Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona, Aline Silva de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo, Fagundes, Léa da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3573
Resumo: O artigo é um apontamento teórico e prático (estudo de caso) sobre a metodologia de pesquisa colaborativa, desde sua ação, planejamento e procedimentos para a análise dos dados. Este apontamento está alicerçado em uma pesquisa de doutorado realizada com estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório, em 2012, que visava à compreensão do processo de aprendizagem dos conceitos de Matemática através da cooperação proporcionada pelas tecnologias digitais online, no caso, a rede social Facebook. O objetivo deste artigo é mostrar a articulação construída entre os conceitos de 'cooperação' e 'abstração reflexionante' como uma forma de analisar o processo de aprendizagem dos conceitos de matemática dos estudantes, interagindo num espaço mediado pelas tecnologias digitais online. Esses conceitos estão ancorados em conceitos teóricos de Jean Piaget. Dentre os resultados deste apontamento apresentamos uma nova visão sobre o processo de construção do conhecimento de Matemática na Escola Básica que explora as tecnologias digitais online como recurso didático-pedagógico.
id UNESP-35_d26deb64edb8113ea70968f3634fe3e7
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3573
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais OnlineMetodologia Colaborativa, Cooperação, Tecnologias Digitais Online, Construção do Conhecimento, Educação Matemática.O artigo é um apontamento teórico e prático (estudo de caso) sobre a metodologia de pesquisa colaborativa, desde sua ação, planejamento e procedimentos para a análise dos dados. Este apontamento está alicerçado em uma pesquisa de doutorado realizada com estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório, em 2012, que visava à compreensão do processo de aprendizagem dos conceitos de Matemática através da cooperação proporcionada pelas tecnologias digitais online, no caso, a rede social Facebook. O objetivo deste artigo é mostrar a articulação construída entre os conceitos de 'cooperação' e 'abstração reflexionante' como uma forma de analisar o processo de aprendizagem dos conceitos de matemática dos estudantes, interagindo num espaço mediado pelas tecnologias digitais online. Esses conceitos estão ancorados em conceitos teóricos de Jean Piaget. Dentre os resultados deste apontamento apresentamos uma nova visão sobre o processo de construção do conhecimento de Matemática na Escola Básica que explora as tecnologias digitais online como recurso didático-pedagógico.Faculdade de Filosofia e Ciências2014-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/357310.36311/1984-1655.2013.v5n2.p81-102Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 n. 2 (2013); 81-102Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 No. 2 (2013); 81-102Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 81-1021984-165510.5555/repeg.v5i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3573/2762Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBona, Aline Silva deBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2022-02-07T17:17:42Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3573Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T17:17:42Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online
title Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online
spellingShingle Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online
Bona, Aline Silva de
Metodologia Colaborativa, Cooperação, Tecnologias Digitais Online, Construção do Conhecimento, Educação Matemática.
title_short Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online
title_full Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online
title_fullStr Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online
title_full_unstemmed Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online
title_sort Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online
author Bona, Aline Silva de
author_facet Bona, Aline Silva de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bona, Aline Silva de
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Fagundes, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia Colaborativa, Cooperação, Tecnologias Digitais Online, Construção do Conhecimento, Educação Matemática.
topic Metodologia Colaborativa, Cooperação, Tecnologias Digitais Online, Construção do Conhecimento, Educação Matemática.
description O artigo é um apontamento teórico e prático (estudo de caso) sobre a metodologia de pesquisa colaborativa, desde sua ação, planejamento e procedimentos para a análise dos dados. Este apontamento está alicerçado em uma pesquisa de doutorado realizada com estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório, em 2012, que visava à compreensão do processo de aprendizagem dos conceitos de Matemática através da cooperação proporcionada pelas tecnologias digitais online, no caso, a rede social Facebook. O objetivo deste artigo é mostrar a articulação construída entre os conceitos de 'cooperação' e 'abstração reflexionante' como uma forma de analisar o processo de aprendizagem dos conceitos de matemática dos estudantes, interagindo num espaço mediado pelas tecnologias digitais online. Esses conceitos estão ancorados em conceitos teóricos de Jean Piaget. Dentre os resultados deste apontamento apresentamos uma nova visão sobre o processo de construção do conhecimento de Matemática na Escola Básica que explora as tecnologias digitais online como recurso didático-pedagógico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3573
10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p81-102
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3573
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p81-102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3573/2762
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 n. 2 (2013); 81-102
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 No. 2 (2013); 81-102
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 81-102
1984-1655
10.5555/repeg.v5i2
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037860372480