984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2015/828https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2015/1750de Oliveira, Gustavo SilveiraAzevedo, Daniele Caroline Gonçalves deSantos, Alef Rodolfo dosMartins, Roberto AntônioTurrioni, João Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-01T11:00:16Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2015Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2018-03-01T11:00:16GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura |
title |
TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura |
spellingShingle |
TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura de Oliveira, Gustavo Silveira |
title_short |
TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura |
title_full |
TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura |
title_fullStr |
TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura |
title_full_unstemmed |
TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura |
title_sort |
TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura |
author |
de Oliveira, Gustavo Silveira |
author_facet |
de Oliveira, Gustavo Silveira Azevedo, Daniele Caroline Gonçalves de Santos, Alef Rodolfo dos Martins, Roberto Antônio Turrioni, João Batista |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Daniele Caroline Gonçalves de Santos, Alef Rodolfo dos Martins, Roberto Antônio Turrioni, João Batista |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Gustavo Silveira Azevedo, Daniele Caroline Gonçalves de Santos, Alef Rodolfo dos Martins, Roberto Antônio Turrioni, João Batista |
description |
As práticas de TQM têm significativos efeitos sobre a satisfação dos clientes e constituem um meio eficaz pelo qual as empresas podem ganhar vantagem competitiva e melhorar sua performance. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da teoria em TQM, apresentando as relações causais entre os seis constructos da gestão da qualidade proposto no Malcolm Baldrige (liderança, foco no cliente, planejamento estratégico, relacionamento com fornecedores, gestão de recursos humanos e gestão de processos) e o desempenho (performance) organizacional. O trabalho traz uma vasta revisão da literatura sobre o tema e propõe um modelo considerando as interações entre os constructos. Observa-se que alguns constructos possuem somente uma relação indireta com a performance organizacional enquanto outros possuem uma relação mais clara e definida. O modelo construído será testado empiricamente em pesquisas futuras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2015 10.15675/gepros.v13i1.2015 |
url |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2015 |
identifier_str_mv |
10.15675/gepros.v13i1.2015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2015/828 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2015/1750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 13 n. 1 (2018); 161 1984-2430 reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
collection |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository.name.fl_str_mv |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br |
_version_ |
1800215697538678784 |