OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14910 |
Resumo: | Práticas de educação moral são analisadas em quatro escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa/PR a fim de compreender o seu impacto no desenvolvimento moral dos alunos. A fundamentação teórica está na Teoria do Desenvolvimento Moral, de Piaget e nas Práticas Morais, de Puig. A coleta dos dados foi realizada mediante a observação de 58 aulas em turmas do 9º ano do ensino fundamental. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo, considerando dois eixos distintos: os aspectos didático-pedagógicos e os aspectos morais. Os resultados evidenciaram que as aulas, em sua maioria, são expositivas, transmissivas e conteudistas. As práticas morais se dão, principalmente, a partir de conduções verbais e do estabelecimento de normas unilaterais, construídas sem a participação efetiva dos alunos, o que contribui para a permanência da heteronomia e para a manutenção dos problemas morais nas escolas estaduais. |
id |
UNESP-35_ccd31a3c8d3225a3f21e2e526d1347e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14910 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULAValoresAlunosEscola PúblicaPráticas de educação moral são analisadas em quatro escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa/PR a fim de compreender o seu impacto no desenvolvimento moral dos alunos. A fundamentação teórica está na Teoria do Desenvolvimento Moral, de Piaget e nas Práticas Morais, de Puig. A coleta dos dados foi realizada mediante a observação de 58 aulas em turmas do 9º ano do ensino fundamental. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo, considerando dois eixos distintos: os aspectos didático-pedagógicos e os aspectos morais. Os resultados evidenciaram que as aulas, em sua maioria, são expositivas, transmissivas e conteudistas. As práticas morais se dão, principalmente, a partir de conduções verbais e do estabelecimento de normas unilaterais, construídas sem a participação efetiva dos alunos, o que contribui para a permanência da heteronomia e para a manutenção dos problemas morais nas escolas estaduais.Faculdade de Filosofia e Ciências2023-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1491010.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p208-239Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 1 (2023); 208-239Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 1 (2023); 208-239Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 1 (2023); 208-2391984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14910/15024Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessKoga, Viviane TerezinhaRosso, Ademir José2023-10-30T12:53:18Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/14910Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2023-10-30T12:53:18Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA |
title |
OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA Koga, Viviane Terezinha Valores Alunos Escola Pública |
title_short |
OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA |
title_full |
OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA |
title_sort |
OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS MORAIS EM SALA DE AULA |
author |
Koga, Viviane Terezinha |
author_facet |
Koga, Viviane Terezinha Rosso, Ademir José |
author_role |
author |
author2 |
Rosso, Ademir José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koga, Viviane Terezinha Rosso, Ademir José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valores Alunos Escola Pública |
topic |
Valores Alunos Escola Pública |
description |
Práticas de educação moral são analisadas em quatro escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa/PR a fim de compreender o seu impacto no desenvolvimento moral dos alunos. A fundamentação teórica está na Teoria do Desenvolvimento Moral, de Piaget e nas Práticas Morais, de Puig. A coleta dos dados foi realizada mediante a observação de 58 aulas em turmas do 9º ano do ensino fundamental. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo, considerando dois eixos distintos: os aspectos didático-pedagógicos e os aspectos morais. Os resultados evidenciaram que as aulas, em sua maioria, são expositivas, transmissivas e conteudistas. As práticas morais se dão, principalmente, a partir de conduções verbais e do estabelecimento de normas unilaterais, construídas sem a participação efetiva dos alunos, o que contribui para a permanência da heteronomia e para a manutenção dos problemas morais nas escolas estaduais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14910 10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p208-239 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14910 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2023.v15.n1.p208-239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/14910/15024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 1 (2023); 208-239 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 1 (2023); 208-239 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 1 (2023); 208-239 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037404241920 |