REPRESENTAÇÕES DE SI DOS PROFISSIONAIS DA SOCIOEDUCAÇÃO SOB OLHAR DA PSICOLOGIA MORAL INTERACIONISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Tamires Alves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Maria Thereza Costa Coelho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/13816
Resumo: O objetivo central do presente artigo foi identificar os atributos destacados pelos profissionais da socioeducação em suas representações de si, bem como verificar as motivações que eles elegiam para atuarem nessa área. Para tanto, foi realizada a pesquisa documental e exploratória, esta última utilizando dois instrumentos metodológicos: entrevista clínica e memorial. Os dados foram analisados de forma qualitativa e categorizados de acordo com os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Para o presente artigo, foi apresentado apenas os resultados do primeiro eixo temático da entrevista clínica e do memorial. Os dados encontrados evidenciam que tanto as representações de si, como as motivações para atuarem na socioeducação, são decorrentes de fatores de ordem convencional e/ou pessoal, isto é, se veem como profissionais esforçados por buscarem maiores conhecimentos dentro da sua área de atuação e elegem o interesse na carreira no setor público como um dos principais motivos para atuarem com as medidas socioeducativas. A partir desse estudo, espera-se que ele possa contribuir para a formação continuada desses profissionais, principalmente no que diz respeito ao processo de tomada de consciência sobre a prática socioeducativa, os auxiliando a olharem e refletirem sobre seus valores morais, representações e práticas pedagógicas.
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