Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do Trabalho
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/109 |
Resumo: | Este artigo explicita o processo de projeto de um mobiliário concebido para os guichês de atendimento ao público da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, contextualizado num processo mais amplo de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) do Atendente Comercial. Dentro da perspectiva da construção social do projeto, o artefato resultante, articula as lógicas da ergonomia, segurança, engenharia, comercial e operacional, revelando conflitos de valores e de variáveis, os quais, são expressos no novo balcão, em termos de inadequações de uso. O artefato resultante deste processo expressa o conflito entre o atendente vendedor e o atendente prestador de serviço, reflexo da dicotomia concessão de um serviço público versus concorrência de mercado, que circunstancia a realidade operacional da ECT. Palavras-Chave: Projeto, Ergonomia, Organização do Trabalho. |
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Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do TrabalhoEste artigo explicita o processo de projeto de um mobiliário concebido para os guichês de atendimento ao público da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, contextualizado num processo mais amplo de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) do Atendente Comercial. Dentro da perspectiva da construção social do projeto, o artefato resultante, articula as lógicas da ergonomia, segurança, engenharia, comercial e operacional, revelando conflitos de valores e de variáveis, os quais, são expressos no novo balcão, em termos de inadequações de uso. O artefato resultante deste processo expressa o conflito entre o atendente vendedor e o atendente prestador de serviço, reflexo da dicotomia concessão de um serviço público versus concorrência de mercado, que circunstancia a realidade operacional da ECT. Palavras-Chave: Projeto, Ergonomia, Organização do Trabalho.This paper is based on the results obtained in the design process for furniture conceived to the Brazilian Post Office counter clerk, in an ampler Ergonomics analysis project of the service rendered in commercial counters. Considering the social construction perspective in the project, the resulting device articulates the ergonomics logics, security, engineering, operational advertising and the disclosing conflict of values and variables, which are expressed in the new counter service in terms of physical structure and use. The resulting design indicates the conflict between the sales clerk and the regular clerk, consequence of the dichotomy between the public service versus market competition in an operational reality. The new design has made the work organization flexible, leaving a higher degree of freedom for the worker, in its operative way. Keywords: Design Study; Activity Analysis; Integration between Ergonomics and Design.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/10910.15675/gepros.v0i1.109Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2006); Pag. 1111984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/109/48Fontes, Andréa Regina MartinsBraatz, DanielBertoncello, DernivalSantos, Luciana de MendonçaMenegon, Nilton Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-15T20:16:12Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/109Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2008-10-15T20:16:12GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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