Abstração pseudo-empírica e reflexionante:: Significado epistemológico e educacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4276 |
Resumo: | Compreender o modo como o ser humano conhece é uma preocupação que nos desafia, pelo menos desde os filósofos gregos. Compreender isso como abstração, o que acontece pelo menos desde Aristóteles, exige muita pesquisa e reflexão. Piaget (1977/1995) nos brinda com um trabalho de fôlego, com 18 pesquisas realizadas com a utilização do método clínico, com o auxílio de 28 colaboradores. A obra intitulada Abs-tração reflexionante (Abstraction réfléchissante: L’abstraction des relations logico-arithmétiques [v.1]; L’abstraction de l’ordre de relations spatiales [v.2]) explora as relações lógico-aritméti-cas, as relações espaciais e a ordem das relações espaciais. Mais especificamente, apre-senta a abstração reflexionante no caso da gênese das estruturas algébricas (Cap. 1-7),depois das estruturas de ordem (Cap. 8-11), e, finalmente, das estruturas espaciais (Cap. 12-18). |
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