Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6776 |
Resumo: | A pesquisa objetivou analisar qualitativamente as noções básicas de Astronomia dos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de algumas escolas da rede particular de Maringá, PR, por meio de um questionário elaborado pelos pesquisadores. Em sequência, este foi encaminhado para diversos professores da etapa. O trabalho pretendeu destacar alguns conceitos exigidos no currículo da etapa selecionada, segundo a legislação municipal, além de relatar alguns conceitos que os professores devem ensinar, a partir das características de suas formações de acordo com as respostas do questionário. Os dados obtidos que foram submetidos a análise de conteúdo (BARDIN, 2000) e divididos em duas Unidades de Significados; a primeira diz respeito ao conhecimento amplo sobre o trabalho que tal professor executa com relação ao conteúdo de Astronomia e à sua formação e a segunda trata de conhecimentos específicos sobre Astronomia. A análise concluiu que nenhum professor teve formação específica na área. Faz- se necessário destacar o pouco conhecimento que os participantes possuem sobre Astronomia com relação a rotação e translação da Terra tanto como relatado no questionário em que foram apresentadas suas respectivas formações, em específico, a formação inicial, considerada fraca, ou até nula, desses profissionais sobre os conteúdos de Astronomia. Entende-se que tal falha de formação de professores reflete diretamente em suas aulas, assim, é recomendável que durante sua formação inicial, o licenciando seja inserido em uma análise crítica sobre o ensino de Astronomia e busque superar o senso comum. |
id |
UTFPR-13_7b3394556116879d797babb75129c60c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6776 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamentalEducação; Ensino-AprendizagemAstronomia; Formação de professores; Anos iniciais do ensino fundamentalA pesquisa objetivou analisar qualitativamente as noções básicas de Astronomia dos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de algumas escolas da rede particular de Maringá, PR, por meio de um questionário elaborado pelos pesquisadores. Em sequência, este foi encaminhado para diversos professores da etapa. O trabalho pretendeu destacar alguns conceitos exigidos no currículo da etapa selecionada, segundo a legislação municipal, além de relatar alguns conceitos que os professores devem ensinar, a partir das características de suas formações de acordo com as respostas do questionário. Os dados obtidos que foram submetidos a análise de conteúdo (BARDIN, 2000) e divididos em duas Unidades de Significados; a primeira diz respeito ao conhecimento amplo sobre o trabalho que tal professor executa com relação ao conteúdo de Astronomia e à sua formação e a segunda trata de conhecimentos específicos sobre Astronomia. A análise concluiu que nenhum professor teve formação específica na área. Faz- se necessário destacar o pouco conhecimento que os participantes possuem sobre Astronomia com relação a rotação e translação da Terra tanto como relatado no questionário em que foram apresentadas suas respectivas formações, em específico, a formação inicial, considerada fraca, ou até nula, desses profissionais sobre os conteúdos de Astronomia. Entende-se que tal falha de formação de professores reflete diretamente em suas aulas, assim, é recomendável que durante sua formação inicial, o licenciando seja inserido em uma análise crítica sobre o ensino de Astronomia e busque superar o senso comum.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)ParticipantesCAPESSilva, Alisson HenriqueTrintin, Renata Silva2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/677610.3895/actio.v2n1.6776ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 304-320ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 304-3202525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6776/4368Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:23Zoai:periodicos.utfpr:article/6776Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:23Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental Silva, Alisson Henrique Educação; Ensino-Aprendizagem Astronomia; Formação de professores; Anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Uma análise qualitativa dos conceitos básicos de astronomia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Silva, Alisson Henrique |
author_facet |
Silva, Alisson Henrique Trintin, Renata Silva |
author_role |
author |
author2 |
Trintin, Renata Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Participantes CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alisson Henrique Trintin, Renata Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino-Aprendizagem Astronomia; Formação de professores; Anos iniciais do ensino fundamental |
topic |
Educação; Ensino-Aprendizagem Astronomia; Formação de professores; Anos iniciais do ensino fundamental |
description |
A pesquisa objetivou analisar qualitativamente as noções básicas de Astronomia dos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de algumas escolas da rede particular de Maringá, PR, por meio de um questionário elaborado pelos pesquisadores. Em sequência, este foi encaminhado para diversos professores da etapa. O trabalho pretendeu destacar alguns conceitos exigidos no currículo da etapa selecionada, segundo a legislação municipal, além de relatar alguns conceitos que os professores devem ensinar, a partir das características de suas formações de acordo com as respostas do questionário. Os dados obtidos que foram submetidos a análise de conteúdo (BARDIN, 2000) e divididos em duas Unidades de Significados; a primeira diz respeito ao conhecimento amplo sobre o trabalho que tal professor executa com relação ao conteúdo de Astronomia e à sua formação e a segunda trata de conhecimentos específicos sobre Astronomia. A análise concluiu que nenhum professor teve formação específica na área. Faz- se necessário destacar o pouco conhecimento que os participantes possuem sobre Astronomia com relação a rotação e translação da Terra tanto como relatado no questionário em que foram apresentadas suas respectivas formações, em específico, a formação inicial, considerada fraca, ou até nula, desses profissionais sobre os conteúdos de Astronomia. Entende-se que tal falha de formação de professores reflete diretamente em suas aulas, assim, é recomendável que durante sua formação inicial, o licenciando seja inserido em uma análise crítica sobre o ensino de Astronomia e busque superar o senso comum. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6776 10.3895/actio.v2n1.6776 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6776 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n1.6776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6776/4368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 304-320 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 304-320 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985805459456 |