AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MACEIÓ, ALAGOAS
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Data de Publicação: | 2015 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Org & Demo (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/5521 |
Resumo: | esta pesquisa procurou analisar a opinião de universitários com deiciência acerca das relações interpessoais vivenciadas na educação superior. Para isto, utilizamos uma abordagem qualitativa e entrevistamos 35 universitários com tais características. Foi utilizada a análise de conteúdo, especiicadamente a temática. Os resultados revelaram que, apesar de alguns alunos com deiciência demonstrarem-sesatisfeitos com as relações estabelecidas, outros disseram estar descontentes. Os fatores que contribuíram para tal desagrado foram a ausência de apoios e de reconhecimento por parte dos órgãos diretivos. Também apontaram para preconceito manifesto nas relações sociais. Sendo assim, compreendemos que o sistema educacional de ensino superior de Maceió (AL) só poderá tornar-se um ambiente inclusivo quando houver respeito à diferença. |
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