VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Hilda Rodrigues da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Falange Miúda
Texto Completo: http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/82
Resumo: Esta pesquisa visa analisar as práticas linguísticas e o processo de letramento na educação básica, em específico no ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, de uma escola pública de Inhumas. Compreendendo que a participação do sujeito em uma determinada prática social só é possível quando o indivíduo sabe como agir discursivamente em uma determinada situação comunicativa. O que de certa forma, pressupõe uma experiência social e exige uma interação com outros sujeitos (Bakhtin, 2002). Portanto, essas práticas linguísticas dependem diretamente do papel que é desempenhado pelo sujeito na sociedade. O que nos remete ao ensino de modelos de gêneros discursivos que possibilitam a comunicação, a interação social. Portanto, nosso objetivo principal nessa pesquisa é estudar como esses gêneros se configuram em sala de aula, no processo de letramento, visando a ampliação e o fortalecimento da prática docente do professor de Língua Materna nas últimas séries do ensino fundamental de uma escola pública de Inhumas.
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