O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6785 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou avaliar o trabalho de campo como estratégia para a promoção da educação ambiental com alunos do ensino médio. Trabalhos sobre essa temática se justificam porque, apesar do aumento de iniciativas de educação ambiental nas escolas, essas atividades ainda carecem de mais eficácia e sistematização. Compuseram a metodologia da pesquisa em questão: levantamento inicial dos significados ambientais já construídos pelos alunos, dois processos de trabalhos de campo em dois diferentes ambientes, instrumentalização teórica entre os dois momentos de trabalho de campo e entrevistas de aprofundamento com alguns alunos da turma investigada. Consideráveis mudanças foram identificadas na percepção dos estudantes após a realização dos últimos trabalhos de campo. As conclusões do estudo, pautadas pelos dados obtidos durante os trabalhos de campo e pelas entrevistas, indicaram o grande potencial do trabalho de campo para a educação ambiental quando realizado com consequente planejamento. |
id |
UNESP-3_3df9ec8cbcfb3c2712270b3d88b084ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6785 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médioEsta pesquisa objetivou avaliar o trabalho de campo como estratégia para a promoção da educação ambiental com alunos do ensino médio. Trabalhos sobre essa temática se justificam porque, apesar do aumento de iniciativas de educação ambiental nas escolas, essas atividades ainda carecem de mais eficácia e sistematização. Compuseram a metodologia da pesquisa em questão: levantamento inicial dos significados ambientais já construídos pelos alunos, dois processos de trabalhos de campo em dois diferentes ambientes, instrumentalização teórica entre os dois momentos de trabalho de campo e entrevistas de aprofundamento com alguns alunos da turma investigada. Consideráveis mudanças foram identificadas na percepção dos estudantes após a realização dos últimos trabalhos de campo. As conclusões do estudo, pautadas pelos dados obtidos durante os trabalhos de campo e pelas entrevistas, indicaram o grande potencial do trabalho de campo para a educação ambiental quando realizado com consequente planejamento.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/678510.18675/2177-580X.vol7.n1.p104-122Pesquisa em Educação Ambiental; v. 7 n. 1 (2012); 104-1222177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6785/4952Pessoa, Gustavo PereiraBraga, Rosalina Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T13:38:40Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6785Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-15T13:38:40Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio |
title |
O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio |
spellingShingle |
O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio Pessoa, Gustavo Pereira |
title_short |
O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio |
title_full |
O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio |
title_fullStr |
O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio |
title_sort |
O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio |
author |
Pessoa, Gustavo Pereira |
author_facet |
Pessoa, Gustavo Pereira Braga, Rosalina Batista |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Rosalina Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Gustavo Pereira Braga, Rosalina Batista |
description |
Esta pesquisa objetivou avaliar o trabalho de campo como estratégia para a promoção da educação ambiental com alunos do ensino médio. Trabalhos sobre essa temática se justificam porque, apesar do aumento de iniciativas de educação ambiental nas escolas, essas atividades ainda carecem de mais eficácia e sistematização. Compuseram a metodologia da pesquisa em questão: levantamento inicial dos significados ambientais já construídos pelos alunos, dois processos de trabalhos de campo em dois diferentes ambientes, instrumentalização teórica entre os dois momentos de trabalho de campo e entrevistas de aprofundamento com alguns alunos da turma investigada. Consideráveis mudanças foram identificadas na percepção dos estudantes após a realização dos últimos trabalhos de campo. As conclusões do estudo, pautadas pelos dados obtidos durante os trabalhos de campo e pelas entrevistas, indicaram o grande potencial do trabalho de campo para a educação ambiental quando realizado com consequente planejamento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6785 10.18675/2177-580X.vol7.n1.p104-122 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6785 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol7.n1.p104-122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6785/4952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 7 n. 1 (2012); 104-122 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363303313408 |