DEMOCRACIA, DIFERENÇA E O AGIR REFLEXIVO: ENSAIO SOBRE AS RESISTÊNCIAS E SEUS AGENCIAMENTOS NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagni, Pedro Angelo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9391
Resumo: O presente artigo analisa a atual conjuntura democrática brasileira, discute o lugar diversidade e pelo agir reflexivo na formação ética propiciada pela escola. Após um diagnóstico do presente à luz dos estudos acerca da biopolítica da po-pulação, apontamos a diferença ética e o julgar reflexivo agenciado pelo encontro com os corpos e os povos que resistem ao governo identitário produzido no neoliberalismo. Com isso objetivamos mostrar uma necessária reversão do olhar acerca da formação ética na escola, primando por dar maior visibilidade a essas formas de vida e vendo em suas supostas monstruosidades a esperança de alguma possibilidade de humanização no presente.
id UNESP-35_afe75db4e3211b18726a12a976ce7b7d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/9391
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling DEMOCRACIA, DIFERENÇA E O AGIR REFLEXIVO: ENSAIO SOBRE AS RESISTÊNCIAS E SEUS AGENCIAMENTOS NA ESCOLABiopolíticaIngovernávelFormação éticaEscolaO presente artigo analisa a atual conjuntura democrática brasileira, discute o lugar diversidade e pelo agir reflexivo na formação ética propiciada pela escola. Após um diagnóstico do presente à luz dos estudos acerca da biopolítica da po-pulação, apontamos a diferença ética e o julgar reflexivo agenciado pelo encontro com os corpos e os povos que resistem ao governo identitário produzido no neoliberalismo. Com isso objetivamos mostrar uma necessária reversão do olhar acerca da formação ética na escola, primando por dar maior visibilidade a essas formas de vida e vendo em suas supostas monstruosidades a esperança de alguma possibilidade de humanização no presente.Faculdade de Filosofia e Ciências2019-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/939110.36311/1984-1655.2019.v11esp2.08.p160Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 (2019): Edição Especial; 162 - 191Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 162 - 191Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 162 - 1911984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9391/14634Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessPagni, Pedro Angelo2023-06-03T11:17:25Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/9391Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2023-06-03T11:17:25Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv DEMOCRACIA, DIFERENÇA E O AGIR REFLEXIVO: ENSAIO SOBRE AS RESISTÊNCIAS E SEUS AGENCIAMENTOS NA ESCOLA
title DEMOCRACIA, DIFERENÇA E O AGIR REFLEXIVO: ENSAIO SOBRE AS RESISTÊNCIAS E SEUS AGENCIAMENTOS NA ESCOLA
spellingShingle DEMOCRACIA, DIFERENÇA E O AGIR REFLEXIVO: ENSAIO SOBRE AS RESISTÊNCIAS E SEUS AGENCIAMENTOS NA ESCOLA
Pagni, Pedro Angelo
Biopolítica
Ingovernável
Formação ética
Escola
title_short DEMOCRACIA, DIFERENÇA E O AGIR REFLEXIVO: ENSAIO SOBRE AS RESISTÊNCIAS E SEUS AGENCIAMENTOS NA ESCOLA
title_full DEMOCRACIA, DIFERENÇA E O AGIR REFLEXIVO: ENSAIO SOBRE AS RESISTÊNCIAS E SEUS AGENCIAMENTOS NA ESCOLA
title_fullStr DEMOCRACIA, DIFERENÇA E O AGIR REFLEXIVO: ENSAIO SOBRE AS RESISTÊNCIAS E SEUS AGENCIAMENTOS NA ESCOLA
title_full_unstemmed DEMOCRACIA, DIFERENÇA E O AGIR REFLEXIVO: ENSAIO SOBRE AS RESISTÊNCIAS E SEUS AGENCIAMENTOS NA ESCOLA
title_sort DEMOCRACIA, DIFERENÇA E O AGIR REFLEXIVO: ENSAIO SOBRE AS RESISTÊNCIAS E SEUS AGENCIAMENTOS NA ESCOLA
author Pagni, Pedro Angelo
author_facet Pagni, Pedro Angelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagni, Pedro Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv Biopolítica
Ingovernável
Formação ética
Escola
topic Biopolítica
Ingovernável
Formação ética
Escola
description O presente artigo analisa a atual conjuntura democrática brasileira, discute o lugar diversidade e pelo agir reflexivo na formação ética propiciada pela escola. Após um diagnóstico do presente à luz dos estudos acerca da biopolítica da po-pulação, apontamos a diferença ética e o julgar reflexivo agenciado pelo encontro com os corpos e os povos que resistem ao governo identitário produzido no neoliberalismo. Com isso objetivamos mostrar uma necessária reversão do olhar acerca da formação ética na escola, primando por dar maior visibilidade a essas formas de vida e vendo em suas supostas monstruosidades a esperança de alguma possibilidade de humanização no presente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9391
10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.08.p160
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9391
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2019.v11esp2.08.p160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9391/14634
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 (2019): Edição Especial; 162 - 191
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 162 - 191
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 (2019): Edição Especial; 162 - 191
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037327695872