O PROEJA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO E DO CURRÍCULO INTEGRADO: ENTRE A EMANCIPAÇÃO E A DESEMANCIPAÇÃO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Org & Demo (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6523 |
Resumo: | Pretende-se analisar, neste artigo, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/ PROEJA. Para tanto, buscou-se desenvolver uma análise da estrutura jurídico-política brasileira naquilo que diz respeito ao sistema educacional, materializado na forma dos Decretos voltados para a Formação Técnica e Profissional no Brasil no período de 1996 a 2006. Tratar-se-ia, portanto, de abordar as possíveis tendências mercadológicas e ideológicas de uma “nova” política de Educação Profissional, visto que a ideia do PROEJA parece estar basicamente interligada aos interesses das classes dominantes e a fragmentação entre o saber acadêmico propedêutico e o saber tecnológico aligeirado, na medida em que aponta elementos e variáveis que reforçam o dualismo educacional histórico e estrutural do sistema educacional brasileiro, visto que em diversos momentos históricos não somente aprofundou, mas instituiu normativamente a cisão entre uma educação voltada as classes dominantes e outra as classes trabalhadoras e demais classes subalternas. Para entender os planos e programas de educação profissional do período histórico demarcado foi necessário compreender a manutenção de práticas do Decreto nº 2.208/97, bem como do Decreto nº 5.154/04. Sobre o PROEJA foram interpretados e discutidos artigos do Decreto nº 5.478/2005 e Decreto nº 5.840/2006. Tratar-se-ia, portanto, de um trabalho que buscou construir uma discussão teórica, a partir da análise de diversas fontes documentais, como forma de elucidar as questões acerca do objeto de estudo em questão. |
id |
UNESP-36_037843d2dac579f8f1add5e5b64254f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/6523 |
network_acronym_str |
UNESP-36 |
network_name_str |
Org & Demo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROEJA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO E DO CURRÍCULO INTEGRADO: ENTRE A EMANCIPAÇÃO E A DESEMANCIPAÇÃO.formaçãocurrículo integradoeducação tecnológicaescola ativaPretende-se analisar, neste artigo, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/ PROEJA. Para tanto, buscou-se desenvolver uma análise da estrutura jurídico-política brasileira naquilo que diz respeito ao sistema educacional, materializado na forma dos Decretos voltados para a Formação Técnica e Profissional no Brasil no período de 1996 a 2006. Tratar-se-ia, portanto, de abordar as possíveis tendências mercadológicas e ideológicas de uma “nova” política de Educação Profissional, visto que a ideia do PROEJA parece estar basicamente interligada aos interesses das classes dominantes e a fragmentação entre o saber acadêmico propedêutico e o saber tecnológico aligeirado, na medida em que aponta elementos e variáveis que reforçam o dualismo educacional histórico e estrutural do sistema educacional brasileiro, visto que em diversos momentos históricos não somente aprofundou, mas instituiu normativamente a cisão entre uma educação voltada as classes dominantes e outra as classes trabalhadoras e demais classes subalternas. Para entender os planos e programas de educação profissional do período histórico demarcado foi necessário compreender a manutenção de práticas do Decreto nº 2.208/97, bem como do Decreto nº 5.154/04. Sobre o PROEJA foram interpretados e discutidos artigos do Decreto nº 5.478/2005 e Decreto nº 5.840/2006. Tratar-se-ia, portanto, de um trabalho que buscou construir uma discussão teórica, a partir da análise de diversas fontes documentais, como forma de elucidar as questões acerca do objeto de estudo em questão.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/652310.36311/1519-0110.2016.v17n2.02.p7ORG & DEMO; v. 17 n. 02 (2016); 7-26ORG & DEMO; Vol. 17 No. 02 (2016); 7-26ORG & DEMO; Vol. 17 Núm. 02 (2016); 7-262238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6523/4288Copyright (c) 2016 Revista ORG & DEMOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGOMES, Cláudia Maria FerreiraSILVA, Marcelo Lira2020-07-30T17:02:14Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/6523Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2020-07-30T17:02:14Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROEJA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO E DO CURRÍCULO INTEGRADO: ENTRE A EMANCIPAÇÃO E A DESEMANCIPAÇÃO. |
title |
O PROEJA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO E DO CURRÍCULO INTEGRADO: ENTRE A EMANCIPAÇÃO E A DESEMANCIPAÇÃO. |
spellingShingle |
O PROEJA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO E DO CURRÍCULO INTEGRADO: ENTRE A EMANCIPAÇÃO E A DESEMANCIPAÇÃO. GOMES, Cláudia Maria Ferreira formação currículo integrado educação tecnológica escola ativa |
title_short |
O PROEJA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO E DO CURRÍCULO INTEGRADO: ENTRE A EMANCIPAÇÃO E A DESEMANCIPAÇÃO. |
title_full |
O PROEJA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO E DO CURRÍCULO INTEGRADO: ENTRE A EMANCIPAÇÃO E A DESEMANCIPAÇÃO. |
title_fullStr |
O PROEJA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO E DO CURRÍCULO INTEGRADO: ENTRE A EMANCIPAÇÃO E A DESEMANCIPAÇÃO. |
title_full_unstemmed |
O PROEJA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO E DO CURRÍCULO INTEGRADO: ENTRE A EMANCIPAÇÃO E A DESEMANCIPAÇÃO. |
title_sort |
O PROEJA E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO E DO CURRÍCULO INTEGRADO: ENTRE A EMANCIPAÇÃO E A DESEMANCIPAÇÃO. |
author |
GOMES, Cláudia Maria Ferreira |
author_facet |
GOMES, Cláudia Maria Ferreira SILVA, Marcelo Lira |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Marcelo Lira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Cláudia Maria Ferreira SILVA, Marcelo Lira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação currículo integrado educação tecnológica escola ativa |
topic |
formação currículo integrado educação tecnológica escola ativa |
description |
Pretende-se analisar, neste artigo, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/ PROEJA. Para tanto, buscou-se desenvolver uma análise da estrutura jurídico-política brasileira naquilo que diz respeito ao sistema educacional, materializado na forma dos Decretos voltados para a Formação Técnica e Profissional no Brasil no período de 1996 a 2006. Tratar-se-ia, portanto, de abordar as possíveis tendências mercadológicas e ideológicas de uma “nova” política de Educação Profissional, visto que a ideia do PROEJA parece estar basicamente interligada aos interesses das classes dominantes e a fragmentação entre o saber acadêmico propedêutico e o saber tecnológico aligeirado, na medida em que aponta elementos e variáveis que reforçam o dualismo educacional histórico e estrutural do sistema educacional brasileiro, visto que em diversos momentos históricos não somente aprofundou, mas instituiu normativamente a cisão entre uma educação voltada as classes dominantes e outra as classes trabalhadoras e demais classes subalternas. Para entender os planos e programas de educação profissional do período histórico demarcado foi necessário compreender a manutenção de práticas do Decreto nº 2.208/97, bem como do Decreto nº 5.154/04. Sobre o PROEJA foram interpretados e discutidos artigos do Decreto nº 5.478/2005 e Decreto nº 5.840/2006. Tratar-se-ia, portanto, de um trabalho que buscou construir uma discussão teórica, a partir da análise de diversas fontes documentais, como forma de elucidar as questões acerca do objeto de estudo em questão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6523 10.36311/1519-0110.2016.v17n2.02.p7 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6523 |
identifier_str_mv |
10.36311/1519-0110.2016.v17n2.02.p7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/6523/4288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista ORG & DEMO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista ORG & DEMO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
ORG & DEMO; v. 17 n. 02 (2016); 7-26 ORG & DEMO; Vol. 17 No. 02 (2016); 7-26 ORG & DEMO; Vol. 17 Núm. 02 (2016); 7-26 2238-5703 1519-0110 reponame:Org & Demo (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Org & Demo (Online) |
collection |
Org & Demo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
orgdemo.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049363206242304 |