Afetividade, cognição e conduta na prova operatória de seriação
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/584 |
Resumo: | Piaget (1954) investigou as relações entre inteligência e afetividade nos processos de desenvolvimento humano. Uma das formas de se abordar a afetividade em suas relações com a cognição é pelos exames das Condutas dos indivíduos frente às necessidades de construção do conhecimento. São dependentes, portanto, das estruturas desenvolvidas pelo indivíduo e de sua reação frente aos desequilíbrios inerentes às resistências dos objetos. Nosso objetivo nesta pesquisa bibliográfica é o de estudar os diferentes tipos de conduta – Alfa, Beta e Gama – sistematizados no texto de Piaget (1954), descrevendo possibilidades de sua ocorrência em prova operatória de seriação, de forma a esclarecer definições acerca do termo Conduta. Assim, as condutas do tipo Alfa consistiriam em ensaios de neutralização da perturbação, suprimindo-a ou mesmo negando-a implicitamente por uma espécie de ignorância voluntária, comparável a um recalcamento. As condutas Beta são aquelas em que o indivíduo considera esses fatores componentes de condutas Alfa, porém, procura compromissos que impliquem “deslocamentos do equilíbrio” do sistema inicial. Condutas Gama caracterizam-se pela incorporação da perturbação mesma no próprio sistema; um retorno de fato, mas com “variação intrínseca” e dedutível do mesmo sistema. Consideramos bibliografia que relacionasse estágios pré-operatório, operatório e formal com os conceitos da teoria piagetiana. Análises sobre esses textos nos permitiram reunir conceituações que esclarecem, ao menos em relação à prova operatória de seriação que utilizamos como referencial para nossas reflexões, as possíveis manifestações dos diferentes tipos de conduta sobre determinada construção de conhecimento. |
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Afetividade, cognição e conduta na prova operatória de seriaçãoConduta, Teoria Piagetiana, Cognição, Afetividade, Equilibração.Piaget (1954) investigou as relações entre inteligência e afetividade nos processos de desenvolvimento humano. Uma das formas de se abordar a afetividade em suas relações com a cognição é pelos exames das Condutas dos indivíduos frente às necessidades de construção do conhecimento. São dependentes, portanto, das estruturas desenvolvidas pelo indivíduo e de sua reação frente aos desequilíbrios inerentes às resistências dos objetos. Nosso objetivo nesta pesquisa bibliográfica é o de estudar os diferentes tipos de conduta – Alfa, Beta e Gama – sistematizados no texto de Piaget (1954), descrevendo possibilidades de sua ocorrência em prova operatória de seriação, de forma a esclarecer definições acerca do termo Conduta. Assim, as condutas do tipo Alfa consistiriam em ensaios de neutralização da perturbação, suprimindo-a ou mesmo negando-a implicitamente por uma espécie de ignorância voluntária, comparável a um recalcamento. As condutas Beta são aquelas em que o indivíduo considera esses fatores componentes de condutas Alfa, porém, procura compromissos que impliquem “deslocamentos do equilíbrio” do sistema inicial. Condutas Gama caracterizam-se pela incorporação da perturbação mesma no próprio sistema; um retorno de fato, mas com “variação intrínseca” e dedutível do mesmo sistema. Consideramos bibliografia que relacionasse estágios pré-operatório, operatório e formal com os conceitos da teoria piagetiana. Análises sobre esses textos nos permitiram reunir conceituações que esclarecem, ao menos em relação à prova operatória de seriação que utilizamos como referencial para nossas reflexões, as possíveis manifestações dos diferentes tipos de conduta sobre determinada construção de conhecimento.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/58410.36311/1984-1655.2009.v2n3.584Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 3 (2009); 295-316Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 3 (2009); 295-316Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 3 (2009); 295-3161984-165510.5555/repeg.v2i3reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/584/468Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Sávio Silveira deMacedo, Lino deAlves, Ariadne DettmannGarioli, Daniele de Souza2022-02-02T16:45:48Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/584Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T16:45:48Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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