A educação ambiental em escolas de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marafiga, Débora Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256976
Resumo: A Educação Ambiental possui novas maneiras de conceber e praticar, dependendo da necessidade, do contexto, da questão a ser abordada e pode estar relacionada à diversas questões. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa foi identificar quais são as ações de Educação Ambiental praticadas nas escolas de Ensino Médio na disciplina de Biologia, e de que maneira está sendo abordada esta temática, mostrando a importância de colocar em prática a Educação Ambiental nas escolas. Foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, sites da internet, dissertações, google acadêmico, legislações, entre outros, para análise das informações e sobre as diferentes concepções de Educação Ambiental. A análise dos resultados permitiu concluir que existem ações nas escolas, porém são a partir da perspectiva tradicional, a partir de uma lógica de acúmulo de informação, sem gerar mudanças comportamentais e transformadoras e que essas ações partem na maioria das vezes por estímulo de professores das áreas das Ciências e Biologia, ainda, por vezes, a iniciativa de professores das áreas de Geografia. Também foi possível identificar que os documentos que sustentam a Educação Ambiental nas escolas são utilizados mais na teoria do que na prática. Além disso, conclui-se que aplicar a Educação Ambiental em sala de aula, exige muito mais do que apenas conteúdos, e sim engajamento de toda uma equipe, que queira transformar a escola em um lugar onde se percebe que a sustentabilidade é possível e depende de cada um de nós.
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