Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Faria, Adriana Ferreira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: de Souza Junior, Antônio Claret Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/130
Resumo: O aumento do número de cursos em Engenharia de Produção, nos últimos 6 anos, foi uma resposta às necessidades do mercado por profissionais com formação generalista e sistêmica, capazes de perceber as interações entre as variáveis dos processos produtivos e otimizá-las para aumentar a competitividade das empresas. Tornou- se imperativa a formação de profissionais de alto nível técnico e metodológico que atendam a estas demandas. Para tal, é necessário propor projetos pedagógicos modernos, que considerem a formação de engenheiros para a competência, considerando não apenas as diretrizes curriculares, mas sobretudo, a realidade e demanda do mercado de trabalho. O projeto pedagógico não deve ser um documento pronto, acabado e intocável; pelo contrário, deve ser um instrumento dinâmico, constantemente revisto pelo corpo docente, de forma a incorporar as mudanças demandadas pelos alunos e pela sociedade. Uma das formas de avaliar a eficiência do curso e identificar as novas necessidades do mercado, é através do acompanhamento dos egressos. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo, avaliar a situação profissional atual dos egressos do Curso de Engenharia de Produção, da Uniminas, bem como verificar a contribuição do curso para a formação destes profissionais e identificar os pontos fortes e potenciais de melhoria do projeto-político pedagógico do curso. Palavras-chave: Projeto político-pedagógico, Ensino de engenharia, Acompanhamento de egressos.
id UNESP-2_fee67b9e5a700e4690ea9ad930bd5fb1
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/130
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressosO aumento do número de cursos em Engenharia de Produção, nos últimos 6 anos, foi uma resposta às necessidades do mercado por profissionais com formação generalista e sistêmica, capazes de perceber as interações entre as variáveis dos processos produtivos e otimizá-las para aumentar a competitividade das empresas. Tornou- se imperativa a formação de profissionais de alto nível técnico e metodológico que atendam a estas demandas. Para tal, é necessário propor projetos pedagógicos modernos, que considerem a formação de engenheiros para a competência, considerando não apenas as diretrizes curriculares, mas sobretudo, a realidade e demanda do mercado de trabalho. O projeto pedagógico não deve ser um documento pronto, acabado e intocável; pelo contrário, deve ser um instrumento dinâmico, constantemente revisto pelo corpo docente, de forma a incorporar as mudanças demandadas pelos alunos e pela sociedade. Uma das formas de avaliar a eficiência do curso e identificar as novas necessidades do mercado, é através do acompanhamento dos egressos. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo, avaliar a situação profissional atual dos egressos do Curso de Engenharia de Produção, da Uniminas, bem como verificar a contribuição do curso para a formação destes profissionais e identificar os pontos fortes e potenciais de melhoria do projeto-político pedagógico do curso. Palavras-chave: Projeto político-pedagógico, Ensino de engenharia, Acompanhamento de egressos. The increase in the number of Production Engineering courses, in the last 6 years, was a response to the market needs by professionals with generalist and systemic background, capable of realizing the interactions among the productive processes variables and optimizing them in order to increase the competitiveness among the enterprises. The formation of high technical and methodological level professionals meeting such needs became imperative. For this reason, it is necessary to propose modern pedagogic projects, which regard the formation of engineers to their competence, considering not only the curricular guidelines, but also the reality and the demand of the job market. The pedagogic project should not be a ready, concluded and untouched document – conversely, it must be a dynamic instrument, constantly reviewed by the faculty, so that it can comprise changes required by the students as well as by the community. One of the ways of evaluating the course efficiency and identify new market needs is through the follow-up of graduates. In this sense, this paper aims at evaluating the current professional situation of the graduates in the Uniminas Product Engineering Course, as well as verifying the course contribution to the formation of these professionals, and identifying the strong and potential improvement aspects for the political-pedagogic project in the course. Keywords: Political-pedagogic project; Engineering teaching; Follow-up of graduates.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/13010.15675/gepros.v0i1.130Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2007); Pag. 331984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/130/92de Faria, Adriana Ferreira de Souza Junior, Antônio Claret Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-15T20:18:25Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/130Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2008-10-15T20:18:25GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos
title Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos
spellingShingle Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos
de Faria, Adriana Ferreira
title_short Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos
title_full Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos
title_fullStr Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos
title_full_unstemmed Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos
title_sort Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos
author de Faria, Adriana Ferreira
author_facet de Faria, Adriana Ferreira
de Souza Junior, Antônio Claret Rodrigues
author_role author
author2 de Souza Junior, Antônio Claret Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Faria, Adriana Ferreira
de Souza Junior, Antônio Claret Rodrigues
description O aumento do número de cursos em Engenharia de Produção, nos últimos 6 anos, foi uma resposta às necessidades do mercado por profissionais com formação generalista e sistêmica, capazes de perceber as interações entre as variáveis dos processos produtivos e otimizá-las para aumentar a competitividade das empresas. Tornou- se imperativa a formação de profissionais de alto nível técnico e metodológico que atendam a estas demandas. Para tal, é necessário propor projetos pedagógicos modernos, que considerem a formação de engenheiros para a competência, considerando não apenas as diretrizes curriculares, mas sobretudo, a realidade e demanda do mercado de trabalho. O projeto pedagógico não deve ser um documento pronto, acabado e intocável; pelo contrário, deve ser um instrumento dinâmico, constantemente revisto pelo corpo docente, de forma a incorporar as mudanças demandadas pelos alunos e pela sociedade. Uma das formas de avaliar a eficiência do curso e identificar as novas necessidades do mercado, é através do acompanhamento dos egressos. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo, avaliar a situação profissional atual dos egressos do Curso de Engenharia de Produção, da Uniminas, bem como verificar a contribuição do curso para a formação destes profissionais e identificar os pontos fortes e potenciais de melhoria do projeto-político pedagógico do curso. Palavras-chave: Projeto político-pedagógico, Ensino de engenharia, Acompanhamento de egressos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/130
10.15675/gepros.v0i1.130
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/130
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v0i1.130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/130/92
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2007); Pag. 33
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215694961278976