OS HERDEIROS DA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Aurora (Online) |
DOI: | 10.36311/1982-8004.2016.v9n2.10.p148 |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/7051 |
Resumo: | Foi durante a década de 1960, marcada pela efervescência dos movimentos estudantis, que o livro Os Herdeiros de Pierre Bourdieu, em colaboração com Jean-Claude Passeron, foi lançado na França. Na época em que o livro foi publicado, somente 6% dos alunos que frequentavam o ensino superior eram filhos de operários. Assim, as regras do jogo universitário francês eram explícitas, demonstrando que o sistema de ensino reproduz e ratifica as desigualdades sociais como desigualdades naturais. Levando em conta a atemporalidade do livro e as singularidades entre França e Brasil, Os Herdeiros foi a inspiração para construção desse texto. Cabe uma análise de quem são os herdeiros e os não-herdeiros da educação em nosso país. |
id |
UNESP-32_30eb9fbdaf82398ae6a37aa6e0a3a94a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7051 |
network_acronym_str |
UNESP-32 |
network_name_str |
Revista Aurora (Online) |
spelling |
OS HERDEIROS DA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO BRASILEIROHerdeirosCapital CulturalHabitusBatalhadoresFoi durante a década de 1960, marcada pela efervescência dos movimentos estudantis, que o livro Os Herdeiros de Pierre Bourdieu, em colaboração com Jean-Claude Passeron, foi lançado na França. Na época em que o livro foi publicado, somente 6% dos alunos que frequentavam o ensino superior eram filhos de operários. Assim, as regras do jogo universitário francês eram explícitas, demonstrando que o sistema de ensino reproduz e ratifica as desigualdades sociais como desigualdades naturais. Levando em conta a atemporalidade do livro e as singularidades entre França e Brasil, Os Herdeiros foi a inspiração para construção desse texto. Cabe uma análise de quem são os herdeiros e os não-herdeiros da educação em nosso país.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/705110.36311/1982-8004.2016.v9n2.10.p148Revista Aurora; Vol. 9 No. 2 (2016)Revista Aurora; Vol. 9 Núm. 2 (2016)Revista Aurora; v. 9 n. 2 (2016)1982-80042177-0484reponame:Revista Aurora (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/7051/4537Copyright (c) 2017 Revista Aurorainfo:eu-repo/semantics/openAccessALVES, Tamyres Gaby Martins2020-07-28T17:21:52Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7051Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/oaiaurora.revista@gmail.com||1982-80041982-8004opendoar:2020-07-28T17:21:52Revista Aurora (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS HERDEIROS DA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO BRASILEIRO |
title |
OS HERDEIROS DA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO BRASILEIRO |
spellingShingle |
OS HERDEIROS DA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO BRASILEIRO OS HERDEIROS DA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO BRASILEIRO ALVES, Tamyres Gaby Martins Herdeiros Capital Cultural Habitus Batalhadores ALVES, Tamyres Gaby Martins Herdeiros Capital Cultural Habitus Batalhadores |
title_short |
OS HERDEIROS DA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO BRASILEIRO |
title_full |
OS HERDEIROS DA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO BRASILEIRO |
title_fullStr |
OS HERDEIROS DA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO BRASILEIRO OS HERDEIROS DA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
OS HERDEIROS DA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO BRASILEIRO OS HERDEIROS DA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO BRASILEIRO |
title_sort |
OS HERDEIROS DA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO BRASILEIRO |
author |
ALVES, Tamyres Gaby Martins |
author_facet |
ALVES, Tamyres Gaby Martins ALVES, Tamyres Gaby Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Tamyres Gaby Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Herdeiros Capital Cultural Habitus Batalhadores |
topic |
Herdeiros Capital Cultural Habitus Batalhadores |
description |
Foi durante a década de 1960, marcada pela efervescência dos movimentos estudantis, que o livro Os Herdeiros de Pierre Bourdieu, em colaboração com Jean-Claude Passeron, foi lançado na França. Na época em que o livro foi publicado, somente 6% dos alunos que frequentavam o ensino superior eram filhos de operários. Assim, as regras do jogo universitário francês eram explícitas, demonstrando que o sistema de ensino reproduz e ratifica as desigualdades sociais como desigualdades naturais. Levando em conta a atemporalidade do livro e as singularidades entre França e Brasil, Os Herdeiros foi a inspiração para construção desse texto. Cabe uma análise de quem são os herdeiros e os não-herdeiros da educação em nosso país. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/7051 10.36311/1982-8004.2016.v9n2.10.p148 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/7051 |
identifier_str_mv |
10.36311/1982-8004.2016.v9n2.10.p148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/7051/4537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Aurora info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Aurora |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Aurora; Vol. 9 No. 2 (2016) Revista Aurora; Vol. 9 Núm. 2 (2016) Revista Aurora; v. 9 n. 2 (2016) 1982-8004 2177-0484 reponame:Revista Aurora (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Aurora (Online) |
collection |
Revista Aurora (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Aurora (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
aurora.revista@gmail.com|| |
_version_ |
1822178647126048768 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36311/1982-8004.2016.v9n2.10.p148 |