Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do Trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Andréa Regina Martins
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Braatz, Daniel, Bertoncello, Dernival, Santos, Luciana de Mendonça, Menegon, Nilton Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/109
Resumo: Este artigo explicita o processo de projeto de um mobiliário concebido para os guichês de atendimento ao público da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, contextualizado num processo mais amplo de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) do Atendente Comercial. Dentro da perspectiva da construção social do projeto, o artefato resultante, articula as lógicas da ergonomia, segurança, engenharia, comercial e operacional, revelando conflitos de valores e de variáveis, os quais, são expressos no novo balcão, em termos de inadequações de uso. O artefato resultante deste processo expressa o conflito entre o atendente vendedor e o atendente prestador de serviço, reflexo da dicotomia concessão de um serviço público versus concorrência de mercado, que circunstancia a realidade operacional da ECT. Palavras-Chave: Projeto, Ergonomia, Organização do Trabalho.
id UNESP-2_b020ad6af45aed61e07ec8bdbc32c8d8
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/109
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do TrabalhoEste artigo explicita o processo de projeto de um mobiliário concebido para os guichês de atendimento ao público da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, contextualizado num processo mais amplo de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) do Atendente Comercial. Dentro da perspectiva da construção social do projeto, o artefato resultante, articula as lógicas da ergonomia, segurança, engenharia, comercial e operacional, revelando conflitos de valores e de variáveis, os quais, são expressos no novo balcão, em termos de inadequações de uso. O artefato resultante deste processo expressa o conflito entre o atendente vendedor e o atendente prestador de serviço, reflexo da dicotomia concessão de um serviço público versus concorrência de mercado, que circunstancia a realidade operacional da ECT. Palavras-Chave: Projeto, Ergonomia, Organização do Trabalho.This paper is based on the results obtained in the design process for furniture conceived to the Brazilian Post Office counter clerk, in an ampler Ergonomics analysis project of the service rendered in commercial counters. Considering the social construction perspective in the project, the resulting device articulates the ergonomics logics, security, engineering, operational advertising and the disclosing conflict of values and variables, which are expressed in the new counter service in terms of physical structure and use. The resulting design indicates the conflict between the sales clerk and the regular clerk, consequence of the dichotomy between the public service versus market competition in an operational reality. The new design has made the work organization flexible, leaving a higher degree of freedom for the worker, in its operative way. Keywords: Design Study; Activity Analysis; Integration between Ergonomics and Design.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/10910.15675/gepros.v0i1.109Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2006); Pag. 1111984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/109/48Fontes, Andréa Regina MartinsBraatz, DanielBertoncello, DernivalSantos, Luciana de MendonçaMenegon, Nilton Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-15T20:16:12Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/109Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2008-10-15T20:16:12GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do Trabalho
title Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do Trabalho
spellingShingle Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do Trabalho
Fontes, Andréa Regina Martins
title_short Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do Trabalho
title_full Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do Trabalho
title_fullStr Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do Trabalho
title_full_unstemmed Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do Trabalho
title_sort Projeto de guichê de atendimento contextualizado pela Análise Ergonômica do Trabalho
author Fontes, Andréa Regina Martins
author_facet Fontes, Andréa Regina Martins
Braatz, Daniel
Bertoncello, Dernival
Santos, Luciana de Mendonça
Menegon, Nilton Luiz
author_role author
author2 Braatz, Daniel
Bertoncello, Dernival
Santos, Luciana de Mendonça
Menegon, Nilton Luiz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes, Andréa Regina Martins
Braatz, Daniel
Bertoncello, Dernival
Santos, Luciana de Mendonça
Menegon, Nilton Luiz
description Este artigo explicita o processo de projeto de um mobiliário concebido para os guichês de atendimento ao público da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, contextualizado num processo mais amplo de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) do Atendente Comercial. Dentro da perspectiva da construção social do projeto, o artefato resultante, articula as lógicas da ergonomia, segurança, engenharia, comercial e operacional, revelando conflitos de valores e de variáveis, os quais, são expressos no novo balcão, em termos de inadequações de uso. O artefato resultante deste processo expressa o conflito entre o atendente vendedor e o atendente prestador de serviço, reflexo da dicotomia concessão de um serviço público versus concorrência de mercado, que circunstancia a realidade operacional da ECT. Palavras-Chave: Projeto, Ergonomia, Organização do Trabalho.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/109
10.15675/gepros.v0i1.109
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/109
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v0i1.109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/109/48
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2006); Pag. 111
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215694925627392