A educação ambiental em escolas de ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256976 |
Resumo: | A Educação Ambiental possui novas maneiras de conceber e praticar, dependendo da necessidade, do contexto, da questão a ser abordada e pode estar relacionada à diversas questões. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa foi identificar quais são as ações de Educação Ambiental praticadas nas escolas de Ensino Médio na disciplina de Biologia, e de que maneira está sendo abordada esta temática, mostrando a importância de colocar em prática a Educação Ambiental nas escolas. Foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, sites da internet, dissertações, google acadêmico, legislações, entre outros, para análise das informações e sobre as diferentes concepções de Educação Ambiental. A análise dos resultados permitiu concluir que existem ações nas escolas, porém são a partir da perspectiva tradicional, a partir de uma lógica de acúmulo de informação, sem gerar mudanças comportamentais e transformadoras e que essas ações partem na maioria das vezes por estímulo de professores das áreas das Ciências e Biologia, ainda, por vezes, a iniciativa de professores das áreas de Geografia. Também foi possível identificar que os documentos que sustentam a Educação Ambiental nas escolas são utilizados mais na teoria do que na prática. Além disso, conclui-se que aplicar a Educação Ambiental em sala de aula, exige muito mais do que apenas conteúdos, e sim engajamento de toda uma equipe, que queira transformar a escola em um lugar onde se percebe que a sustentabilidade é possível e depende de cada um de nós. |
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Marafiga, Débora OliveiraMotta, Amanda de Souza daPittol, Michele2023-04-12T03:28:20Z2021http://hdl.handle.net/10183/256976001160382A Educação Ambiental possui novas maneiras de conceber e praticar, dependendo da necessidade, do contexto, da questão a ser abordada e pode estar relacionada à diversas questões. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa foi identificar quais são as ações de Educação Ambiental praticadas nas escolas de Ensino Médio na disciplina de Biologia, e de que maneira está sendo abordada esta temática, mostrando a importância de colocar em prática a Educação Ambiental nas escolas. Foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, sites da internet, dissertações, google acadêmico, legislações, entre outros, para análise das informações e sobre as diferentes concepções de Educação Ambiental. A análise dos resultados permitiu concluir que existem ações nas escolas, porém são a partir da perspectiva tradicional, a partir de uma lógica de acúmulo de informação, sem gerar mudanças comportamentais e transformadoras e que essas ações partem na maioria das vezes por estímulo de professores das áreas das Ciências e Biologia, ainda, por vezes, a iniciativa de professores das áreas de Geografia. Também foi possível identificar que os documentos que sustentam a Educação Ambiental nas escolas são utilizados mais na teoria do que na prática. Além disso, conclui-se que aplicar a Educação Ambiental em sala de aula, exige muito mais do que apenas conteúdos, e sim engajamento de toda uma equipe, que queira transformar a escola em um lugar onde se percebe que a sustentabilidade é possível e depende de cada um de nós.Environmental education has new ways to conceive and practice, depending on the need, the context, the issue to be addressed and may be related to several issues. In this context, the objective of this research was to identify which environmental education actions practiced in high school schools in the biology discipline, and in what way this theme is being addressed, showing the importance of putting into practice environmental education in schools . Bibliographical research was conducted on books, Internet sites, dissertations, google academic, legislation, among others, for analysis of information and the different conceptions of environmental education. The analysis of the results allowed to conclude that there are actions in schools, but are from the traditional perspective, from a logic of accumulation of information, without generating behavioral and transformative changes and that these actions depart most of the time by stimulating teachers Areas of the sciences and biology, sometimes sometimes the initiative of teachers of the areas of geography. It was also possible to identify that documents supporting environmental education in schools, are used more in theory than in practice. In addition, it is concluded that applying environmental education in the classroom, requires much more than just content, but engaging all a team, who wants to transform school into a place where sustainability is perceived and depends on of each of us.application/pdfporEducação em saúde ambientalEnsino fundamental e médioEnvironmental educationSchoolsLegislationA educação ambiental em escolas de ensino médioEnvironmental education in high school schools info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160382.pdf.txt001160382.pdf.txtExtracted Texttext/plain74389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256976/2/001160382.pdf.txt4dde05ec61b018eac55f816b7ea65b96MD52ORIGINAL001160382.pdfTexto completoapplication/pdf646439http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256976/1/001160382.pdfafb22762437cfe062a0fc3bb68a8cd2aMD5110183/2569762023-08-03 03:33:53.690653oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:33:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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