A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Francisane Nayare de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marques, Laís Barbosa, Brunatti, Cilmara Cristina Rodrigues Mayoral, Morais, Alessandra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/11394
Resumo: O presente artigo tem por objetivo demonstrar e analisar, por meio de um ensaio teórico, algumas possibilidades de se trabalhar a Educação em Valores Sociomorais na escola por meio da Aprendizagem Cooperativa. Como referencial teórico são utilizados autores que ressaltam a importância da cooperação na aprendizagem e no desenvolvimento do sujeito, de modo que para as discussões acerca da Educação em Valores e seus fundamentos teóricos, tem como base autores da Psicologia Genética e para as discussões sobre Aprendizagem Cooperativa foram referenciados estudiosos desse campo. No decorrer do artigo são expostas algumas considerações sobre a temática de Educação em Valores, que ressaltam a sua importância para que os estudantes aprendam a dialogar e para que possam resolver conflitos em busca de uma boa convivência. Nesse sentido, para se ter uma boa convivência, é preciso práticas constantes que promovam uma Educação em Valores Sociomorais, já que o desenvolvimento moral está relacionado à qualidade das relações que se apresentam nos ambientes sociais nos quais a criança interage. Além disso, são apontados alguns elementos essenciais para que o desenvolvimento moral ocorra, como as interações entre pares no ambiente escolar, a heterogeneidade, a cooperação e as discussões, que podem ser trabalhadas por meio de algumas técnicas da Aprendizagem Cooperativa. Desse modo, com o presente artigo, é evidenciada a importância da implementação de metodologias como a Aprendizagem Cooperativa para trabalhar a Educação em Valores, acolhendo-se, assim, as diversidades representadas no grupo-sala e na escola, bem como promovendo-se interações entre os colegas de sala. 
id UNESP-35_48a0332fb35cfd651ae88301fb991a4c
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/11394
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLAEducaçãoEducação em Valores SociomoraisAprendizagem CooperativaO presente artigo tem por objetivo demonstrar e analisar, por meio de um ensaio teórico, algumas possibilidades de se trabalhar a Educação em Valores Sociomorais na escola por meio da Aprendizagem Cooperativa. Como referencial teórico são utilizados autores que ressaltam a importância da cooperação na aprendizagem e no desenvolvimento do sujeito, de modo que para as discussões acerca da Educação em Valores e seus fundamentos teóricos, tem como base autores da Psicologia Genética e para as discussões sobre Aprendizagem Cooperativa foram referenciados estudiosos desse campo. No decorrer do artigo são expostas algumas considerações sobre a temática de Educação em Valores, que ressaltam a sua importância para que os estudantes aprendam a dialogar e para que possam resolver conflitos em busca de uma boa convivência. Nesse sentido, para se ter uma boa convivência, é preciso práticas constantes que promovam uma Educação em Valores Sociomorais, já que o desenvolvimento moral está relacionado à qualidade das relações que se apresentam nos ambientes sociais nos quais a criança interage. Além disso, são apontados alguns elementos essenciais para que o desenvolvimento moral ocorra, como as interações entre pares no ambiente escolar, a heterogeneidade, a cooperação e as discussões, que podem ser trabalhadas por meio de algumas técnicas da Aprendizagem Cooperativa. Desse modo, com o presente artigo, é evidenciada a importância da implementação de metodologias como a Aprendizagem Cooperativa para trabalhar a Educação em Valores, acolhendo-se, assim, as diversidades representadas no grupo-sala e na escola, bem como promovendo-se interações entre os colegas de sala. Faculdade de Filosofia e Ciências2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1139410.36311/1984-1655.2020.v12n2.p172-210Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 12 n. 2 (2020); 172-210Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 No. 2 (2020); 172-210Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 Núm. 2 (2020); 172-2101984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/11394/6965Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Francisane Nayare de Oliveira Marques, Laís BarbosaBrunatti, Cilmara Cristina Rodrigues MayoralMorais, Alessandra de 2022-01-27T18:36:55Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/11394Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-01-27T18:36:55Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA
title A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA
spellingShingle A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA
Maia, Francisane Nayare de Oliveira
Educação
Educação em Valores Sociomorais
Aprendizagem Cooperativa
title_short A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA
title_full A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA
title_fullStr A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA
title_full_unstemmed A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA
title_sort A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO UM RECURSO PARA A EDUCAÇÃO EM VALORES SOCIOMORAIS NA ESCOLA
author Maia, Francisane Nayare de Oliveira
author_facet Maia, Francisane Nayare de Oliveira
Marques, Laís Barbosa
Brunatti, Cilmara Cristina Rodrigues Mayoral
Morais, Alessandra de
author_role author
author2 Marques, Laís Barbosa
Brunatti, Cilmara Cristina Rodrigues Mayoral
Morais, Alessandra de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Francisane Nayare de Oliveira
Marques, Laís Barbosa
Brunatti, Cilmara Cristina Rodrigues Mayoral
Morais, Alessandra de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação em Valores Sociomorais
Aprendizagem Cooperativa
topic Educação
Educação em Valores Sociomorais
Aprendizagem Cooperativa
description O presente artigo tem por objetivo demonstrar e analisar, por meio de um ensaio teórico, algumas possibilidades de se trabalhar a Educação em Valores Sociomorais na escola por meio da Aprendizagem Cooperativa. Como referencial teórico são utilizados autores que ressaltam a importância da cooperação na aprendizagem e no desenvolvimento do sujeito, de modo que para as discussões acerca da Educação em Valores e seus fundamentos teóricos, tem como base autores da Psicologia Genética e para as discussões sobre Aprendizagem Cooperativa foram referenciados estudiosos desse campo. No decorrer do artigo são expostas algumas considerações sobre a temática de Educação em Valores, que ressaltam a sua importância para que os estudantes aprendam a dialogar e para que possam resolver conflitos em busca de uma boa convivência. Nesse sentido, para se ter uma boa convivência, é preciso práticas constantes que promovam uma Educação em Valores Sociomorais, já que o desenvolvimento moral está relacionado à qualidade das relações que se apresentam nos ambientes sociais nos quais a criança interage. Além disso, são apontados alguns elementos essenciais para que o desenvolvimento moral ocorra, como as interações entre pares no ambiente escolar, a heterogeneidade, a cooperação e as discussões, que podem ser trabalhadas por meio de algumas técnicas da Aprendizagem Cooperativa. Desse modo, com o presente artigo, é evidenciada a importância da implementação de metodologias como a Aprendizagem Cooperativa para trabalhar a Educação em Valores, acolhendo-se, assim, as diversidades representadas no grupo-sala e na escola, bem como promovendo-se interações entre os colegas de sala. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/11394
10.36311/1984-1655.2020.v12n2.p172-210
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/11394
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2020.v12n2.p172-210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/11394/6965
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 12 n. 2 (2020); 172-210
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 No. 2 (2020); 172-210
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 12 Núm. 2 (2020); 172-210
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038634221568