PARCERIA LÚDICA E INTERATIVIDADE ENTRE ALUNOS E EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchini, Luciane Guimarães Batistella
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mazzafera, Bernadete Lema, Vasconcelos, Mário Sérgio, Ferreira, Ronielison Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9748
Resumo: Em seu cotidiano as crianças aprendem modos de convivência por meio de ações lúdicas, uma vez ser a linguagem que permite a elas aprenderem e desenvolverem-se de modo integral e significativo. A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) considera que o professor tem papel importante no modo como organiza sua prática mediando às interações infantis. Este estudo analisou por meio de vídeo gravações a interatividade entre quinze bebês com duas educadoras, durante 15 dias, no momento da rotina escolar destinada para aplicação de atividades lúdicas. Os resultados, analisados a partir da teoria de Piaget indicaram que os bebês em interação com a educadora e1, expressaram seus esquemas corporais com movimentos imitativos de forma descontextualizada e repetitiva e com a educadora e2, que permitiu um ambiente potencializador de interação, com momentos de pausa e articulação dos esquemas construídos dos bebês, possibilitou ampliação nos esquemas de ação dos mesmos.
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