O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Dias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guedes, Sônia Margarida Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Falange Miúda
Texto Completo: http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179
Resumo: Aprender e ensinar línguas não é algo fácil de fazer, mas sim é um grande desafio, imposto na contemporaneidade, para professores, alunos e instituições, tendo em vista, entre outros, as diversas abordagens, técnicas, métodos e teorias disponíveis. Pensando nisso, foi desenvolvido este trabalho que consiste em uma pesquisa qualitativa, no intuito de pensar quais trajetórias são possíveis nas (in)certezas do ensino e da aprendizagem de línguas, objetivando, com isso, sucesso na comunicação entre as pessoas, no mundo sem fronteiras linguísticas almejado na contemporaneidade. Percebeu-se, ao final desta pesquisa, que independentemente de como, quando, onde e porque, o ensino e a aprendizagem de línguas precisam estar focados nas necessidades interacionais e sociais dos seus alunos e só assim, traçar melhores percursos para alcançar o objetivo primordial do ensinar e aprender línguas: comunicação.
id UNESP-33_bcd8b2b06f824bd503a8f81966c8315e
oai_identifier_str oai:ojs2.br536.teste.website:article/179
network_acronym_str UNESP-33
network_name_str Revista Falange Miúda
repository_id_str
spelling O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADEAprender e ensinar línguas não é algo fácil de fazer, mas sim é um grande desafio, imposto na contemporaneidade, para professores, alunos e instituições, tendo em vista, entre outros, as diversas abordagens, técnicas, métodos e teorias disponíveis. Pensando nisso, foi desenvolvido este trabalho que consiste em uma pesquisa qualitativa, no intuito de pensar quais trajetórias são possíveis nas (in)certezas do ensino e da aprendizagem de línguas, objetivando, com isso, sucesso na comunicação entre as pessoas, no mundo sem fronteiras linguísticas almejado na contemporaneidade. Percebeu-se, ao final desta pesquisa, que independentemente de como, quando, onde e porque, o ensino e a aprendizagem de línguas precisam estar focados nas necessidades interacionais e sociais dos seus alunos e só assim, traçar melhores percursos para alcançar o objetivo primordial do ensinar e aprender línguas: comunicação.Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/epub+ziphttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 3 n. 2 (2018): Saberes discentes: contribuindo para expandir o conhecimento; 54 - 622525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/251http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/252http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/253http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/254Copyright (c) 2018 Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eduardo DiasGuedes, Sônia Margarida Ribeiro2019-07-12T03:10:23Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/179Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2019-07-12T03:10:23Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE
title O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE
spellingShingle O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE
Silva, Eduardo Dias
title_short O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE
title_full O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE
title_fullStr O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE
title_full_unstemmed O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE
title_sort O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE
author Silva, Eduardo Dias
author_facet Silva, Eduardo Dias
Guedes, Sônia Margarida Ribeiro
author_role author
author2 Guedes, Sônia Margarida Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eduardo Dias
Guedes, Sônia Margarida Ribeiro
description Aprender e ensinar línguas não é algo fácil de fazer, mas sim é um grande desafio, imposto na contemporaneidade, para professores, alunos e instituições, tendo em vista, entre outros, as diversas abordagens, técnicas, métodos e teorias disponíveis. Pensando nisso, foi desenvolvido este trabalho que consiste em uma pesquisa qualitativa, no intuito de pensar quais trajetórias são possíveis nas (in)certezas do ensino e da aprendizagem de línguas, objetivando, com isso, sucesso na comunicação entre as pessoas, no mundo sem fronteiras linguísticas almejado na contemporaneidade. Percebeu-se, ao final desta pesquisa, que independentemente de como, quando, onde e porque, o ensino e a aprendizagem de línguas precisam estar focados nas necessidades interacionais e sociais dos seus alunos e só assim, traçar melhores percursos para alcançar o objetivo primordial do ensinar e aprender línguas: comunicação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179
url http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/251
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/252
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/253
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Falange Miúda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Falange Miúda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem
publisher.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem
dc.source.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 3 n. 2 (2018): Saberes discentes: contribuindo para expandir o conhecimento; 54 - 62
2525-5169
reponame:Revista Falange Miúda
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Falange Miúda
collection Revista Falange Miúda
repository.name.fl_str_mv Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv caobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br
_version_ 1782102751478546432