Movimentos participativos e interativos na constituição de educadores ambientais pela pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galiazzi, Maria do Carmo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6194
Resumo: Este artigo faz reflexões sobre ser pesquisador no campo da EducaçãoAmbiental a partir de dois textos: “Um Olhar para a Produção de Pesquisa emEducação Ambiental”, do GT Ambiente, Sociedade e Educação da ANPPAS, deautoria de Maria Rita Avanzi, Isabel Cristina de Moura Carvalho e Luiz AntonioFerraro Jr., e “Educação Ambiental como campo de conhecimento: acontribuição das pesquisas acadêmicas para sua consolidação no Brasil”, de JorgeMegid. As reflexões aqui apresentadas se originaram da coordenação da mesaredondano V EPEA dos referidos textos e da minha participação no Programade Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. O argumento que buscodefender é que o pesquisador do campo da Educação Ambiental precisa seentender um educador ambiental se a aposta está na necessária transformação domodelo societário hegemônico, e para isso é preciso ter um pensamento críticoem relação a esse modelo societário. O processo precisa ser mediado pelapesquisa, que é o que se apresenta como contribuição para o campo da EducaçãoAmbiental como modo de intensificar processos de compreensão sobre serpesquisador e educador ambiental.
id UNESP-3_696036162e764fe84247094bf4227121
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6194
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Movimentos participativos e interativos na constituição de educadores ambientais pela pesquisaEste artigo faz reflexões sobre ser pesquisador no campo da EducaçãoAmbiental a partir de dois textos: “Um Olhar para a Produção de Pesquisa emEducação Ambiental”, do GT Ambiente, Sociedade e Educação da ANPPAS, deautoria de Maria Rita Avanzi, Isabel Cristina de Moura Carvalho e Luiz AntonioFerraro Jr., e “Educação Ambiental como campo de conhecimento: acontribuição das pesquisas acadêmicas para sua consolidação no Brasil”, de JorgeMegid. As reflexões aqui apresentadas se originaram da coordenação da mesaredondano V EPEA dos referidos textos e da minha participação no Programade Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. O argumento que buscodefender é que o pesquisador do campo da Educação Ambiental precisa seentender um educador ambiental se a aposta está na necessária transformação domodelo societário hegemônico, e para isso é preciso ter um pensamento críticoem relação a esse modelo societário. O processo precisa ser mediado pelapesquisa, que é o que se apresenta como contribuição para o campo da EducaçãoAmbiental como modo de intensificar processos de compreensão sobre serpesquisador e educador ambiental.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/619410.18675/2177-580X.vol4.n2.p111-125Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 2 (2009); 111-1252177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6194/4542Galiazzi, Maria do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:04:16Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6194Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:04:16Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimentos participativos e interativos na constituição de educadores ambientais pela pesquisa
title Movimentos participativos e interativos na constituição de educadores ambientais pela pesquisa
spellingShingle Movimentos participativos e interativos na constituição de educadores ambientais pela pesquisa
Galiazzi, Maria do Carmo
title_short Movimentos participativos e interativos na constituição de educadores ambientais pela pesquisa
title_full Movimentos participativos e interativos na constituição de educadores ambientais pela pesquisa
title_fullStr Movimentos participativos e interativos na constituição de educadores ambientais pela pesquisa
title_full_unstemmed Movimentos participativos e interativos na constituição de educadores ambientais pela pesquisa
title_sort Movimentos participativos e interativos na constituição de educadores ambientais pela pesquisa
author Galiazzi, Maria do Carmo
author_facet Galiazzi, Maria do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galiazzi, Maria do Carmo
description Este artigo faz reflexões sobre ser pesquisador no campo da EducaçãoAmbiental a partir de dois textos: “Um Olhar para a Produção de Pesquisa emEducação Ambiental”, do GT Ambiente, Sociedade e Educação da ANPPAS, deautoria de Maria Rita Avanzi, Isabel Cristina de Moura Carvalho e Luiz AntonioFerraro Jr., e “Educação Ambiental como campo de conhecimento: acontribuição das pesquisas acadêmicas para sua consolidação no Brasil”, de JorgeMegid. As reflexões aqui apresentadas se originaram da coordenação da mesaredondano V EPEA dos referidos textos e da minha participação no Programade Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. O argumento que buscodefender é que o pesquisador do campo da Educação Ambiental precisa seentender um educador ambiental se a aposta está na necessária transformação domodelo societário hegemônico, e para isso é preciso ter um pensamento críticoem relação a esse modelo societário. O processo precisa ser mediado pelapesquisa, que é o que se apresenta como contribuição para o campo da EducaçãoAmbiental como modo de intensificar processos de compreensão sobre serpesquisador e educador ambiental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6194
10.18675/2177-580X.vol4.n2.p111-125
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6194
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol4.n2.p111-125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6194/4542
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 4 n. 2 (2009); 111-125
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214362875494400