A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14680 |
Resumo: | The movement for militarization of Brazilian public schools resumes its forces in mid-2019, post-presidential election. Thus, from Decree No. 9,465 of January 2nd 2019, the federal government creates the Undersecretariat for the Promotion of Civic-Military Schools in order to implement a school model (militarized or civic-military) that refers to the considered high level of education, in the army standards (military schools). Thus, understanding the peculiarities of this movement, this article aimed at drawing an overview about the scientific papers on the militarization of Brazilian public schools and the factors interrelated to the school climate, with a five-year timeframe in mind (2018-2022). For this purpose, a review of scientific papers was carried out in two databases (CAPES Periodicals and SciELO), selecting from combined descriptors 18 articles published in peer-reviewed journals to direct the reflections about the theme presented initially. It is concluded that the movement of militarization of Brazilian public schools is linked to political/ideological issues, having as "background" the idea of a movement for the reduction of violence in schools inserted in contexts of social vulnerability, being necessary the constant defense of a democratic education that is strongly threatened. |
id |
UNESP-35_ce3f7d90f0d8420c811a052344313eb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14680 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃOPsicologia MoralEscolas Cívico-MilitaresClima EscolarValores SociomoraisThe movement for militarization of Brazilian public schools resumes its forces in mid-2019, post-presidential election. Thus, from Decree No. 9,465 of January 2nd 2019, the federal government creates the Undersecretariat for the Promotion of Civic-Military Schools in order to implement a school model (militarized or civic-military) that refers to the considered high level of education, in the army standards (military schools). Thus, understanding the peculiarities of this movement, this article aimed at drawing an overview about the scientific papers on the militarization of Brazilian public schools and the factors interrelated to the school climate, with a five-year timeframe in mind (2018-2022). For this purpose, a review of scientific papers was carried out in two databases (CAPES Periodicals and SciELO), selecting from combined descriptors 18 articles published in peer-reviewed journals to direct the reflections about the theme presented initially. It is concluded that the movement of militarization of Brazilian public schools is linked to political/ideological issues, having as "background" the idea of a movement for the reduction of violence in schools inserted in contexts of social vulnerability, being necessary the constant defense of a democratic education that is strongly threatened.O movimento de militarização das escolas públicas brasileiras retoma suas forças em meados de 2019, pós-eleição presidencial. Assim, a partir do decreto nº 9.465, de 02 de Janeiro 2019, o governo federal cria a Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares com intuito de implantar um modelo de escola (militarizada ou cívico-militar) que remete ao considerado alto nível de ensino, nos padrões do exército (escolas militares). Deste modo, entendendo as peculiaridades desse movimento objetivou-se neste artigo traçar um panorama acerca das produções científicas sobre a militarização das escolas públicas brasileiras e os fatores inter-relacionados ao clima escolar, tendo em vista um recorte temporal de cinco anos (2018-2022). Para tanto, foi realizado um balanço de produção em duas bases de dados (Periódicos da CAPES e SciELO), selecionando, a partir de descritores combinados, 18 artigos publicados em periódicos revisados por pares a fim de direcionar as reflexões acerca da temática apresentada inicialmente. Conclui-se que o movimento de militarização das escolas públicas brasileiras está vinculado às questões político/ideológicas, tendo como “pano de fundo” a ideia de um movimento para a redução de violências em escolas inseridas em contextos de vulnerabilidade social, fazendo-se necessária a constante defesa de uma educação democrática que está fortemente ameaçada. Não há nos referidos artigos, a indicação de um trabalho com ou sobre o clima escolar das escolas, o que na perspectiva sociomoral seria fundamental tanto antes da implementação do modelo cívico-militar, como em posterior avaliação.Faculdade de Filosofia e Ciências2024-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1468010.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p190-213Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 2 (2023); 190-213Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 2 (2023); 190-213Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 2 (2023); 190-2131984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14680/15724Copyright (c) 2024 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccess Santos, Heloisa Braga dosOliveira, Francismara Neves de2024-01-08T17:03:22Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14680Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2024-01-08T17:03:22Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO |
title |
A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO |
spellingShingle |
A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO Santos, Heloisa Braga dos Psicologia Moral Escolas Cívico-Militares Clima Escolar Valores Sociomorais |
title_short |
A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO |
title_full |
A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO |
title_fullStr |
A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO |
title_full_unstemmed |
A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO |
title_sort |
A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO |
author |
Santos, Heloisa Braga dos |
author_facet |
Santos, Heloisa Braga dos Oliveira, Francismara Neves de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Francismara Neves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Heloisa Braga dos Oliveira, Francismara Neves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Moral Escolas Cívico-Militares Clima Escolar Valores Sociomorais |
topic |
Psicologia Moral Escolas Cívico-Militares Clima Escolar Valores Sociomorais |
description |
The movement for militarization of Brazilian public schools resumes its forces in mid-2019, post-presidential election. Thus, from Decree No. 9,465 of January 2nd 2019, the federal government creates the Undersecretariat for the Promotion of Civic-Military Schools in order to implement a school model (militarized or civic-military) that refers to the considered high level of education, in the army standards (military schools). Thus, understanding the peculiarities of this movement, this article aimed at drawing an overview about the scientific papers on the militarization of Brazilian public schools and the factors interrelated to the school climate, with a five-year timeframe in mind (2018-2022). For this purpose, a review of scientific papers was carried out in two databases (CAPES Periodicals and SciELO), selecting from combined descriptors 18 articles published in peer-reviewed journals to direct the reflections about the theme presented initially. It is concluded that the movement of militarization of Brazilian public schools is linked to political/ideological issues, having as "background" the idea of a movement for the reduction of violence in schools inserted in contexts of social vulnerability, being necessary the constant defense of a democratic education that is strongly threatened. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14680 10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p190-213 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14680 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p190-213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14680/15724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 2 (2023); 190-213 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 2 (2023); 190-213 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 2 (2023); 190-213 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037385367552 |