A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14261 |
Resumo: | O presente ensaio teórico tem como finalidade apresentar a Epistemologia Genética de Jean Piaget como uma teoria do conhecimento e, a partir disso, elaborar alguns comentários acerca do ensino de temas de Astronomia no Ensino Fundamental. Para isso, tecemos alguns apontamentos de seus estudos epistemológicos acerca do desenvolvimento da inteligência, bem como relacionamos alguns conceitos piagetianos com o ensino da Astronomia na Educação Básica, a fim de compreender como a criança e o adolescente desenvolvem seus conhecimentos acerca da Astronomia. Diante dessas reflexões, observamos que, dentre os estádios operatórios concreto e formal, descritos por Piaget, há uma lacuna entre o que a criança consegue compreender e o que se espera em um ensino formal de temas de Astronomia na escola. Isso nos leva à conclusão de que este ensaio pode ser o início de um profícuo debate, proporcionando a reflexão quanto ao ensino de Ciências, sobretudo, Astronomia, na Educação Básica e as características cognitivas de crianças e adolescentes na escola. |
id |
UNESP-35_8be13c2f0d4a63943b40322a137e0d81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14261 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLAAstronomiaEpistemologia GenéticaAprendizagemEstádios do desenvolvimentoO presente ensaio teórico tem como finalidade apresentar a Epistemologia Genética de Jean Piaget como uma teoria do conhecimento e, a partir disso, elaborar alguns comentários acerca do ensino de temas de Astronomia no Ensino Fundamental. Para isso, tecemos alguns apontamentos de seus estudos epistemológicos acerca do desenvolvimento da inteligência, bem como relacionamos alguns conceitos piagetianos com o ensino da Astronomia na Educação Básica, a fim de compreender como a criança e o adolescente desenvolvem seus conhecimentos acerca da Astronomia. Diante dessas reflexões, observamos que, dentre os estádios operatórios concreto e formal, descritos por Piaget, há uma lacuna entre o que a criança consegue compreender e o que se espera em um ensino formal de temas de Astronomia na escola. Isso nos leva à conclusão de que este ensaio pode ser o início de um profícuo debate, proporcionando a reflexão quanto ao ensino de Ciências, sobretudo, Astronomia, na Educação Básica e as características cognitivas de crianças e adolescentes na escola.Faculdade de Filosofia e Ciências2023-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1426110.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p226-256Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 14 n. 2 (2022); 226-256Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 No. 2 (2022); 226-256Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 Núm. 2 (2022); 226-2561984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14261/10938Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBartelmebs, Roberta ChiesaOliveira, Vanessa Simões da SilvaFigueira, Maria Milena Tegon2023-02-24T12:07:05Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14261Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2023-02-24T12:07:05Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA |
title |
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA |
spellingShingle |
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA Bartelmebs, Roberta Chiesa Astronomia Epistemologia Genética Aprendizagem Estádios do desenvolvimento |
title_short |
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA |
title_full |
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA |
title_fullStr |
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA |
title_sort |
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA |
author |
Bartelmebs, Roberta Chiesa |
author_facet |
Bartelmebs, Roberta Chiesa Oliveira, Vanessa Simões da Silva Figueira, Maria Milena Tegon |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Vanessa Simões da Silva Figueira, Maria Milena Tegon |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bartelmebs, Roberta Chiesa Oliveira, Vanessa Simões da Silva Figueira, Maria Milena Tegon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomia Epistemologia Genética Aprendizagem Estádios do desenvolvimento |
topic |
Astronomia Epistemologia Genética Aprendizagem Estádios do desenvolvimento |
description |
O presente ensaio teórico tem como finalidade apresentar a Epistemologia Genética de Jean Piaget como uma teoria do conhecimento e, a partir disso, elaborar alguns comentários acerca do ensino de temas de Astronomia no Ensino Fundamental. Para isso, tecemos alguns apontamentos de seus estudos epistemológicos acerca do desenvolvimento da inteligência, bem como relacionamos alguns conceitos piagetianos com o ensino da Astronomia na Educação Básica, a fim de compreender como a criança e o adolescente desenvolvem seus conhecimentos acerca da Astronomia. Diante dessas reflexões, observamos que, dentre os estádios operatórios concreto e formal, descritos por Piaget, há uma lacuna entre o que a criança consegue compreender e o que se espera em um ensino formal de temas de Astronomia na escola. Isso nos leva à conclusão de que este ensaio pode ser o início de um profícuo debate, proporcionando a reflexão quanto ao ensino de Ciências, sobretudo, Astronomia, na Educação Básica e as características cognitivas de crianças e adolescentes na escola. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14261 10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p226-256 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14261 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p226-256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14261/10938 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 14 n. 2 (2022); 226-256 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 No. 2 (2022); 226-256 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 Núm. 2 (2022); 226-256 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037381173248 |