Abstração pseudo-empírica e reflexionante:: Significado epistemológico e educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Fernando
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4276
Resumo: Compreender o modo como o ser humano conhece é uma preocupação que nos desafia, pelo menos desde os filósofos gregos. Compreender isso como abstração, o que acontece pelo menos desde Aristóteles, exige muita pesquisa e reflexão. Piaget (1977/1995) nos brinda com um trabalho de fôlego, com 18 pesquisas realizadas com a utilização do método clínico, com o auxílio de 28 colaboradores. A obra intitulada Abs-tração reflexionante (Abstraction réfléchissante: L’abstraction des relations logico-arithmétiques [v.1]; L’abstraction de l’ordre de relations spatiales [v.2]) explora as relações lógico-aritméti-cas, as relações espaciais e a ordem das relações espaciais. Mais especificamente, apre-senta a abstração reflexionante no caso da gênese das estruturas algébricas (Cap. 1-7),depois das estruturas de ordem (Cap. 8-11), e, finalmente, das estruturas espaciais (Cap. 12-18).
id UNESP-35_1d36db3ab80b37086fcbf86ef4c62a60
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4276
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Abstração pseudo-empírica e reflexionante:: Significado epistemológico e educacionalAbstração pseudo-empírica; abstração reflexionante; significado epstemológico; significado educacionalCompreender o modo como o ser humano conhece é uma preocupação que nos desafia, pelo menos desde os filósofos gregos. Compreender isso como abstração, o que acontece pelo menos desde Aristóteles, exige muita pesquisa e reflexão. Piaget (1977/1995) nos brinda com um trabalho de fôlego, com 18 pesquisas realizadas com a utilização do método clínico, com o auxílio de 28 colaboradores. A obra intitulada Abs-tração reflexionante (Abstraction réfléchissante: L’abstraction des relations logico-arithmétiques [v.1]; L’abstraction de l’ordre de relations spatiales [v.2]) explora as relações lógico-aritméti-cas, as relações espaciais e a ordem das relações espaciais. Mais especificamente, apre-senta a abstração reflexionante no caso da gênese das estruturas algébricas (Cap. 1-7),depois das estruturas de ordem (Cap. 8-11), e, finalmente, das estruturas espaciais (Cap. 12-18).Faculdade de Filosofia e Ciências2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/427610.36311/1984-1655.2014.v6n0.p104-128Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 (2014): Edição Especial ; 104-128Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 (2014): Edição Especial ; 104-128Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 (2014): Edição Especial ; 104-1281984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4276/3105Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Fernando2023-10-30T12:54:14Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/4276Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2023-10-30T12:54:14Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abstração pseudo-empírica e reflexionante:: Significado epistemológico e educacional
title Abstração pseudo-empírica e reflexionante:: Significado epistemológico e educacional
spellingShingle Abstração pseudo-empírica e reflexionante:: Significado epistemológico e educacional
Becker, Fernando
Abstração pseudo-empírica; abstração reflexionante; significado epstemológico; significado educacional
title_short Abstração pseudo-empírica e reflexionante:: Significado epistemológico e educacional
title_full Abstração pseudo-empírica e reflexionante:: Significado epistemológico e educacional
title_fullStr Abstração pseudo-empírica e reflexionante:: Significado epistemológico e educacional
title_full_unstemmed Abstração pseudo-empírica e reflexionante:: Significado epistemológico e educacional
title_sort Abstração pseudo-empírica e reflexionante:: Significado epistemológico e educacional
author Becker, Fernando
author_facet Becker, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Abstração pseudo-empírica; abstração reflexionante; significado epstemológico; significado educacional
topic Abstração pseudo-empírica; abstração reflexionante; significado epstemológico; significado educacional
description Compreender o modo como o ser humano conhece é uma preocupação que nos desafia, pelo menos desde os filósofos gregos. Compreender isso como abstração, o que acontece pelo menos desde Aristóteles, exige muita pesquisa e reflexão. Piaget (1977/1995) nos brinda com um trabalho de fôlego, com 18 pesquisas realizadas com a utilização do método clínico, com o auxílio de 28 colaboradores. A obra intitulada Abs-tração reflexionante (Abstraction réfléchissante: L’abstraction des relations logico-arithmétiques [v.1]; L’abstraction de l’ordre de relations spatiales [v.2]) explora as relações lógico-aritméti-cas, as relações espaciais e a ordem das relações espaciais. Mais especificamente, apre-senta a abstração reflexionante no caso da gênese das estruturas algébricas (Cap. 1-7),depois das estruturas de ordem (Cap. 8-11), e, finalmente, das estruturas espaciais (Cap. 12-18).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4276
10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p104-128
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4276
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p104-128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4276/3105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 (2014): Edição Especial ; 104-128
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 (2014): Edição Especial ; 104-128
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 (2014): Edição Especial ; 104-128
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037307772928