A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartelmebs, Roberta Chiesa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Vanessa Simões da Silva, Figueira, Maria Milena Tegon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14261
Resumo: O presente ensaio teórico tem como finalidade apresentar a Epistemologia Genética de Jean Piaget como uma teoria do conhecimento e, a partir disso, elaborar alguns comentários acerca do ensino de temas de Astronomia no Ensino Fundamental. Para isso, tecemos alguns apontamentos de seus estudos epistemológicos acerca do desenvolvimento da inteligência, bem como relacionamos alguns conceitos piagetianos com o ensino da Astronomia na Educação Básica, a fim de compreender como a criança e o adolescente desenvolvem seus conhecimentos acerca da Astronomia. Diante dessas reflexões, observamos que, dentre os estádios operatórios concreto e formal, descritos por Piaget, há uma lacuna entre o que a criança consegue compreender e o que se espera em um ensino formal de temas de Astronomia na escola. Isso nos leva à conclusão de que este ensaio pode ser o início de um profícuo debate, proporcionando a reflexão quanto ao ensino de Ciências, sobretudo, Astronomia, na Educação Básica e as características cognitivas de crianças e adolescentes na escola.
id UNESP-35_8be13c2f0d4a63943b40322a137e0d81
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14261
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLAAstronomiaEpistemologia GenéticaAprendizagemEstádios do desenvolvimentoO presente ensaio teórico tem como finalidade apresentar a Epistemologia Genética de Jean Piaget como uma teoria do conhecimento e, a partir disso, elaborar alguns comentários acerca do ensino de temas de Astronomia no Ensino Fundamental. Para isso, tecemos alguns apontamentos de seus estudos epistemológicos acerca do desenvolvimento da inteligência, bem como relacionamos alguns conceitos piagetianos com o ensino da Astronomia na Educação Básica, a fim de compreender como a criança e o adolescente desenvolvem seus conhecimentos acerca da Astronomia. Diante dessas reflexões, observamos que, dentre os estádios operatórios concreto e formal, descritos por Piaget, há uma lacuna entre o que a criança consegue compreender e o que se espera em um ensino formal de temas de Astronomia na escola. Isso nos leva à conclusão de que este ensaio pode ser o início de um profícuo debate, proporcionando a reflexão quanto ao ensino de Ciências, sobretudo, Astronomia, na Educação Básica e as características cognitivas de crianças e adolescentes na escola.Faculdade de Filosofia e Ciências2023-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1426110.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p226-256Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 14 n. 2 (2022); 226-256Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 No. 2 (2022); 226-256Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 Núm. 2 (2022); 226-2561984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14261/10938Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBartelmebs, Roberta ChiesaOliveira, Vanessa Simões da SilvaFigueira, Maria Milena Tegon2023-02-24T12:07:05Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14261Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2023-02-24T12:07:05Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA
title A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA
spellingShingle A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA
Bartelmebs, Roberta Chiesa
Astronomia
Epistemologia Genética
Aprendizagem
Estádios do desenvolvimento
title_short A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA
title_full A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA
title_fullStr A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA
title_full_unstemmed A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA
title_sort A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ASTRONÔMICOS NA ESCOLA
author Bartelmebs, Roberta Chiesa
author_facet Bartelmebs, Roberta Chiesa
Oliveira, Vanessa Simões da Silva
Figueira, Maria Milena Tegon
author_role author
author2 Oliveira, Vanessa Simões da Silva
Figueira, Maria Milena Tegon
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartelmebs, Roberta Chiesa
Oliveira, Vanessa Simões da Silva
Figueira, Maria Milena Tegon
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomia
Epistemologia Genética
Aprendizagem
Estádios do desenvolvimento
topic Astronomia
Epistemologia Genética
Aprendizagem
Estádios do desenvolvimento
description O presente ensaio teórico tem como finalidade apresentar a Epistemologia Genética de Jean Piaget como uma teoria do conhecimento e, a partir disso, elaborar alguns comentários acerca do ensino de temas de Astronomia no Ensino Fundamental. Para isso, tecemos alguns apontamentos de seus estudos epistemológicos acerca do desenvolvimento da inteligência, bem como relacionamos alguns conceitos piagetianos com o ensino da Astronomia na Educação Básica, a fim de compreender como a criança e o adolescente desenvolvem seus conhecimentos acerca da Astronomia. Diante dessas reflexões, observamos que, dentre os estádios operatórios concreto e formal, descritos por Piaget, há uma lacuna entre o que a criança consegue compreender e o que se espera em um ensino formal de temas de Astronomia na escola. Isso nos leva à conclusão de que este ensaio pode ser o início de um profícuo debate, proporcionando a reflexão quanto ao ensino de Ciências, sobretudo, Astronomia, na Educação Básica e as características cognitivas de crianças e adolescentes na escola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14261
10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p226-256
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14261
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2022.v14.n2.p226-256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14261/10938
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 14 n. 2 (2022); 226-256
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 No. 2 (2022); 226-256
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 14 Núm. 2 (2022); 226-256
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037381173248