Customer behavioral variables: a study in small and medium-sized commercial companies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albano, Claudio Sonaglio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Evelise Pereira, Grabin, Fernanda Gobbi de Boer, da Silva, Yura José Caldeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2941
Resumo: Objetivo – O presente estudo tem como objetivo geral identificar as variáveis comportamentais de clientes de pequenas e médias empresas comerciais. Desenho/Metodologia/Abordagem – Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na qual foi realizado um levantamento bibliográfico e entrevistas com gestores para atingir o objetivo. A pesquisa bibliográfica consistiu em uma busca nos anais de todos os Encontros Nacionais de Engenharia de Produção, identificando trabalhos que abordassem o comportamento dos clientes. Em relação às entrevistas, foi aplicada a metodologia Delphi com gestores de pequenas e médias empresas comerciais. Resultados – Após a realização da pesquisa bibliográfica, foram encontradas um total de cinquenta e oito variáveis comportamentais que podem influenciar a decisão de compra dos clientes. Com a aplicação da pesquisa Delphi, foi possível validar as variáveis comportamentais encontradas na pesquisa da literatura e agrupá-las, por meio de consenso entre os gestores. A pesquisa proporcionou identificar quais variáveis comportamentais são mais citadas/valorizadas pelos clientes. Após, os gestores puderam mensurar quais as mais importantes variáveis em seus segmentos e agrupar as mesmas. Os resultados têm potencial para suportar novas estratégias, visando apoiar os gestores em seu processo de tomada de decisão. Originalidade/Valor – O trabalho proporcionou um amplo conhecimento sobre os diversos fatores e variáveis que podem influenciar no comportamento dos clientes de pequenas e médias empresas comerciais. Além disso, para validar as variáveis encontradas na literatura, aplicou-se a metodologia Delphi por meio de entrevistas realizadas com gestores de empresas, onde foi possível obter consenso entre as variáveis comportamentais, conforme a opinião dos gestores. Palavras-chave – comportamento do cliente, variáveis comportamentais, pesquisa bibliográfica, método Delphi, pequenas e médias empresas.
id UNESP-2_d29d9f90edeed74e4155d13b6e11ac4f
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2941
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Customer behavioral variables: a study in small and medium-sized commercial companiesCustomer behavioral variables: a study in small and medium-sized commercial companiescomportamento do clientevariáveis comportamentaispesquisa bibliográficamétodo Delphipequenas e médias empresas.Objetivo – O presente estudo tem como objetivo geral identificar as variáveis comportamentais de clientes de pequenas e médias empresas comerciais. Desenho/Metodologia/Abordagem – Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na qual foi realizado um levantamento bibliográfico e entrevistas com gestores para atingir o objetivo. A pesquisa bibliográfica consistiu em uma busca nos anais de todos os Encontros Nacionais de Engenharia de Produção, identificando trabalhos que abordassem o comportamento dos clientes. Em relação às entrevistas, foi aplicada a metodologia Delphi com gestores de pequenas e médias empresas comerciais. Resultados – Após a realização da pesquisa bibliográfica, foram encontradas um total de cinquenta e oito variáveis comportamentais que podem influenciar a decisão de compra dos clientes. Com a aplicação da pesquisa Delphi, foi possível validar as variáveis comportamentais encontradas na pesquisa da literatura e agrupá-las, por meio de consenso entre os gestores. A pesquisa proporcionou identificar quais variáveis comportamentais são mais citadas/valorizadas pelos clientes. Após, os gestores puderam mensurar quais as mais importantes variáveis em seus segmentos e agrupar as mesmas. Os resultados têm potencial para suportar novas estratégias, visando apoiar os gestores em seu processo de tomada de decisão. Originalidade/Valor – O trabalho proporcionou um amplo conhecimento sobre os diversos fatores e variáveis que podem influenciar no comportamento dos clientes de pequenas e médias empresas comerciais. Além disso, para validar as variáveis encontradas na literatura, aplicou-se a metodologia Delphi por meio de entrevistas realizadas com gestores de empresas, onde foi possível obter consenso entre as variáveis comportamentais, conforme a opinião dos gestores. Palavras-chave – comportamento do cliente, variáveis comportamentais, pesquisa bibliográfica, método Delphi, pequenas e médias empresas.Purpose – The overall objective of this study was to identify the behavioral variables of customers of small and medium-sized commercial companies. Design/Methodology/Approach – To achieve the objective, qualitative research was carried out along with a bibliographic search and interviews were held with managers. The bibliographic research consisted of searching the historical records of all the National Meetings of Production Engineering and identifying work that addressed customer behavior. Regarding the interviews, the Delphi methodology was used to interview the managers of small and medium-sized commercial companies. Findings – After carrying out the bibliographic research, a total of fifty-eight behavioral variables were found that can influence the purchase decisions of customers. By applying a Delphi survey, it was possible to validate the behavioral variables found in the research of the literature and group them by consensus among managers. The research allowed the identification of which behavioral variables are most mentioned/valued by customers, and after that, managers were able to measure which are the most important variables in their segments and group them together. The results have the potential to support new strategies, aiming to support managers in their decision-making process. Originality/Value – This study has provided a broad knowledge about the different factors and variables that can influence the behavior of customers of small and medium-sized commercial companies. In addition, it validates the variables found in the literature. The Delphi methodology was applied through interviews with company managers, where it was possible to obtain a consensus between the behavioral variables, according to the opinion of the managers. Keywords – customer behavior, behavioral variables, bibliographic research, Delphi method, small and medium-sized companies.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2023-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/294110.15675/gepros.v18i00.2941Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 18 (2023); e029411984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPenghttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2941/10Copyright (c) 2023 Revista Gestão da Produção Operações e Sistemashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbano, Claudio SonaglioFerreira, Evelise PereiraGrabin, Fernanda Gobbi de Boerda Silva, Yura José Caldeira2023-12-26T19:17:27Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2941Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2023-12-26T19:17:27GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Customer behavioral variables: a study in small and medium-sized commercial companies
Customer behavioral variables: a study in small and medium-sized commercial companies
title Customer behavioral variables: a study in small and medium-sized commercial companies
spellingShingle Customer behavioral variables: a study in small and medium-sized commercial companies
Albano, Claudio Sonaglio
comportamento do cliente
variáveis comportamentais
pesquisa bibliográfica
método Delphi
pequenas e médias empresas.
title_short Customer behavioral variables: a study in small and medium-sized commercial companies
title_full Customer behavioral variables: a study in small and medium-sized commercial companies
title_fullStr Customer behavioral variables: a study in small and medium-sized commercial companies
title_full_unstemmed Customer behavioral variables: a study in small and medium-sized commercial companies
title_sort Customer behavioral variables: a study in small and medium-sized commercial companies
author Albano, Claudio Sonaglio
author_facet Albano, Claudio Sonaglio
Ferreira, Evelise Pereira
Grabin, Fernanda Gobbi de Boer
da Silva, Yura José Caldeira
author_role author
author2 Ferreira, Evelise Pereira
Grabin, Fernanda Gobbi de Boer
da Silva, Yura José Caldeira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albano, Claudio Sonaglio
Ferreira, Evelise Pereira
Grabin, Fernanda Gobbi de Boer
da Silva, Yura José Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv comportamento do cliente
variáveis comportamentais
pesquisa bibliográfica
método Delphi
pequenas e médias empresas.
topic comportamento do cliente
variáveis comportamentais
pesquisa bibliográfica
método Delphi
pequenas e médias empresas.
description Objetivo – O presente estudo tem como objetivo geral identificar as variáveis comportamentais de clientes de pequenas e médias empresas comerciais. Desenho/Metodologia/Abordagem – Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na qual foi realizado um levantamento bibliográfico e entrevistas com gestores para atingir o objetivo. A pesquisa bibliográfica consistiu em uma busca nos anais de todos os Encontros Nacionais de Engenharia de Produção, identificando trabalhos que abordassem o comportamento dos clientes. Em relação às entrevistas, foi aplicada a metodologia Delphi com gestores de pequenas e médias empresas comerciais. Resultados – Após a realização da pesquisa bibliográfica, foram encontradas um total de cinquenta e oito variáveis comportamentais que podem influenciar a decisão de compra dos clientes. Com a aplicação da pesquisa Delphi, foi possível validar as variáveis comportamentais encontradas na pesquisa da literatura e agrupá-las, por meio de consenso entre os gestores. A pesquisa proporcionou identificar quais variáveis comportamentais são mais citadas/valorizadas pelos clientes. Após, os gestores puderam mensurar quais as mais importantes variáveis em seus segmentos e agrupar as mesmas. Os resultados têm potencial para suportar novas estratégias, visando apoiar os gestores em seu processo de tomada de decisão. Originalidade/Valor – O trabalho proporcionou um amplo conhecimento sobre os diversos fatores e variáveis que podem influenciar no comportamento dos clientes de pequenas e médias empresas comerciais. Além disso, para validar as variáveis encontradas na literatura, aplicou-se a metodologia Delphi por meio de entrevistas realizadas com gestores de empresas, onde foi possível obter consenso entre as variáveis comportamentais, conforme a opinião dos gestores. Palavras-chave – comportamento do cliente, variáveis comportamentais, pesquisa bibliográfica, método Delphi, pequenas e médias empresas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2941
10.15675/gepros.v18i00.2941
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2941
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v18i00.2941
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2941/10
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 18 (2023); e02941
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215698296799232