Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alisson Henrique
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Trintin, Renata Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6776
Resumo: A pesquisa objetivou analisar qualitativamente as noções básicas de Astronomia dos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de algumas escolas da rede particular de Maringá, PR, por meio de um questionário elaborado pelos pesquisadores. Em sequência, este foi encaminhado para diversos professores da etapa. O trabalho pretendeu destacar alguns conceitos exigidos no currículo da etapa selecionada, segundo a legislação municipal, além de relatar alguns conceitos que os professores devem ensinar, a partir das características de suas formações de acordo com as respostas do questionário. Os dados obtidos que foram submetidos a análise de conteúdo (BARDIN, 2000) e divididos em duas Unidades de Significados; a primeira diz respeito ao conhecimento amplo sobre o trabalho que tal professor executa com relação ao conteúdo de Astronomia e à sua formação e a segunda trata de conhecimentos específicos sobre Astronomia. A análise concluiu que nenhum professor teve formação específica na área. Faz- se necessário destacar o pouco conhecimento que os participantes possuem sobre Astronomia com relação a rotação e translação da Terra tanto como relatado no questionário em que foram apresentadas suas respectivas formações, em específico, a formação inicial, considerada fraca, ou até nula, desses profissionais sobre os conteúdos de Astronomia. Entende-se que tal falha de formação de professores reflete diretamente em suas aulas, assim, é recomendável que durante sua formação inicial, o licenciando seja inserido em uma análise crítica sobre o ensino de Astronomia e busque superar o senso comum.
id UTFPR-13_7b3394556116879d797babb75129c60c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6776
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamentalEducação; Ensino-AprendizagemAstronomia; Formação de professores; Anos iniciais do ensino fundamentalA pesquisa objetivou analisar qualitativamente as noções básicas de Astronomia dos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de algumas escolas da rede particular de Maringá, PR, por meio de um questionário elaborado pelos pesquisadores. Em sequência, este foi encaminhado para diversos professores da etapa. O trabalho pretendeu destacar alguns conceitos exigidos no currículo da etapa selecionada, segundo a legislação municipal, além de relatar alguns conceitos que os professores devem ensinar, a partir das características de suas formações de acordo com as respostas do questionário. Os dados obtidos que foram submetidos a análise de conteúdo (BARDIN, 2000) e divididos em duas Unidades de Significados; a primeira diz respeito ao conhecimento amplo sobre o trabalho que tal professor executa com relação ao conteúdo de Astronomia e à sua formação e a segunda trata de conhecimentos específicos sobre Astronomia. A análise concluiu que nenhum professor teve formação específica na área. Faz- se necessário destacar o pouco conhecimento que os participantes possuem sobre Astronomia com relação a rotação e translação da Terra tanto como relatado no questionário em que foram apresentadas suas respectivas formações, em específico, a formação inicial, considerada fraca, ou até nula, desses profissionais sobre os conteúdos de Astronomia. Entende-se que tal falha de formação de professores reflete diretamente em suas aulas, assim, é recomendável que durante sua formação inicial, o licenciando seja inserido em uma análise crítica sobre o ensino de Astronomia e busque superar o senso comum.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)ParticipantesCAPESSilva, Alisson HenriqueTrintin, Renata Silva2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/677610.3895/actio.v2n1.6776ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 304-320ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 304-3202525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6776/4368Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:23Zoai:periodicos.utfpr:article/6776Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:23Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Silva, Alisson Henrique
Educação; Ensino-Aprendizagem
Astronomia; Formação de professores; Anos iniciais do ensino fundamental
title_short Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
author Silva, Alisson Henrique
author_facet Silva, Alisson Henrique
Trintin, Renata Silva
author_role author
author2 Trintin, Renata Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Participantes
CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alisson Henrique
Trintin, Renata Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-Aprendizagem
Astronomia; Formação de professores; Anos iniciais do ensino fundamental
topic Educação; Ensino-Aprendizagem
Astronomia; Formação de professores; Anos iniciais do ensino fundamental
description A pesquisa objetivou analisar qualitativamente as noções básicas de Astronomia dos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de algumas escolas da rede particular de Maringá, PR, por meio de um questionário elaborado pelos pesquisadores. Em sequência, este foi encaminhado para diversos professores da etapa. O trabalho pretendeu destacar alguns conceitos exigidos no currículo da etapa selecionada, segundo a legislação municipal, além de relatar alguns conceitos que os professores devem ensinar, a partir das características de suas formações de acordo com as respostas do questionário. Os dados obtidos que foram submetidos a análise de conteúdo (BARDIN, 2000) e divididos em duas Unidades de Significados; a primeira diz respeito ao conhecimento amplo sobre o trabalho que tal professor executa com relação ao conteúdo de Astronomia e à sua formação e a segunda trata de conhecimentos específicos sobre Astronomia. A análise concluiu que nenhum professor teve formação específica na área. Faz- se necessário destacar o pouco conhecimento que os participantes possuem sobre Astronomia com relação a rotação e translação da Terra tanto como relatado no questionário em que foram apresentadas suas respectivas formações, em específico, a formação inicial, considerada fraca, ou até nula, desses profissionais sobre os conteúdos de Astronomia. Entende-se que tal falha de formação de professores reflete diretamente em suas aulas, assim, é recomendável que durante sua formação inicial, o licenciando seja inserido em uma análise crítica sobre o ensino de Astronomia e busque superar o senso comum.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6776
10.3895/actio.v2n1.6776
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6776
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6776/4368
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 304-320
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 304-320
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985805459456