Uma Revisão Sistemática Sobre Desing For X

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Leonardo Menezes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Merino, Eugenio Andrés Díaz, Merino, Giselle Schmidt Alves Diaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1744
Resumo: O processo de desenvolvimento de produtos é composto por diversos métodos e ferramentas que precisam ser gerenciados e utilizados para a obtenção de produtos. Dentre aqueles que contribuem com a otimização,tem-se o Design for X (DFX), que é uma importante base de conhecimento para os projetistas, sendo utilizado com o intuito de projetar produtos com foco em características otimizadas, podendo o “X”, que é uma habilidade ou característica, ser substituído por vinte e cinco possibilidades, como: montagem, ergonomia, confiabilidade, custo, segurança, dentre outros. Devido à elevada quantidade de alternativas para o “X”, torna-se necessário a utilização de um método ou ferramenta de seleção para projetar o produto conforme habilidades requisitadas pelos usuários e especificadas pelos projetistas. O objetivo deste trabalho consiste em identificar e analisar produções relevantes referentes a DFX, apresentando o histórico, asituação atual, os trabalhos desenvolvidos, e principalmente a existência de métodos de seleção e identificação de lacunas existentes. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática (RBS), intitulada RBS road map, sendo apresentadas as bases de dados, os critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos, aspalavras-chave e as strings utilizadas através da questão da pesquisa: “Se existe e quais são os métodos e/ou ferramentas para seleção do X (habilidade) durante o processo de desenvolvimento de produtos?”. Foram encontrados 5842 trabalhos nas bases de dados, sendo que após a utilização de filtros, foram selecionadosos 18 trabalhos mais relevantes. Como principais resultados tem-se a existência de poucos métodos e ferramentas de seleção da habilidade e como lacunas existentes a necessidade de desenvolvimento de uma metodologia e/ou ferramenta para a seleção precisa dos Xs requeridos.
id UNESP-2_e448af817238787cd74d5971179c6266
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1744
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Uma Revisão Sistemática Sobre Desing For XO processo de desenvolvimento de produtos é composto por diversos métodos e ferramentas que precisam ser gerenciados e utilizados para a obtenção de produtos. Dentre aqueles que contribuem com a otimização,tem-se o Design for X (DFX), que é uma importante base de conhecimento para os projetistas, sendo utilizado com o intuito de projetar produtos com foco em características otimizadas, podendo o “X”, que é uma habilidade ou característica, ser substituído por vinte e cinco possibilidades, como: montagem, ergonomia, confiabilidade, custo, segurança, dentre outros. Devido à elevada quantidade de alternativas para o “X”, torna-se necessário a utilização de um método ou ferramenta de seleção para projetar o produto conforme habilidades requisitadas pelos usuários e especificadas pelos projetistas. O objetivo deste trabalho consiste em identificar e analisar produções relevantes referentes a DFX, apresentando o histórico, asituação atual, os trabalhos desenvolvidos, e principalmente a existência de métodos de seleção e identificação de lacunas existentes. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática (RBS), intitulada RBS road map, sendo apresentadas as bases de dados, os critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos, aspalavras-chave e as strings utilizadas através da questão da pesquisa: “Se existe e quais são os métodos e/ou ferramentas para seleção do X (habilidade) durante o processo de desenvolvimento de produtos?”. Foram encontrados 5842 trabalhos nas bases de dados, sendo que após a utilização de filtros, foram selecionadosos 18 trabalhos mais relevantes. Como principais resultados tem-se a existência de poucos métodos e ferramentas de seleção da habilidade e como lacunas existentes a necessidade de desenvolvimento de uma metodologia e/ou ferramenta para a seleção precisa dos Xs requeridos.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/174410.15675/gepros.v12i4.1744Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 12 n. 4 (2017); 781984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1744/805https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1744/1672Melo, Leonardo MenezesMerino, Eugenio Andrés DíazMerino, Giselle Schmidt Alves Diazinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T08:09:40Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1744Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2017-11-01T08:09:40GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Revisão Sistemática Sobre Desing For X
title Uma Revisão Sistemática Sobre Desing For X
spellingShingle Uma Revisão Sistemática Sobre Desing For X
Melo, Leonardo Menezes
title_short Uma Revisão Sistemática Sobre Desing For X
title_full Uma Revisão Sistemática Sobre Desing For X
title_fullStr Uma Revisão Sistemática Sobre Desing For X
title_full_unstemmed Uma Revisão Sistemática Sobre Desing For X
title_sort Uma Revisão Sistemática Sobre Desing For X
author Melo, Leonardo Menezes
author_facet Melo, Leonardo Menezes
Merino, Eugenio Andrés Díaz
Merino, Giselle Schmidt Alves Diaz
author_role author
author2 Merino, Eugenio Andrés Díaz
Merino, Giselle Schmidt Alves Diaz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Leonardo Menezes
Merino, Eugenio Andrés Díaz
Merino, Giselle Schmidt Alves Diaz
description O processo de desenvolvimento de produtos é composto por diversos métodos e ferramentas que precisam ser gerenciados e utilizados para a obtenção de produtos. Dentre aqueles que contribuem com a otimização,tem-se o Design for X (DFX), que é uma importante base de conhecimento para os projetistas, sendo utilizado com o intuito de projetar produtos com foco em características otimizadas, podendo o “X”, que é uma habilidade ou característica, ser substituído por vinte e cinco possibilidades, como: montagem, ergonomia, confiabilidade, custo, segurança, dentre outros. Devido à elevada quantidade de alternativas para o “X”, torna-se necessário a utilização de um método ou ferramenta de seleção para projetar o produto conforme habilidades requisitadas pelos usuários e especificadas pelos projetistas. O objetivo deste trabalho consiste em identificar e analisar produções relevantes referentes a DFX, apresentando o histórico, asituação atual, os trabalhos desenvolvidos, e principalmente a existência de métodos de seleção e identificação de lacunas existentes. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática (RBS), intitulada RBS road map, sendo apresentadas as bases de dados, os critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos, aspalavras-chave e as strings utilizadas através da questão da pesquisa: “Se existe e quais são os métodos e/ou ferramentas para seleção do X (habilidade) durante o processo de desenvolvimento de produtos?”. Foram encontrados 5842 trabalhos nas bases de dados, sendo que após a utilização de filtros, foram selecionadosos 18 trabalhos mais relevantes. Como principais resultados tem-se a existência de poucos métodos e ferramentas de seleção da habilidade e como lacunas existentes a necessidade de desenvolvimento de uma metodologia e/ou ferramenta para a seleção precisa dos Xs requeridos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1744
10.15675/gepros.v12i4.1744
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1744
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v12i4.1744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1744/805
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1744/1672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 12 n. 4 (2017); 78
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215697168531456