Avaliação de maturidade em gestão de projetos: estudo de caso de um projeto automotivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thielmann, Ricardo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: da Silva, Carlos Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1037
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso acerca de em um projeto do setor automotivo cujo escopo foi o desenvolvimento e a implantação de um novo modelo de automóvel em linha de produção. O objetivo do estudo foi o de diagnosticar o nível de maturidade da empresa com relação ao gerenciamento deste empreendimento. A pesquisa, de caráter exploratório-descritivo, com aplicação de questionários, permitiu uma análise do grau de maturidade a partir dos dados coletados. Foram utilizados os modelos de maturidade OPM3, PMMM e MMGP como ferramentas para esta avaliação. Os três modelos apresentaram resultados similares, apontando que o projeto encontra-se no início do mais alto estágio de maturidade. Também foi possível apontar melhorias, como a padronização de documentos e ferramentas, para que a empresa continue a progredir em relação aos processos de gerenciamento de projetos empregados atualmente. O trabalho compara os modelos de maturidade utilizados, destacando as características de cada um deles, bem como as particularidades de seus resultados. Ratifica-se neste trabalho a importância dos modelos de maturidade como ferramenta não somente capaz de medir o nível das práticas adotadas pelas organizações em gerenciamento de projeto, mas também capaz de apontar caminhos a serem seguidos para se agregar melhorias.
id UNESP-2_c96fbd3c7130a31127ce48a7b8e0f54b
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1037
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Avaliação de maturidade em gestão de projetos: estudo de caso de um projeto automotivoEste trabalho apresenta um estudo de caso acerca de em um projeto do setor automotivo cujo escopo foi o desenvolvimento e a implantação de um novo modelo de automóvel em linha de produção. O objetivo do estudo foi o de diagnosticar o nível de maturidade da empresa com relação ao gerenciamento deste empreendimento. A pesquisa, de caráter exploratório-descritivo, com aplicação de questionários, permitiu uma análise do grau de maturidade a partir dos dados coletados. Foram utilizados os modelos de maturidade OPM3, PMMM e MMGP como ferramentas para esta avaliação. Os três modelos apresentaram resultados similares, apontando que o projeto encontra-se no início do mais alto estágio de maturidade. Também foi possível apontar melhorias, como a padronização de documentos e ferramentas, para que a empresa continue a progredir em relação aos processos de gerenciamento de projetos empregados atualmente. O trabalho compara os modelos de maturidade utilizados, destacando as características de cada um deles, bem como as particularidades de seus resultados. Ratifica-se neste trabalho a importância dos modelos de maturidade como ferramenta não somente capaz de medir o nível das práticas adotadas pelas organizações em gerenciamento de projeto, mas também capaz de apontar caminhos a serem seguidos para se agregar melhorias.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2014-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/103710.15675/gepros.v34i2.1037Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2014); 351984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1037/577https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1037/1400https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1037/1423https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1037/1472Thielmann, Ricardoda Silva, Carlos Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-11T17:42:15Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1037Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2014-09-11T17:42:15GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de maturidade em gestão de projetos: estudo de caso de um projeto automotivo
title Avaliação de maturidade em gestão de projetos: estudo de caso de um projeto automotivo
spellingShingle Avaliação de maturidade em gestão de projetos: estudo de caso de um projeto automotivo
Thielmann, Ricardo
title_short Avaliação de maturidade em gestão de projetos: estudo de caso de um projeto automotivo
title_full Avaliação de maturidade em gestão de projetos: estudo de caso de um projeto automotivo
title_fullStr Avaliação de maturidade em gestão de projetos: estudo de caso de um projeto automotivo
title_full_unstemmed Avaliação de maturidade em gestão de projetos: estudo de caso de um projeto automotivo
title_sort Avaliação de maturidade em gestão de projetos: estudo de caso de um projeto automotivo
author Thielmann, Ricardo
author_facet Thielmann, Ricardo
da Silva, Carlos Henrique
author_role author
author2 da Silva, Carlos Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thielmann, Ricardo
da Silva, Carlos Henrique
description Este trabalho apresenta um estudo de caso acerca de em um projeto do setor automotivo cujo escopo foi o desenvolvimento e a implantação de um novo modelo de automóvel em linha de produção. O objetivo do estudo foi o de diagnosticar o nível de maturidade da empresa com relação ao gerenciamento deste empreendimento. A pesquisa, de caráter exploratório-descritivo, com aplicação de questionários, permitiu uma análise do grau de maturidade a partir dos dados coletados. Foram utilizados os modelos de maturidade OPM3, PMMM e MMGP como ferramentas para esta avaliação. Os três modelos apresentaram resultados similares, apontando que o projeto encontra-se no início do mais alto estágio de maturidade. Também foi possível apontar melhorias, como a padronização de documentos e ferramentas, para que a empresa continue a progredir em relação aos processos de gerenciamento de projetos empregados atualmente. O trabalho compara os modelos de maturidade utilizados, destacando as características de cada um deles, bem como as particularidades de seus resultados. Ratifica-se neste trabalho a importância dos modelos de maturidade como ferramenta não somente capaz de medir o nível das práticas adotadas pelas organizações em gerenciamento de projeto, mas também capaz de apontar caminhos a serem seguidos para se agregar melhorias.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1037
10.15675/gepros.v34i2.1037
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1037
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v34i2.1037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1037/577
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1037/1400
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1037/1423
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1037/1472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2014); 35
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215696362176512