O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corujo, Luis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Information Science
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5994
Resumo: As Instituições de Ensino Superior portuguesas desenvolveram um projeto de produção de instrumentos comuns para classificação e avaliação de documentação coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Pretende-se analisar o projeto à luz da teoria da Gestão do Conhecimento, identificando traços dessa teoria na metodologia de trabalho utilizada. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica relativa às teorias de criação e conversão de conhecimento e acerca da importância da classificação no âmbito da gestão do conhecimento organizacional, problematizando a questão na perspetiva da documentação de arquivo, permi-tindo enformar um estudo de caso que analisa e discute o projeto à luz dessas teorias, apoiado na análise de artefactos e observação participativa, e concluindo com algumas observações relativas aos aspetos analisados. Verificou-se que o Projeto se desenvolveu com base numa estratégia metodológica amplamente condizente com a Gestão do Conhecimento, identificada com as teorias de criação e conversão do conhecimento. Conclui-se que estas Instituições são organizações aprendentes, com potencial para se trans-formarem em organizações inteligentes, uma vez que utilizam os seus documentos como ativos no processo de criação de Conhe-cimento, cuja gestão é efetuada de acordo com uma abordagem arquivística da gestão documental, cujos processos e instrumentos têm por base a Classificação.
id UNESP-31_4a0353b1631f4b5cd7ea593328d9d577
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/5994
network_acronym_str UNESP-31
network_name_str Brazilian Journal of Information Science
repository_id_str
spelling O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)Gestão de ConhecimentoConhecimento OrganizacionalPartilha de ConhecimentoClassificação ArquivísticaInstituições de Ensino SuperiorAs Instituições de Ensino Superior portuguesas desenvolveram um projeto de produção de instrumentos comuns para classificação e avaliação de documentação coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Pretende-se analisar o projeto à luz da teoria da Gestão do Conhecimento, identificando traços dessa teoria na metodologia de trabalho utilizada. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica relativa às teorias de criação e conversão de conhecimento e acerca da importância da classificação no âmbito da gestão do conhecimento organizacional, problematizando a questão na perspetiva da documentação de arquivo, permi-tindo enformar um estudo de caso que analisa e discute o projeto à luz dessas teorias, apoiado na análise de artefactos e observação participativa, e concluindo com algumas observações relativas aos aspetos analisados. Verificou-se que o Projeto se desenvolveu com base numa estratégia metodológica amplamente condizente com a Gestão do Conhecimento, identificada com as teorias de criação e conversão do conhecimento. Conclui-se que estas Instituições são organizações aprendentes, com potencial para se trans-formarem em organizações inteligentes, uma vez que utilizam os seus documentos como ativos no processo de criação de Conhe-cimento, cuja gestão é efetuada de acordo com uma abordagem arquivística da gestão documental, cujos processos e instrumentos têm por base a Classificação.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/599410.36311/1981-1640.2017.v11n1.02.p10Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 No. 1 (2017)Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 Núm. 1 (2017)Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 11 n. 1 (2017)1981-1640reponame:Brazilian Journal of Information Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5994/4392Corujo, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:07:26Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/5994Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/oaibrajis.marilia@unesp.br||1981-16401981-1640opendoar:2020-09-25T17:07:26Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)
title O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)
spellingShingle O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)
Corujo, Luis
Gestão de Conhecimento
Conhecimento Organizacional
Partilha de Conhecimento
Classificação Arquivística
Instituições de Ensino Superior
title_short O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)
title_full O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)
title_fullStr O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)
title_full_unstemmed O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)
title_sort O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)
author Corujo, Luis
author_facet Corujo, Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corujo, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de Conhecimento
Conhecimento Organizacional
Partilha de Conhecimento
Classificação Arquivística
Instituições de Ensino Superior
topic Gestão de Conhecimento
Conhecimento Organizacional
Partilha de Conhecimento
Classificação Arquivística
Instituições de Ensino Superior
description As Instituições de Ensino Superior portuguesas desenvolveram um projeto de produção de instrumentos comuns para classificação e avaliação de documentação coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Pretende-se analisar o projeto à luz da teoria da Gestão do Conhecimento, identificando traços dessa teoria na metodologia de trabalho utilizada. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica relativa às teorias de criação e conversão de conhecimento e acerca da importância da classificação no âmbito da gestão do conhecimento organizacional, problematizando a questão na perspetiva da documentação de arquivo, permi-tindo enformar um estudo de caso que analisa e discute o projeto à luz dessas teorias, apoiado na análise de artefactos e observação participativa, e concluindo com algumas observações relativas aos aspetos analisados. Verificou-se que o Projeto se desenvolveu com base numa estratégia metodológica amplamente condizente com a Gestão do Conhecimento, identificada com as teorias de criação e conversão do conhecimento. Conclui-se que estas Instituições são organizações aprendentes, com potencial para se trans-formarem em organizações inteligentes, uma vez que utilizam os seus documentos como ativos no processo de criação de Conhe-cimento, cuja gestão é efetuada de acordo com uma abordagem arquivística da gestão documental, cujos processos e instrumentos têm por base a Classificação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5994
10.36311/1981-1640.2017.v11n1.02.p10
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5994
identifier_str_mv 10.36311/1981-1640.2017.v11n1.02.p10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5994/4392
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 No. 1 (2017)
Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 Núm. 1 (2017)
Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 11 n. 1 (2017)
1981-1640
reponame:Brazilian Journal of Information Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Journal of Information Science
collection Brazilian Journal of Information Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv brajis.marilia@unesp.br||
_version_ 1797069098261151744