Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Information Science |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5857 |
Resumo: | Este texto versa sobre o desenvolvimento da infância e a importância da oferta da literatura desde os primeiros anos de vida dos indivíduos. Desde o surgimento da biblioteca, gradativamente essa instituição social foi se estabelecendo de modo cada vez mais democrático chegando às escolas de ensino fundamental, médio e ensino superior. No entanto, pouco se discutiu até os tempos atuais sobre a oferta de um espaço de formação do leitor nas creches e escolas de educação infantil, ou seja, existem poucas reflexões e ações que direcionam para as bebetecas. O objetivo deste estudo é apresentar a importância desses espaços, bibliotecas para bebês, e mostrar algumas ações que podem desenvolver a criança como leitora. A começar da apresentação do texto literário, as bebetecas são espaços que também formam comportamentos sociais nos pequenos e que podem influenciar positivamente em seu desenvolvimento cognitivo e no caminho para formação do leitor. |
id |
UNESP-31_f25d2971f97043c2308fac8e579f0168 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5857 |
network_acronym_str |
UNESP-31 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Information Science |
repository_id_str |
|
spelling |
Bebeteca: espaço e ações para formar o leitorEducaçãoBibliotecaInfânciaBebetecaLiteraturaEste texto versa sobre o desenvolvimento da infância e a importância da oferta da literatura desde os primeiros anos de vida dos indivíduos. Desde o surgimento da biblioteca, gradativamente essa instituição social foi se estabelecendo de modo cada vez mais democrático chegando às escolas de ensino fundamental, médio e ensino superior. No entanto, pouco se discutiu até os tempos atuais sobre a oferta de um espaço de formação do leitor nas creches e escolas de educação infantil, ou seja, existem poucas reflexões e ações que direcionam para as bebetecas. O objetivo deste estudo é apresentar a importância desses espaços, bibliotecas para bebês, e mostrar algumas ações que podem desenvolver a criança como leitora. A começar da apresentação do texto literário, as bebetecas são espaços que também formam comportamentos sociais nos pequenos e que podem influenciar positivamente em seu desenvolvimento cognitivo e no caminho para formação do leitor.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/585710.36311/1981-1640.2016.v10n3.04.p25Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 3 (2016)Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 3 (2016)Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 3 (2016)1981-1640reponame:Brazilian Journal of Information Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5857/4264Motoyama, Juliane Francischeti MartinsSouza, Renata Junqueira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:07:38Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5857Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/oaibrajis.marilia@unesp.br||1981-16401981-1640opendoar:2020-09-25T17:07:38Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor |
title |
Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor |
spellingShingle |
Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor Motoyama, Juliane Francischeti Martins Educação Biblioteca Infância Bebeteca Literatura |
title_short |
Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor |
title_full |
Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor |
title_fullStr |
Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor |
title_full_unstemmed |
Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor |
title_sort |
Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor |
author |
Motoyama, Juliane Francischeti Martins |
author_facet |
Motoyama, Juliane Francischeti Martins Souza, Renata Junqueira de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Renata Junqueira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motoyama, Juliane Francischeti Martins Souza, Renata Junqueira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Biblioteca Infância Bebeteca Literatura |
topic |
Educação Biblioteca Infância Bebeteca Literatura |
description |
Este texto versa sobre o desenvolvimento da infância e a importância da oferta da literatura desde os primeiros anos de vida dos indivíduos. Desde o surgimento da biblioteca, gradativamente essa instituição social foi se estabelecendo de modo cada vez mais democrático chegando às escolas de ensino fundamental, médio e ensino superior. No entanto, pouco se discutiu até os tempos atuais sobre a oferta de um espaço de formação do leitor nas creches e escolas de educação infantil, ou seja, existem poucas reflexões e ações que direcionam para as bebetecas. O objetivo deste estudo é apresentar a importância desses espaços, bibliotecas para bebês, e mostrar algumas ações que podem desenvolver a criança como leitora. A começar da apresentação do texto literário, as bebetecas são espaços que também formam comportamentos sociais nos pequenos e que podem influenciar positivamente em seu desenvolvimento cognitivo e no caminho para formação do leitor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5857 10.36311/1981-1640.2016.v10n3.04.p25 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5857 |
identifier_str_mv |
10.36311/1981-1640.2016.v10n3.04.p25 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5857/4264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 3 (2016) Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 3 (2016) Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 3 (2016) 1981-1640 reponame:Brazilian Journal of Information Science instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Brazilian Journal of Information Science |
collection |
Brazilian Journal of Information Science |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
brajis.marilia@unesp.br|| |
_version_ |
1754840471288414208 |