VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Falange Miúda |
Texto Completo: | http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/82 |
Resumo: | Esta pesquisa visa analisar as práticas linguísticas e o processo de letramento na educação básica, em específico no ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, de uma escola pública de Inhumas. Compreendendo que a participação do sujeito em uma determinada prática social só é possível quando o indivíduo sabe como agir discursivamente em uma determinada situação comunicativa. O que de certa forma, pressupõe uma experiência social e exige uma interação com outros sujeitos (Bakhtin, 2002). Portanto, essas práticas linguísticas dependem diretamente do papel que é desempenhado pelo sujeito na sociedade. O que nos remete ao ensino de modelos de gêneros discursivos que possibilitam a comunicação, a interação social. Portanto, nosso objetivo principal nessa pesquisa é estudar como esses gêneros se configuram em sala de aula, no processo de letramento, visando a ampliação e o fortalecimento da prática docente do professor de Língua Materna nas últimas séries do ensino fundamental de uma escola pública de Inhumas. |
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VARIAÇÃO LINGUÍSTICAEsta pesquisa visa analisar as práticas linguísticas e o processo de letramento na educação básica, em específico no ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, de uma escola pública de Inhumas. Compreendendo que a participação do sujeito em uma determinada prática social só é possível quando o indivíduo sabe como agir discursivamente em uma determinada situação comunicativa. O que de certa forma, pressupõe uma experiência social e exige uma interação com outros sujeitos (Bakhtin, 2002). Portanto, essas práticas linguísticas dependem diretamente do papel que é desempenhado pelo sujeito na sociedade. O que nos remete ao ensino de modelos de gêneros discursivos que possibilitam a comunicação, a interação social. Portanto, nosso objetivo principal nessa pesquisa é estudar como esses gêneros se configuram em sala de aula, no processo de letramento, visando a ampliação e o fortalecimento da prática docente do professor de Língua Materna nas últimas séries do ensino fundamental de uma escola pública de Inhumas.Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2018-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/82Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 2 n. 1 (2017): Saberes discentes: o conhecimento na perspectiva do estudante; 36 - 412525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/82/75Copyright (c) 2017 Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Hilda Rodrigues da2019-07-12T03:18:34Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/82Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2019-07-12T03:18:34Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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