PARCERIA LÚDICA E INTERATIVIDADE ENTRE ALUNOS E EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9748 |
Resumo: | Em seu cotidiano as crianças aprendem modos de convivência por meio de ações lúdicas, uma vez ser a linguagem que permite a elas aprenderem e desenvolverem-se de modo integral e significativo. A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) considera que o professor tem papel importante no modo como organiza sua prática mediando às interações infantis. Este estudo analisou por meio de vídeo gravações a interatividade entre quinze bebês com duas educadoras, durante 15 dias, no momento da rotina escolar destinada para aplicação de atividades lúdicas. Os resultados, analisados a partir da teoria de Piaget indicaram que os bebês em interação com a educadora e1, expressaram seus esquemas corporais com movimentos imitativos de forma descontextualizada e repetitiva e com a educadora e2, que permitiu um ambiente potencializador de interação, com momentos de pausa e articulação dos esquemas construídos dos bebês, possibilitou ampliação nos esquemas de ação dos mesmos. |
id |
UNESP-35_83099f9b6473a122da1bb8ca09c1f1ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9748 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
PARCERIA LÚDICA E INTERATIVIDADE ENTRE ALUNOS E EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INFANTILEnsinoAprendizagemPráticas lúdicasEducação InfantilBebêsEm seu cotidiano as crianças aprendem modos de convivência por meio de ações lúdicas, uma vez ser a linguagem que permite a elas aprenderem e desenvolverem-se de modo integral e significativo. A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) considera que o professor tem papel importante no modo como organiza sua prática mediando às interações infantis. Este estudo analisou por meio de vídeo gravações a interatividade entre quinze bebês com duas educadoras, durante 15 dias, no momento da rotina escolar destinada para aplicação de atividades lúdicas. Os resultados, analisados a partir da teoria de Piaget indicaram que os bebês em interação com a educadora e1, expressaram seus esquemas corporais com movimentos imitativos de forma descontextualizada e repetitiva e com a educadora e2, que permitiu um ambiente potencializador de interação, com momentos de pausa e articulação dos esquemas construídos dos bebês, possibilitou ampliação nos esquemas de ação dos mesmos.Faculdade de Filosofia e Ciências2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/974810.36311/1984-1655.2019.v11n2.07.p164Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 n. 2 (2019); 164 - 187Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 No. 2 (2019); 164 - 187Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 Núm. 2 (2019); 164 - 1871984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9748/6187Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBianchini, Luciane Guimarães BatistellaMazzafera, Bernadete LemaVasconcelos, Mário SérgioFerreira, Ronielison Barbosa2022-01-31T18:26:18Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9748Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-01-31T18:26:18Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARCERIA LÚDICA E INTERATIVIDADE ENTRE ALUNOS E EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
PARCERIA LÚDICA E INTERATIVIDADE ENTRE ALUNOS E EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
PARCERIA LÚDICA E INTERATIVIDADE ENTRE ALUNOS E EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Bianchini, Luciane Guimarães Batistella Ensino Aprendizagem Práticas lúdicas Educação Infantil Bebês |
title_short |
PARCERIA LÚDICA E INTERATIVIDADE ENTRE ALUNOS E EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
PARCERIA LÚDICA E INTERATIVIDADE ENTRE ALUNOS E EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
PARCERIA LÚDICA E INTERATIVIDADE ENTRE ALUNOS E EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
PARCERIA LÚDICA E INTERATIVIDADE ENTRE ALUNOS E EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
PARCERIA LÚDICA E INTERATIVIDADE ENTRE ALUNOS E EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Bianchini, Luciane Guimarães Batistella |
author_facet |
Bianchini, Luciane Guimarães Batistella Mazzafera, Bernadete Lema Vasconcelos, Mário Sérgio Ferreira, Ronielison Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Mazzafera, Bernadete Lema Vasconcelos, Mário Sérgio Ferreira, Ronielison Barbosa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchini, Luciane Guimarães Batistella Mazzafera, Bernadete Lema Vasconcelos, Mário Sérgio Ferreira, Ronielison Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Práticas lúdicas Educação Infantil Bebês |
topic |
Ensino Aprendizagem Práticas lúdicas Educação Infantil Bebês |
description |
Em seu cotidiano as crianças aprendem modos de convivência por meio de ações lúdicas, uma vez ser a linguagem que permite a elas aprenderem e desenvolverem-se de modo integral e significativo. A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) considera que o professor tem papel importante no modo como organiza sua prática mediando às interações infantis. Este estudo analisou por meio de vídeo gravações a interatividade entre quinze bebês com duas educadoras, durante 15 dias, no momento da rotina escolar destinada para aplicação de atividades lúdicas. Os resultados, analisados a partir da teoria de Piaget indicaram que os bebês em interação com a educadora e1, expressaram seus esquemas corporais com movimentos imitativos de forma descontextualizada e repetitiva e com a educadora e2, que permitiu um ambiente potencializador de interação, com momentos de pausa e articulação dos esquemas construídos dos bebês, possibilitou ampliação nos esquemas de ação dos mesmos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9748 10.36311/1984-1655.2019.v11n2.07.p164 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9748 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2019.v11n2.07.p164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9748/6187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 n. 2 (2019); 164 - 187 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 No. 2 (2019); 164 - 187 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 Núm. 2 (2019); 164 - 187 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038601715712 |