OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koga, Viviane Terezinha
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rosso, Ademir José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14910
Resumo: Práticas de educação moral são analisadas em quatro escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa/PR a fim de compreender o seu impacto no desenvolvimento moral dos alunos. A fundamentação teórica está na Teoria do Desenvolvimento Moral, de Piaget e nas Práticas Morais, de Puig. A coleta dos dados foi realizada mediante a observação de 58 aulas em turmas do 9º ano do ensino fundamental. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo, considerando dois eixos distintos: os aspectos didático-pedagógicos e os aspectos morais. Os resultados evidenciaram que as aulas, em sua maioria, são expositivas, transmissivas e conteudistas. As práticas morais se dão, principalmente, a partir de conduções verbais e do estabelecimento de normas unilaterais, construídas sem a participação efetiva dos alunos, o que contribui para a permanência da heteronomia e para a manutenção dos problemas morais nas escolas estaduais.
id UNESP-35_ccd31a3c8d3225a3f21e2e526d1347e5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14910
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULAValoresAlunosEscola PúblicaPráticas de educação moral são analisadas em quatro escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa/PR a fim de compreender o seu impacto no desenvolvimento moral dos alunos. A fundamentação teórica está na Teoria do Desenvolvimento Moral, de Piaget e nas Práticas Morais, de Puig. A coleta dos dados foi realizada mediante a observação de 58 aulas em turmas do 9º ano do ensino fundamental. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo, considerando dois eixos distintos: os aspectos didático-pedagógicos e os aspectos morais. Os resultados evidenciaram que as aulas, em sua maioria, são expositivas, transmissivas e conteudistas. As práticas morais se dão, principalmente, a partir de conduções verbais e do estabelecimento de normas unilaterais, construídas sem a participação efetiva dos alunos, o que contribui para a permanência da heteronomia e para a manutenção dos problemas morais nas escolas estaduais.Faculdade de Filosofia e Ciências2023-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1491010.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p208-239Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 1 (2023); 208-239Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 1 (2023); 208-239Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 1 (2023); 208-2391984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14910/15024Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessKoga, Viviane TerezinhaRosso, Ademir José2023-10-30T12:53:18Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14910Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2023-10-30T12:53:18Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA
title OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA
spellingShingle OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA
Koga, Viviane Terezinha
Valores
Alunos
Escola Pública
title_short OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA
title_full OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA
title_fullStr OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA
title_sort OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA
author Koga, Viviane Terezinha
author_facet Koga, Viviane Terezinha
Rosso, Ademir José
author_role author
author2 Rosso, Ademir José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koga, Viviane Terezinha
Rosso, Ademir José
dc.subject.por.fl_str_mv Valores
Alunos
Escola Pública
topic Valores
Alunos
Escola Pública
description Práticas de educação moral são analisadas em quatro escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa/PR a fim de compreender o seu impacto no desenvolvimento moral dos alunos. A fundamentação teórica está na Teoria do Desenvolvimento Moral, de Piaget e nas Práticas Morais, de Puig. A coleta dos dados foi realizada mediante a observação de 58 aulas em turmas do 9º ano do ensino fundamental. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo, considerando dois eixos distintos: os aspectos didático-pedagógicos e os aspectos morais. Os resultados evidenciaram que as aulas, em sua maioria, são expositivas, transmissivas e conteudistas. As práticas morais se dão, principalmente, a partir de conduções verbais e do estabelecimento de normas unilaterais, construídas sem a participação efetiva dos alunos, o que contribui para a permanência da heteronomia e para a manutenção dos problemas morais nas escolas estaduais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14910
10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p208-239
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14910
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p208-239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14910/15024
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 1 (2023); 208-239
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 1 (2023); 208-239
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 1 (2023); 208-239
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037404241920