Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/130 |
Resumo: | O aumento do número de cursos em Engenharia de Produção, nos últimos 6 anos, foi uma resposta às necessidades do mercado por profissionais com formação generalista e sistêmica, capazes de perceber as interações entre as variáveis dos processos produtivos e otimizá-las para aumentar a competitividade das empresas. Tornou- se imperativa a formação de profissionais de alto nível técnico e metodológico que atendam a estas demandas. Para tal, é necessário propor projetos pedagógicos modernos, que considerem a formação de engenheiros para a competência, considerando não apenas as diretrizes curriculares, mas sobretudo, a realidade e demanda do mercado de trabalho. O projeto pedagógico não deve ser um documento pronto, acabado e intocável; pelo contrário, deve ser um instrumento dinâmico, constantemente revisto pelo corpo docente, de forma a incorporar as mudanças demandadas pelos alunos e pela sociedade. Uma das formas de avaliar a eficiência do curso e identificar as novas necessidades do mercado, é através do acompanhamento dos egressos. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo, avaliar a situação profissional atual dos egressos do Curso de Engenharia de Produção, da Uniminas, bem como verificar a contribuição do curso para a formação destes profissionais e identificar os pontos fortes e potenciais de melhoria do projeto-político pedagógico do curso. Palavras-chave: Projeto político-pedagógico, Ensino de engenharia, Acompanhamento de egressos. |
id |
UNESP-2_fee67b9e5a700e4690ea9ad930bd5fb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/130 |
network_acronym_str |
UNESP-2 |
network_name_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository_id_str |
|
spelling |
Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressosO aumento do número de cursos em Engenharia de Produção, nos últimos 6 anos, foi uma resposta às necessidades do mercado por profissionais com formação generalista e sistêmica, capazes de perceber as interações entre as variáveis dos processos produtivos e otimizá-las para aumentar a competitividade das empresas. Tornou- se imperativa a formação de profissionais de alto nível técnico e metodológico que atendam a estas demandas. Para tal, é necessário propor projetos pedagógicos modernos, que considerem a formação de engenheiros para a competência, considerando não apenas as diretrizes curriculares, mas sobretudo, a realidade e demanda do mercado de trabalho. O projeto pedagógico não deve ser um documento pronto, acabado e intocável; pelo contrário, deve ser um instrumento dinâmico, constantemente revisto pelo corpo docente, de forma a incorporar as mudanças demandadas pelos alunos e pela sociedade. Uma das formas de avaliar a eficiência do curso e identificar as novas necessidades do mercado, é através do acompanhamento dos egressos. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo, avaliar a situação profissional atual dos egressos do Curso de Engenharia de Produção, da Uniminas, bem como verificar a contribuição do curso para a formação destes profissionais e identificar os pontos fortes e potenciais de melhoria do projeto-político pedagógico do curso. Palavras-chave: Projeto político-pedagógico, Ensino de engenharia, Acompanhamento de egressos. The increase in the number of Production Engineering courses, in the last 6 years, was a response to the market needs by professionals with generalist and systemic background, capable of realizing the interactions among the productive processes variables and optimizing them in order to increase the competitiveness among the enterprises. The formation of high technical and methodological level professionals meeting such needs became imperative. For this reason, it is necessary to propose modern pedagogic projects, which regard the formation of engineers to their competence, considering not only the curricular guidelines, but also the reality and the demand of the job market. The pedagogic project should not be a ready, concluded and untouched document – conversely, it must be a dynamic instrument, constantly reviewed by the faculty, so that it can comprise changes required by the students as well as by the community. One of the ways of evaluating the course efficiency and identify new market needs is through the follow-up of graduates. In this sense, this paper aims at evaluating the current professional situation of the graduates in the Uniminas Product Engineering Course, as well as verifying the course contribution to the formation of these professionals, and identifying the strong and potential improvement aspects for the political-pedagogic project in the course. Keywords: Political-pedagogic project; Engineering teaching; Follow-up of graduates.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/13010.15675/gepros.v0i1.130Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2007); Pag. 331984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/130/92de Faria, Adriana Ferreira de Souza Junior, Antônio Claret Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-15T20:18:25Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/130Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2008-10-15T20:18:25GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos |
title |
Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos |
spellingShingle |
Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos de Faria, Adriana Ferreira |
title_short |
Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos |
title_full |
Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos |
title_fullStr |
Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos |
title_full_unstemmed |
Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos |
title_sort |
Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos |
author |
de Faria, Adriana Ferreira |
author_facet |
de Faria, Adriana Ferreira de Souza Junior, Antônio Claret Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
de Souza Junior, Antônio Claret Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Faria, Adriana Ferreira de Souza Junior, Antônio Claret Rodrigues |
description |
O aumento do número de cursos em Engenharia de Produção, nos últimos 6 anos, foi uma resposta às necessidades do mercado por profissionais com formação generalista e sistêmica, capazes de perceber as interações entre as variáveis dos processos produtivos e otimizá-las para aumentar a competitividade das empresas. Tornou- se imperativa a formação de profissionais de alto nível técnico e metodológico que atendam a estas demandas. Para tal, é necessário propor projetos pedagógicos modernos, que considerem a formação de engenheiros para a competência, considerando não apenas as diretrizes curriculares, mas sobretudo, a realidade e demanda do mercado de trabalho. O projeto pedagógico não deve ser um documento pronto, acabado e intocável; pelo contrário, deve ser um instrumento dinâmico, constantemente revisto pelo corpo docente, de forma a incorporar as mudanças demandadas pelos alunos e pela sociedade. Uma das formas de avaliar a eficiência do curso e identificar as novas necessidades do mercado, é através do acompanhamento dos egressos. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo, avaliar a situação profissional atual dos egressos do Curso de Engenharia de Produção, da Uniminas, bem como verificar a contribuição do curso para a formação destes profissionais e identificar os pontos fortes e potenciais de melhoria do projeto-político pedagógico do curso. Palavras-chave: Projeto político-pedagógico, Ensino de engenharia, Acompanhamento de egressos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/130 10.15675/gepros.v0i1.130 |
url |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/130 |
identifier_str_mv |
10.15675/gepros.v0i1.130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/130/92 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2007); Pag. 33 1984-2430 reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
collection |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository.name.fl_str_mv |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br |
_version_ |
1800215694961278976 |