Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3573 |
Resumo: | O artigo é um apontamento teórico e prático (estudo de caso) sobre a metodologia de pesquisa colaborativa, desde sua ação, planejamento e procedimentos para a análise dos dados. Este apontamento está alicerçado em uma pesquisa de doutorado realizada com estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório, em 2012, que visava à compreensão do processo de aprendizagem dos conceitos de Matemática através da cooperação proporcionada pelas tecnologias digitais online, no caso, a rede social Facebook. O objetivo deste artigo é mostrar a articulação construída entre os conceitos de 'cooperação' e 'abstração reflexionante' como uma forma de analisar o processo de aprendizagem dos conceitos de matemática dos estudantes, interagindo num espaço mediado pelas tecnologias digitais online. Esses conceitos estão ancorados em conceitos teóricos de Jean Piaget. Dentre os resultados deste apontamento apresentamos uma nova visão sobre o processo de construção do conhecimento de Matemática na Escola Básica que explora as tecnologias digitais online como recurso didático-pedagógico. |
id |
UNESP-35_d26deb64edb8113ea70968f3634fe3e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3573 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais OnlineMetodologia Colaborativa, Cooperação, Tecnologias Digitais Online, Construção do Conhecimento, Educação Matemática.O artigo é um apontamento teórico e prático (estudo de caso) sobre a metodologia de pesquisa colaborativa, desde sua ação, planejamento e procedimentos para a análise dos dados. Este apontamento está alicerçado em uma pesquisa de doutorado realizada com estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório, em 2012, que visava à compreensão do processo de aprendizagem dos conceitos de Matemática através da cooperação proporcionada pelas tecnologias digitais online, no caso, a rede social Facebook. O objetivo deste artigo é mostrar a articulação construída entre os conceitos de 'cooperação' e 'abstração reflexionante' como uma forma de analisar o processo de aprendizagem dos conceitos de matemática dos estudantes, interagindo num espaço mediado pelas tecnologias digitais online. Esses conceitos estão ancorados em conceitos teóricos de Jean Piaget. Dentre os resultados deste apontamento apresentamos uma nova visão sobre o processo de construção do conhecimento de Matemática na Escola Básica que explora as tecnologias digitais online como recurso didático-pedagógico.Faculdade de Filosofia e Ciências2014-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/357310.36311/1984-1655.2013.v5n2.p81-102Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 n. 2 (2013); 81-102Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 No. 2 (2013); 81-102Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 81-1021984-165510.5555/repeg.v5i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3573/2762Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBona, Aline Silva deBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2022-02-07T17:17:42Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3573Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T17:17:42Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online |
title |
Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online |
spellingShingle |
Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online Bona, Aline Silva de Metodologia Colaborativa, Cooperação, Tecnologias Digitais Online, Construção do Conhecimento, Educação Matemática. |
title_short |
Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online |
title_full |
Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online |
title_fullStr |
Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online |
title_full_unstemmed |
Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online |
title_sort |
Cooperar e Abstrair:: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online |
author |
Bona, Aline Silva de |
author_facet |
Bona, Aline Silva de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bona, Aline Silva de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia Colaborativa, Cooperação, Tecnologias Digitais Online, Construção do Conhecimento, Educação Matemática. |
topic |
Metodologia Colaborativa, Cooperação, Tecnologias Digitais Online, Construção do Conhecimento, Educação Matemática. |
description |
O artigo é um apontamento teórico e prático (estudo de caso) sobre a metodologia de pesquisa colaborativa, desde sua ação, planejamento e procedimentos para a análise dos dados. Este apontamento está alicerçado em uma pesquisa de doutorado realizada com estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório, em 2012, que visava à compreensão do processo de aprendizagem dos conceitos de Matemática através da cooperação proporcionada pelas tecnologias digitais online, no caso, a rede social Facebook. O objetivo deste artigo é mostrar a articulação construída entre os conceitos de 'cooperação' e 'abstração reflexionante' como uma forma de analisar o processo de aprendizagem dos conceitos de matemática dos estudantes, interagindo num espaço mediado pelas tecnologias digitais online. Esses conceitos estão ancorados em conceitos teóricos de Jean Piaget. Dentre os resultados deste apontamento apresentamos uma nova visão sobre o processo de construção do conhecimento de Matemática na Escola Básica que explora as tecnologias digitais online como recurso didático-pedagógico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3573 10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p81-102 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3573 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p81-102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3573/2762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 n. 2 (2013); 81-102 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 No. 2 (2013); 81-102 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 81-102 1984-1655 10.5555/repeg.v5i2 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037860372480 |