A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Heloisa Braga dos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Oliveira, Francismara Neves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14680
Resumo: The movement for militarization of Brazilian public schools resumes its forces in mid-2019, post-presidential election. Thus, from Decree No. 9,465 of January  2nd 2019, the federal government creates the Undersecretariat for the Promotion of Civic-Military Schools in order to implement a school model (militarized or civic-military) that refers to the considered high level of education, in the army standards (military schools). Thus, understanding the peculiarities of this movement, this article aimed at drawing an overview about the scientific papers on the militarization of Brazilian public schools and the factors interrelated to the school climate, with a five-year timeframe in mind (2018-2022). For this purpose, a review of scientific papers was carried out in two databases (CAPES Periodicals and SciELO), selecting from combined descriptors 18 articles published in peer-reviewed journals to direct the reflections about the theme presented initially. It is concluded that the movement of militarization of Brazilian public schools is linked to political/ideological issues, having as "background" the idea of a movement for the reduction of violence in schools inserted in contexts of social vulnerability, being necessary the constant defense of a democratic education that is strongly threatened.
id UNESP-35_ce3f7d90f0d8420c811a052344313eb0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14680
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃOPsicologia MoralEscolas Cívico-MilitaresClima EscolarValores SociomoraisThe movement for militarization of Brazilian public schools resumes its forces in mid-2019, post-presidential election. Thus, from Decree No. 9,465 of January  2nd 2019, the federal government creates the Undersecretariat for the Promotion of Civic-Military Schools in order to implement a school model (militarized or civic-military) that refers to the considered high level of education, in the army standards (military schools). Thus, understanding the peculiarities of this movement, this article aimed at drawing an overview about the scientific papers on the militarization of Brazilian public schools and the factors interrelated to the school climate, with a five-year timeframe in mind (2018-2022). For this purpose, a review of scientific papers was carried out in two databases (CAPES Periodicals and SciELO), selecting from combined descriptors 18 articles published in peer-reviewed journals to direct the reflections about the theme presented initially. It is concluded that the movement of militarization of Brazilian public schools is linked to political/ideological issues, having as "background" the idea of a movement for the reduction of violence in schools inserted in contexts of social vulnerability, being necessary the constant defense of a democratic education that is strongly threatened.O movimento de militarização das escolas públicas brasileiras retoma suas forças em meados de 2019, pós-eleição presidencial. Assim, a partir do decreto nº 9.465, de 02 de Janeiro 2019, o governo federal cria a Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares com intuito de implantar um modelo de escola (militarizada ou cívico-militar) que remete ao considerado alto nível de ensino, nos padrões do exército (escolas militares). Deste modo, entendendo as peculiaridades desse movimento objetivou-se neste artigo traçar um panorama acerca das produções científicas sobre a militarização das escolas públicas brasileiras e os fatores inter-relacionados ao clima escolar, tendo em vista um recorte temporal de cinco anos (2018-2022). Para tanto, foi realizado um balanço de produção em duas bases de dados (Periódicos da CAPES e SciELO), selecionando, a partir de descritores combinados, 18 artigos publicados em periódicos revisados por pares a fim de direcionar as reflexões acerca da temática apresentada inicialmente. Conclui-se que o movimento de militarização das escolas públicas brasileiras está vinculado às questões político/ideológicas, tendo como “pano de fundo” a ideia de um movimento para a redução de violências em escolas inseridas em contextos de vulnerabilidade social, fazendo-se necessária a constante defesa de uma educação democrática que está fortemente ameaçada. Não há nos referidos artigos, a indicação de um trabalho com ou sobre o clima escolar das escolas, o que na perspectiva sociomoral seria fundamental tanto antes da implementação do modelo cívico-militar, como em posterior avaliação.Faculdade de Filosofia e Ciências2024-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1468010.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p190-213Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 2 (2023); 190-213Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 2 (2023); 190-213Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 2 (2023); 190-2131984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14680/15724Copyright (c) 2024 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccess Santos, Heloisa Braga dosOliveira, Francismara Neves de2024-01-08T17:03:22Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14680Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2024-01-08T17:03:22Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO
title A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO
spellingShingle A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO
Santos, Heloisa Braga dos
Psicologia Moral
Escolas Cívico-Militares
Clima Escolar
Valores Sociomorais
title_short A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO
title_full A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO
title_fullStr A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO
title_full_unstemmed A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO
title_sort A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E AS DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM VALORES E O CLIMA ESCOLAR: UM BALANÇO DE PRODUÇÃO
author Santos, Heloisa Braga dos
author_facet Santos, Heloisa Braga dos
Oliveira, Francismara Neves de
author_role author
author2 Oliveira, Francismara Neves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Heloisa Braga dos
Oliveira, Francismara Neves de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Moral
Escolas Cívico-Militares
Clima Escolar
Valores Sociomorais
topic Psicologia Moral
Escolas Cívico-Militares
Clima Escolar
Valores Sociomorais
description The movement for militarization of Brazilian public schools resumes its forces in mid-2019, post-presidential election. Thus, from Decree No. 9,465 of January  2nd 2019, the federal government creates the Undersecretariat for the Promotion of Civic-Military Schools in order to implement a school model (militarized or civic-military) that refers to the considered high level of education, in the army standards (military schools). Thus, understanding the peculiarities of this movement, this article aimed at drawing an overview about the scientific papers on the militarization of Brazilian public schools and the factors interrelated to the school climate, with a five-year timeframe in mind (2018-2022). For this purpose, a review of scientific papers was carried out in two databases (CAPES Periodicals and SciELO), selecting from combined descriptors 18 articles published in peer-reviewed journals to direct the reflections about the theme presented initially. It is concluded that the movement of militarization of Brazilian public schools is linked to political/ideological issues, having as "background" the idea of a movement for the reduction of violence in schools inserted in contexts of social vulnerability, being necessary the constant defense of a democratic education that is strongly threatened.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14680
10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p190-213
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14680
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p190-213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14680/15724
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 2 (2023); 190-213
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 2 (2023); 190-213
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 2 (2023); 190-213
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037385367552