Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor: a contribuição dos estudos de Patrica Montiel-Overall e do modelo TLC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Information Science |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5491 |
Resumo: | O modelo de Patricia Montiel-Overall (TLC) tem sido usado como base para vários estudos sobre a colaboração professor/bibliotecário. No Brasil, a pesquisa sobre o assunto tem se mostrado superficial, embora haja evidências de que a colaboração com os professores é um fator crucial para que a biblioteca possa contribuir para melhorar a aprendizagem da leitura. Este estudo buscou compreender como o TLC foi desenvolvido e validado e como foi utilizado por outros autores, tentando verificar os benefícios da sua utilização. A metodologia empregada foi a análise textual dos artigos de Montiel-Overall e colaboradores, de 2005 a 2013, que descrevem o TLC, além das tentativas para a sua validação, mais cinco estudos que utilizaram o modelo. Os resultados mostram que o trabalho de Montiel-Overall e colaboradores traz uma contribuição útil que pode ajudar a melhorar a pesquisa sobre o tema no Brasil. |
id |
UNESP-31_f5dafacd70e3c99c49d4d056b9ba9436 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5491 |
network_acronym_str |
UNESP-31 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Information Science |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor: a contribuição dos estudos de Patrica Montiel-Overall e do modelo TLCcolaboração professor/bibliotecáriobiblioteca escolarpesquisa em biblioteca escolarmodelo TLCO modelo de Patricia Montiel-Overall (TLC) tem sido usado como base para vários estudos sobre a colaboração professor/bibliotecário. No Brasil, a pesquisa sobre o assunto tem se mostrado superficial, embora haja evidências de que a colaboração com os professores é um fator crucial para que a biblioteca possa contribuir para melhorar a aprendizagem da leitura. Este estudo buscou compreender como o TLC foi desenvolvido e validado e como foi utilizado por outros autores, tentando verificar os benefícios da sua utilização. A metodologia empregada foi a análise textual dos artigos de Montiel-Overall e colaboradores, de 2005 a 2013, que descrevem o TLC, além das tentativas para a sua validação, mais cinco estudos que utilizaram o modelo. Os resultados mostram que o trabalho de Montiel-Overall e colaboradores traz uma contribuição útil que pode ajudar a melhorar a pesquisa sobre o tema no Brasil.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/549110.36311/1981-1640.2016.v10n2.02.p4Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 2 (2016)Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 2 (2016)Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 2 (2016)1981-1640reponame:Brazilian Journal of Information Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5491/4170Pereira, GleiceCampello, Bernadeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:07:47Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5491Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/oaibrajis.marilia@unesp.br||1981-16401981-1640opendoar:2020-09-25T17:07:47Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor: a contribuição dos estudos de Patrica Montiel-Overall e do modelo TLC |
title |
Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor: a contribuição dos estudos de Patrica Montiel-Overall e do modelo TLC |
spellingShingle |
Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor: a contribuição dos estudos de Patrica Montiel-Overall e do modelo TLC Pereira, Gleice colaboração professor/bibliotecário biblioteca escolar pesquisa em biblioteca escolar modelo TLC |
title_short |
Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor: a contribuição dos estudos de Patrica Montiel-Overall e do modelo TLC |
title_full |
Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor: a contribuição dos estudos de Patrica Montiel-Overall e do modelo TLC |
title_fullStr |
Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor: a contribuição dos estudos de Patrica Montiel-Overall e do modelo TLC |
title_full_unstemmed |
Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor: a contribuição dos estudos de Patrica Montiel-Overall e do modelo TLC |
title_sort |
Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor: a contribuição dos estudos de Patrica Montiel-Overall e do modelo TLC |
author |
Pereira, Gleice |
author_facet |
Pereira, Gleice Campello, Bernadete |
author_role |
author |
author2 |
Campello, Bernadete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Gleice Campello, Bernadete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
colaboração professor/bibliotecário biblioteca escolar pesquisa em biblioteca escolar modelo TLC |
topic |
colaboração professor/bibliotecário biblioteca escolar pesquisa em biblioteca escolar modelo TLC |
description |
O modelo de Patricia Montiel-Overall (TLC) tem sido usado como base para vários estudos sobre a colaboração professor/bibliotecário. No Brasil, a pesquisa sobre o assunto tem se mostrado superficial, embora haja evidências de que a colaboração com os professores é um fator crucial para que a biblioteca possa contribuir para melhorar a aprendizagem da leitura. Este estudo buscou compreender como o TLC foi desenvolvido e validado e como foi utilizado por outros autores, tentando verificar os benefícios da sua utilização. A metodologia empregada foi a análise textual dos artigos de Montiel-Overall e colaboradores, de 2005 a 2013, que descrevem o TLC, além das tentativas para a sua validação, mais cinco estudos que utilizaram o modelo. Os resultados mostram que o trabalho de Montiel-Overall e colaboradores traz uma contribuição útil que pode ajudar a melhorar a pesquisa sobre o tema no Brasil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5491 10.36311/1981-1640.2016.v10n2.02.p4 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5491 |
identifier_str_mv |
10.36311/1981-1640.2016.v10n2.02.p4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5491/4170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 2 (2016) Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 2 (2016) Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 2 (2016) 1981-1640 reponame:Brazilian Journal of Information Science instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Brazilian Journal of Information Science |
collection |
Brazilian Journal of Information Science |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Information Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
brajis.marilia@unesp.br|| |
_version_ |
1754840471263248384 |