Sociolinguística e a formação inicial de professores de língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Falange Miúda |
Texto Completo: | http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/331 |
Resumo: | Apesar do amplo avanço da sociolinguística enquanto campo científico e da sua inserção nas políticas públicas educacionais, a compreensão da variação linguística não tem chegado efetivamente às aulas de língua portuguesa. Como alternativa à superação desse desafio, o professor Faraco propõe as bases para uma pedagogia da variação linguística, tema de sua conferência no evento Abralin ao Vivo – Linguists Online, promovido pela Abralin. Tendo em vista o público-alvo especializado do evento, neste artigo analisamos as perguntas realizadas via chat pela audiência virtual durante a conferência como indícios de falha na formação de professores de língua. |
id |
UNESP-33_9f3815473db43df7209148c77cb8844e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.br536.teste.website:article/331 |
network_acronym_str |
UNESP-33 |
network_name_str |
Revista Falange Miúda |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociolinguística e a formação inicial de professores de línguaSociolinguistics and language teacher educationApesar do amplo avanço da sociolinguística enquanto campo científico e da sua inserção nas políticas públicas educacionais, a compreensão da variação linguística não tem chegado efetivamente às aulas de língua portuguesa. Como alternativa à superação desse desafio, o professor Faraco propõe as bases para uma pedagogia da variação linguística, tema de sua conferência no evento Abralin ao Vivo – Linguists Online, promovido pela Abralin. Tendo em vista o público-alvo especializado do evento, neste artigo analisamos as perguntas realizadas via chat pela audiência virtual durante a conferência como indícios de falha na formação de professores de língua.Despite the wide advance of Sociolinguistics as a scientific field and its insertion in public educational policies, the understanding of linguistic variation has not effectively reached Portuguese language classes. As an alternative to overcoming this challenge, Professor Faraco proposes the basis for a pedagogy of linguistic variation, which was the theme of his lecture at Abralin ao Vivo – Linguists Online event, held by ABRALIN. Due to the specialized audience of the event, in this paper we analyze the questions made via chat by the virtual audience during the lecture as cues of failure in language teacher education.Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2021-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/331Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 6 n. 1 (2021): Estudos Linguísticos e Literários; 182-1972525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/331/489http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/331/490Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Victor Renê AndradeSilva, Lucas SantosPonte, Vanessa2021-03-15T20:27:03Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/331Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2021-03-15T20:27:03Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociolinguística e a formação inicial de professores de língua Sociolinguistics and language teacher education |
title |
Sociolinguística e a formação inicial de professores de língua |
spellingShingle |
Sociolinguística e a formação inicial de professores de língua Souza, Victor Renê Andrade |
title_short |
Sociolinguística e a formação inicial de professores de língua |
title_full |
Sociolinguística e a formação inicial de professores de língua |
title_fullStr |
Sociolinguística e a formação inicial de professores de língua |
title_full_unstemmed |
Sociolinguística e a formação inicial de professores de língua |
title_sort |
Sociolinguística e a formação inicial de professores de língua |
author |
Souza, Victor Renê Andrade |
author_facet |
Souza, Victor Renê Andrade Silva, Lucas Santos Ponte, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lucas Santos Ponte, Vanessa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Victor Renê Andrade Silva, Lucas Santos Ponte, Vanessa |
description |
Apesar do amplo avanço da sociolinguística enquanto campo científico e da sua inserção nas políticas públicas educacionais, a compreensão da variação linguística não tem chegado efetivamente às aulas de língua portuguesa. Como alternativa à superação desse desafio, o professor Faraco propõe as bases para uma pedagogia da variação linguística, tema de sua conferência no evento Abralin ao Vivo – Linguists Online, promovido pela Abralin. Tendo em vista o público-alvo especializado do evento, neste artigo analisamos as perguntas realizadas via chat pela audiência virtual durante a conferência como indícios de falha na formação de professores de língua. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/331 |
url |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/331/489 http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/331/490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 6 n. 1 (2021): Estudos Linguísticos e Literários; 182-197 2525-5169 reponame:Revista Falange Miúda instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Falange Miúda |
collection |
Revista Falange Miúda |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
caobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br |
_version_ |
1782102751970328576 |