Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Peres Marques da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10512
Resumo: Este trabalho investiga do ponto de vista construtivista de gênero de que forma é construído discursivamente e socialmente gênero na escola e em livros didáticos, como são representados e reproduzidos nos livros as relações de gênero e como isso pode influenciar na construção de identidades de meninos e meninas determinando ou não o modo como irão tornar-se homens e mulheres. Baseado em estudos anteriores sobre livros didáticos, no conceito de gênero desenvolvido por Connell (2016) analisa-se textos e imagens do livro didático do 5º do ensino fundamental a fim de refletir sobre a construção de masculinidades e feminilidades dentro do contexto escolar e principalmente como elas aparecem sendo representadas no material didático em questão
id UFF-2_c7144357e834289c5370623f79fd0f36
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10512
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental IGêneroLivro didáticoConstruçãoSocialMasculinidadesFeminilidadesEducaçãoLivro didáticoEnsino fundamentalGêneroGenderTextbookConstructionSocialMasculinitiesFeminitiesEste trabalho investiga do ponto de vista construtivista de gênero de que forma é construído discursivamente e socialmente gênero na escola e em livros didáticos, como são representados e reproduzidos nos livros as relações de gênero e como isso pode influenciar na construção de identidades de meninos e meninas determinando ou não o modo como irão tornar-se homens e mulheres. Baseado em estudos anteriores sobre livros didáticos, no conceito de gênero desenvolvido por Connell (2016) analisa-se textos e imagens do livro didático do 5º do ensino fundamental a fim de refletir sobre a construção de masculinidades e feminilidades dentro do contexto escolar e principalmente como elas aparecem sendo representadas no material didático em questãoThis work studies from the constructivist gender´s point of view in what way gender is constructed discursively and socially in schools and textbooks, how gender relations are represented and reproduced in books and how this can influence in the construction of identities of boys and girls determining whether or not they will become men and women. Based on previous studies on textbooks and in the concept of gender developed by Connell (2016), texts and images from the textbook of 5th grade are analyzed in order to reflect on the construction of masculinities and femininities within the school context and mainly how they are represented in the didactic material in questionDaflon, Verônica TosteGonçalves, Renata de SáRios, Flávia MateusPetry, Hélène CécileSilva, Lucas Peres Marques da2019-07-23T20:06:43Z2019-07-23T20:06:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10512Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-03T20:03:16Zoai:app.uff.br:1/10512Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-03T20:03:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I
title Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I
spellingShingle Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I
Silva, Lucas Peres Marques da
Gênero
Livro didático
Construção
Social
Masculinidades
Feminilidades
Educação
Livro didático
Ensino fundamental
Gênero
Gender
Textbook
Construction
Social
Masculinities
Feminities
title_short Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I
title_full Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I
title_fullStr Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I
title_sort Gênero e educação: uma análise de discurso do livro didático do Ensino Fundamental I
author Silva, Lucas Peres Marques da
author_facet Silva, Lucas Peres Marques da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daflon, Verônica Toste
Gonçalves, Renata de Sá
Rios, Flávia Mateus
Petry, Hélène Cécile
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Peres Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Livro didático
Construção
Social
Masculinidades
Feminilidades
Educação
Livro didático
Ensino fundamental
Gênero
Gender
Textbook
Construction
Social
Masculinities
Feminities
topic Gênero
Livro didático
Construção
Social
Masculinidades
Feminilidades
Educação
Livro didático
Ensino fundamental
Gênero
Gender
Textbook
Construction
Social
Masculinities
Feminities
description Este trabalho investiga do ponto de vista construtivista de gênero de que forma é construído discursivamente e socialmente gênero na escola e em livros didáticos, como são representados e reproduzidos nos livros as relações de gênero e como isso pode influenciar na construção de identidades de meninos e meninas determinando ou não o modo como irão tornar-se homens e mulheres. Baseado em estudos anteriores sobre livros didáticos, no conceito de gênero desenvolvido por Connell (2016) analisa-se textos e imagens do livro didático do 5º do ensino fundamental a fim de refletir sobre a construção de masculinidades e feminilidades dentro do contexto escolar e principalmente como elas aparecem sendo representadas no material didático em questão
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-23T20:06:43Z
2019-07-23T20:06:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10512
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10512
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838789781946368