A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/11394 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo demonstrar e analisar, por meio de um ensaio teórico, algumas possibilidades de se trabalhar a Educação em Valores Sociomorais na escola por meio da Aprendizagem Cooperativa. Como referencial teórico são utilizados autores que ressaltam a importância da cooperação na aprendizagem e no desenvolvimento do sujeito, de modo que para as discussões acerca da Educação em Valores e seus fundamentos teóricos, tem como base autores da Psicologia Genética e para as discussões sobre Aprendizagem Cooperativa foram referenciados estudiosos desse campo. No decorrer do artigo são expostas algumas considerações sobre a temática de Educação em Valores, que ressaltam a sua importância para que os estudantes aprendam a dialogar e para que possam resolver conflitos em busca de uma boa convivência. Nesse sentido, para se ter uma boa convivência, é preciso práticas constantes que promovam uma Educação em Valores Sociomorais, já que o desenvolvimento moral está relacionado à qualidade das relações que se apresentam nos ambientes sociais nos quais a criança interage. Além disso, são apontados alguns elementos essenciais para que o desenvolvimento moral ocorra, como as interações entre pares no ambiente escolar, a heterogeneidade, a cooperação e as discussões, que podem ser trabalhadas por meio de algumas técnicas da Aprendizagem Cooperativa. Desse modo, com o presente artigo, é evidenciada a importância da implementação de metodologias como a Aprendizagem Cooperativa para trabalhar a Educação em Valores, acolhendo-se, assim, as diversidades representadas no grupo-sala e na escola, bem como promovendo-se interações entre os colegas de sala. |
id |
UNESP-35_48a0332fb35cfd651ae88301fb991a4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/11394 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLAEducaçãoEducação em Valores SociomoraisAprendizagem CooperativaO presente artigo tem por objetivo demonstrar e analisar, por meio de um ensaio teórico, algumas possibilidades de se trabalhar a Educação em Valores Sociomorais na escola por meio da Aprendizagem Cooperativa. Como referencial teórico são utilizados autores que ressaltam a importância da cooperação na aprendizagem e no desenvolvimento do sujeito, de modo que para as discussões acerca da Educação em Valores e seus fundamentos teóricos, tem como base autores da Psicologia Genética e para as discussões sobre Aprendizagem Cooperativa foram referenciados estudiosos desse campo. No decorrer do artigo são expostas algumas considerações sobre a temática de Educação em Valores, que ressaltam a sua importância para que os estudantes aprendam a dialogar e para que possam resolver conflitos em busca de uma boa convivência. Nesse sentido, para se ter uma boa convivência, é preciso práticas constantes que promovam uma Educação em Valores Sociomorais, já que o desenvolvimento moral está relacionado à qualidade das relações que se apresentam nos ambientes sociais nos quais a criança interage. Além disso, são apontados alguns elementos essenciais para que o desenvolvimento moral ocorra, como as interações entre pares no ambiente escolar, a heterogeneidade, a cooperação e as discussões, que podem ser trabalhadas por meio de algumas técnicas da Aprendizagem Cooperativa. Desse modo, com o presente artigo, é evidenciada a importância da implementação de metodologias como a Aprendizagem Cooperativa para trabalhar a Educação em Valores, acolhendo-se, assim, as diversidades representadas no grupo-sala e na escola, bem como promovendo-se interações entre os colegas de sala. Faculdade de Filosofia e Ciências2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1139410.36311/1984-1655.2020.v12n2.p172-210Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 12 n. 2 (2020); 172-210Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 No. 2 (2020); 172-210Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 Núm. 2 (2020); 172-2101984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/11394/6965Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Francisane Nayare de Oliveira Marques, Laís BarbosaBrunatti, Cilmara Cristina Rodrigues MayoralMorais, Alessandra de 2022-01-27T18:36:55Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/11394Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-01-27T18:36:55Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA |
title |
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA |
spellingShingle |
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA Maia, Francisane Nayare de Oliveira Educação Educação em Valores Sociomorais Aprendizagem Cooperativa |
title_short |
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA |
title_full |
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA |
title_fullStr |
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA |
title_sort |
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA |
author |
Maia, Francisane Nayare de Oliveira |
author_facet |
Maia, Francisane Nayare de Oliveira Marques, Laís Barbosa Brunatti, Cilmara Cristina Rodrigues Mayoral Morais, Alessandra de |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Laís Barbosa Brunatti, Cilmara Cristina Rodrigues Mayoral Morais, Alessandra de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Francisane Nayare de Oliveira Marques, Laís Barbosa Brunatti, Cilmara Cristina Rodrigues Mayoral Morais, Alessandra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação em Valores Sociomorais Aprendizagem Cooperativa |
topic |
Educação Educação em Valores Sociomorais Aprendizagem Cooperativa |
description |
O presente artigo tem por objetivo demonstrar e analisar, por meio de um ensaio teórico, algumas possibilidades de se trabalhar a Educação em Valores Sociomorais na escola por meio da Aprendizagem Cooperativa. Como referencial teórico são utilizados autores que ressaltam a importância da cooperação na aprendizagem e no desenvolvimento do sujeito, de modo que para as discussões acerca da Educação em Valores e seus fundamentos teóricos, tem como base autores da Psicologia Genética e para as discussões sobre Aprendizagem Cooperativa foram referenciados estudiosos desse campo. No decorrer do artigo são expostas algumas considerações sobre a temática de Educação em Valores, que ressaltam a sua importância para que os estudantes aprendam a dialogar e para que possam resolver conflitos em busca de uma boa convivência. Nesse sentido, para se ter uma boa convivência, é preciso práticas constantes que promovam uma Educação em Valores Sociomorais, já que o desenvolvimento moral está relacionado à qualidade das relações que se apresentam nos ambientes sociais nos quais a criança interage. Além disso, são apontados alguns elementos essenciais para que o desenvolvimento moral ocorra, como as interações entre pares no ambiente escolar, a heterogeneidade, a cooperação e as discussões, que podem ser trabalhadas por meio de algumas técnicas da Aprendizagem Cooperativa. Desse modo, com o presente artigo, é evidenciada a importância da implementação de metodologias como a Aprendizagem Cooperativa para trabalhar a Educação em Valores, acolhendo-se, assim, as diversidades representadas no grupo-sala e na escola, bem como promovendo-se interações entre os colegas de sala. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/11394 10.36311/1984-1655.2020.v12n2.p172-210 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/11394 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2020.v12n2.p172-210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/11394/6965 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 12 n. 2 (2020); 172-210 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 No. 2 (2020); 172-210 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 Núm. 2 (2020); 172-210 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038634221568 |