O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Falange Miúda |
Texto Completo: | http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179 |
Resumo: | Aprender e ensinar línguas não é algo fácil de fazer, mas sim é um grande desafio, imposto na contemporaneidade, para professores, alunos e instituições, tendo em vista, entre outros, as diversas abordagens, técnicas, métodos e teorias disponíveis. Pensando nisso, foi desenvolvido este trabalho que consiste em uma pesquisa qualitativa, no intuito de pensar quais trajetórias são possíveis nas (in)certezas do ensino e da aprendizagem de línguas, objetivando, com isso, sucesso na comunicação entre as pessoas, no mundo sem fronteiras linguísticas almejado na contemporaneidade. Percebeu-se, ao final desta pesquisa, que independentemente de como, quando, onde e porque, o ensino e a aprendizagem de línguas precisam estar focados nas necessidades interacionais e sociais dos seus alunos e só assim, traçar melhores percursos para alcançar o objetivo primordial do ensinar e aprender línguas: comunicação. |
id |
UNESP-33_bcd8b2b06f824bd503a8f81966c8315e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.br536.teste.website:article/179 |
network_acronym_str |
UNESP-33 |
network_name_str |
Revista Falange Miúda |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADEAprender e ensinar línguas não é algo fácil de fazer, mas sim é um grande desafio, imposto na contemporaneidade, para professores, alunos e instituições, tendo em vista, entre outros, as diversas abordagens, técnicas, métodos e teorias disponíveis. Pensando nisso, foi desenvolvido este trabalho que consiste em uma pesquisa qualitativa, no intuito de pensar quais trajetórias são possíveis nas (in)certezas do ensino e da aprendizagem de línguas, objetivando, com isso, sucesso na comunicação entre as pessoas, no mundo sem fronteiras linguísticas almejado na contemporaneidade. Percebeu-se, ao final desta pesquisa, que independentemente de como, quando, onde e porque, o ensino e a aprendizagem de línguas precisam estar focados nas necessidades interacionais e sociais dos seus alunos e só assim, traçar melhores percursos para alcançar o objetivo primordial do ensinar e aprender línguas: comunicação.Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/epub+ziphttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 3 n. 2 (2018): Saberes discentes: contribuindo para expandir o conhecimento; 54 - 622525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/251http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/252http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/253http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/254Copyright (c) 2018 Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eduardo DiasGuedes, Sônia Margarida Ribeiro2019-07-12T03:10:23Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/179Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2019-07-12T03:10:23Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE |
title |
O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE |
spellingShingle |
O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE Silva, Eduardo Dias |
title_short |
O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE |
title_full |
O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE |
title_fullStr |
O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE |
title_full_unstemmed |
O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE |
title_sort |
O QUE (NÃO) PENSAR AO ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE |
author |
Silva, Eduardo Dias |
author_facet |
Silva, Eduardo Dias Guedes, Sônia Margarida Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Guedes, Sônia Margarida Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eduardo Dias Guedes, Sônia Margarida Ribeiro |
description |
Aprender e ensinar línguas não é algo fácil de fazer, mas sim é um grande desafio, imposto na contemporaneidade, para professores, alunos e instituições, tendo em vista, entre outros, as diversas abordagens, técnicas, métodos e teorias disponíveis. Pensando nisso, foi desenvolvido este trabalho que consiste em uma pesquisa qualitativa, no intuito de pensar quais trajetórias são possíveis nas (in)certezas do ensino e da aprendizagem de línguas, objetivando, com isso, sucesso na comunicação entre as pessoas, no mundo sem fronteiras linguísticas almejado na contemporaneidade. Percebeu-se, ao final desta pesquisa, que independentemente de como, quando, onde e porque, o ensino e a aprendizagem de línguas precisam estar focados nas necessidades interacionais e sociais dos seus alunos e só assim, traçar melhores percursos para alcançar o objetivo primordial do ensinar e aprender línguas: comunicação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179 |
url |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/251 http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/252 http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/253 http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/179/254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/octet-stream application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 3 n. 2 (2018): Saberes discentes: contribuindo para expandir o conhecimento; 54 - 62 2525-5169 reponame:Revista Falange Miúda instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Falange Miúda |
collection |
Revista Falange Miúda |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
caobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br |
_version_ |
1782102751478546432 |