ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: FATOS E IDÉIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Org & Demo (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/420 |
Resumo: | O presente artigo analisa o tema das escolas democráticas. Procura identificar alguns fatores que contribuíram para que fossem vistas como demanda coletiva tornando-se objeto de políticas públicas governamentais. Aponta a valorização da democracia e os esforços de democratização da sociedade pós Segunda Guerra Mundial como fatores de seu surgimento. Examina as condições de sua concretização nas sociedades atuais e aponta a necessidade da constituição de sujeitos educativos coletivos dotados de vontade política e competência para o trabalho de criação dessas escolas. O aperfeiçoamento dos profissionais da educação para a construção de escolas democráticas deve contemplar a busca da formação de identidades compatíveis com uma cultura democrática onde os valores de liberdade e eqüidade orientam uma ética de respeito mútuo e diálogo. Apresenta uma experiência de parceria entre universidade e escolas de ensino básico da rede pública como exemplo de processo de busca de criação de escolas democráticas. |
id |
UNESP-36_1cf244ff0a23890aab9c53198f049a71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/420 |
network_acronym_str |
UNESP-36 |
network_name_str |
Org & Demo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: FATOS E IDÉIASEducação escolardemocraciaorganizações escolares democráticasescolas democráticas.O presente artigo analisa o tema das escolas democráticas. Procura identificar alguns fatores que contribuíram para que fossem vistas como demanda coletiva tornando-se objeto de políticas públicas governamentais. Aponta a valorização da democracia e os esforços de democratização da sociedade pós Segunda Guerra Mundial como fatores de seu surgimento. Examina as condições de sua concretização nas sociedades atuais e aponta a necessidade da constituição de sujeitos educativos coletivos dotados de vontade política e competência para o trabalho de criação dessas escolas. O aperfeiçoamento dos profissionais da educação para a construção de escolas democráticas deve contemplar a busca da formação de identidades compatíveis com uma cultura democrática onde os valores de liberdade e eqüidade orientam uma ética de respeito mútuo e diálogo. Apresenta uma experiência de parceria entre universidade e escolas de ensino básico da rede pública como exemplo de processo de busca de criação de escolas democráticas.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/42010.36311/1519-0110.2004.v5n1.420ORG & DEMO; v. 5 n. 1 (2004); 41-54ORG & DEMO; Vol. 5 No. 1 (2004); 41-54ORG & DEMO; Vol. 5 Núm. 1 (2004); 41-542238-57031519-0110reponame:Org & Demo (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/420/320Copyright (c) 2022 ORG & DEMOhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Jair Militão da2022-01-19T20:40:39Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/420Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemoPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/oaiorgdemo.marilia@unesp.br2238-57031519-0110opendoar:2022-01-19T20:40:39Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: FATOS E IDÉIAS |
title |
ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: FATOS E IDÉIAS |
spellingShingle |
ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: FATOS E IDÉIAS SILVA, Jair Militão da Educação escolar democracia organizações escolares democráticas escolas democráticas. |
title_short |
ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: FATOS E IDÉIAS |
title_full |
ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: FATOS E IDÉIAS |
title_fullStr |
ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: FATOS E IDÉIAS |
title_full_unstemmed |
ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: FATOS E IDÉIAS |
title_sort |
ESCOLAS DEMOCRÁTICAS: FATOS E IDÉIAS |
author |
SILVA, Jair Militão da |
author_facet |
SILVA, Jair Militão da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Jair Militão da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar democracia organizações escolares democráticas escolas democráticas. |
topic |
Educação escolar democracia organizações escolares democráticas escolas democráticas. |
description |
O presente artigo analisa o tema das escolas democráticas. Procura identificar alguns fatores que contribuíram para que fossem vistas como demanda coletiva tornando-se objeto de políticas públicas governamentais. Aponta a valorização da democracia e os esforços de democratização da sociedade pós Segunda Guerra Mundial como fatores de seu surgimento. Examina as condições de sua concretização nas sociedades atuais e aponta a necessidade da constituição de sujeitos educativos coletivos dotados de vontade política e competência para o trabalho de criação dessas escolas. O aperfeiçoamento dos profissionais da educação para a construção de escolas democráticas deve contemplar a busca da formação de identidades compatíveis com uma cultura democrática onde os valores de liberdade e eqüidade orientam uma ética de respeito mútuo e diálogo. Apresenta uma experiência de parceria entre universidade e escolas de ensino básico da rede pública como exemplo de processo de busca de criação de escolas democráticas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/420 10.36311/1519-0110.2004.v5n1.420 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/420 |
identifier_str_mv |
10.36311/1519-0110.2004.v5n1.420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/420/320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 ORG & DEMO http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 ORG & DEMO http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
ORG & DEMO; v. 5 n. 1 (2004); 41-54 ORG & DEMO; Vol. 5 No. 1 (2004); 41-54 ORG & DEMO; Vol. 5 Núm. 1 (2004); 41-54 2238-5703 1519-0110 reponame:Org & Demo (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Org & Demo (Online) |
collection |
Org & Demo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Org & Demo (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
orgdemo.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049362422956032 |