Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6160 |
Resumo: | O Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURGtem, ao longo dos últimos anos, investido na pesquisa como princípioeducativo (DEMO, 1997; GALIAZZI, 2003) da formação de educadoresambientais pesquisadores. Este texto apresenta-se nessa perspectiva e a ela seagrega a pesquisa narrativa como elemento transformador da realidade daformação de educadores ambientais. Nesse sentido, a narrativa está sendopensada como eixo articulador de diferentes atividades e como processo dereflexão sobre a própria constituição do educador ambiental, pretendendo-se estabelecer um programa de pesquisa em comunidades de aprendizagemcom os alunos, mestrandos e doutorandos do PPGEA.A primeira autora, ao ser convidada a coordenar um grupo dediscussão – GDP – sobre pesquisa na formação de educadores ambientaisno IV EPEA – Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, propôs oGDP como o desenvolvimento de um exercício de pesquisa narrativa.Por isso, o texto aqui apresentado é a aposta de uma possibilidadeda narrativa como constituidora de educadores ambientais. Para realizá-la,utilizamos especialmente o ambiente virtual como ferramenta de produçãode significados dessas histórias (www.ceamecim.furg.br/avatool2/2). Osrelatos foram produzidos pelos participantes no IV EPEA – GDPFormação de Educadores Ambientais, realizado em Rio Claro-SP, de 15 a18 de julho de 2007.Neste trabalho, apresentamos inicialmente os princípios dapesquisa narrativa permeados pelas intenções postas, assumidas pelo grupode participantes e desenvolvidas durante o GDP. Foi assim que o texto foise acrescentando de autores que produziram relatos, leram e interferiramnele. Todos os participantes contribuíram para que se alcançasse esteresultado, porém, aqueles que não se inscreveram no ambiente virtual nãopuderam ser nomeados. |
id |
UNESP-3_92d8e5f1cc2f3c6464b76cd84d0e2141 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6160 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisaO Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURGtem, ao longo dos últimos anos, investido na pesquisa como princípioeducativo (DEMO, 1997; GALIAZZI, 2003) da formação de educadoresambientais pesquisadores. Este texto apresenta-se nessa perspectiva e a ela seagrega a pesquisa narrativa como elemento transformador da realidade daformação de educadores ambientais. Nesse sentido, a narrativa está sendopensada como eixo articulador de diferentes atividades e como processo dereflexão sobre a própria constituição do educador ambiental, pretendendo-se estabelecer um programa de pesquisa em comunidades de aprendizagemcom os alunos, mestrandos e doutorandos do PPGEA.A primeira autora, ao ser convidada a coordenar um grupo dediscussão – GDP – sobre pesquisa na formação de educadores ambientaisno IV EPEA – Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, propôs oGDP como o desenvolvimento de um exercício de pesquisa narrativa.Por isso, o texto aqui apresentado é a aposta de uma possibilidadeda narrativa como constituidora de educadores ambientais. Para realizá-la,utilizamos especialmente o ambiente virtual como ferramenta de produçãode significados dessas histórias (www.ceamecim.furg.br/avatool2/2). Osrelatos foram produzidos pelos participantes no IV EPEA – GDPFormação de Educadores Ambientais, realizado em Rio Claro-SP, de 15 a18 de julho de 2007.Neste trabalho, apresentamos inicialmente os princípios dapesquisa narrativa permeados pelas intenções postas, assumidas pelo grupode participantes e desenvolvidas durante o GDP. Foi assim que o texto foise acrescentando de autores que produziram relatos, leram e interferiramnele. Todos os participantes contribuíram para que se alcançasse esteresultado, porém, aqueles que não se inscreveram no ambiente virtual nãopuderam ser nomeados.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/616010.18675/2177-580X.vol3.n1.p171-185Pesquisa em Educação Ambiental; v. 3 n. 1 (2008); 171-1852177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6160/4517Galiazzi, Maria do CarmoViveiro, AlessandraZanon, Ângela MariaMorales, Angélica Góis MüllerAbreu, Daniela Gonçalves deSim, Edna Ferreira Costa doSilveira, Felipa Pacifico Ribeiro de AssisSilva, Márcia VieiraFonseca, Nazaré Araújo daMarchiorato, Sônia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:23:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6160Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:23:18Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa |
title |
Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa |
spellingShingle |
Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa Galiazzi, Maria do Carmo |
title_short |
Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa |
title_full |
Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa |
title_fullStr |
Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa |
title_full_unstemmed |
Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa |
title_sort |
Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa |
author |
Galiazzi, Maria do Carmo |
author_facet |
Galiazzi, Maria do Carmo Viveiro, Alessandra Zanon, Ângela Maria Morales, Angélica Góis Müller Abreu, Daniela Gonçalves de Sim, Edna Ferreira Costa do Silveira, Felipa Pacifico Ribeiro de Assis Silva, Márcia Vieira Fonseca, Nazaré Araújo da Marchiorato, Sônia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Viveiro, Alessandra Zanon, Ângela Maria Morales, Angélica Góis Müller Abreu, Daniela Gonçalves de Sim, Edna Ferreira Costa do Silveira, Felipa Pacifico Ribeiro de Assis Silva, Márcia Vieira Fonseca, Nazaré Araújo da Marchiorato, Sônia Maria |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galiazzi, Maria do Carmo Viveiro, Alessandra Zanon, Ângela Maria Morales, Angélica Góis Müller Abreu, Daniela Gonçalves de Sim, Edna Ferreira Costa do Silveira, Felipa Pacifico Ribeiro de Assis Silva, Márcia Vieira Fonseca, Nazaré Araújo da Marchiorato, Sônia Maria |
description |
O Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURGtem, ao longo dos últimos anos, investido na pesquisa como princípioeducativo (DEMO, 1997; GALIAZZI, 2003) da formação de educadoresambientais pesquisadores. Este texto apresenta-se nessa perspectiva e a ela seagrega a pesquisa narrativa como elemento transformador da realidade daformação de educadores ambientais. Nesse sentido, a narrativa está sendopensada como eixo articulador de diferentes atividades e como processo dereflexão sobre a própria constituição do educador ambiental, pretendendo-se estabelecer um programa de pesquisa em comunidades de aprendizagemcom os alunos, mestrandos e doutorandos do PPGEA.A primeira autora, ao ser convidada a coordenar um grupo dediscussão – GDP – sobre pesquisa na formação de educadores ambientaisno IV EPEA – Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, propôs oGDP como o desenvolvimento de um exercício de pesquisa narrativa.Por isso, o texto aqui apresentado é a aposta de uma possibilidadeda narrativa como constituidora de educadores ambientais. Para realizá-la,utilizamos especialmente o ambiente virtual como ferramenta de produçãode significados dessas histórias (www.ceamecim.furg.br/avatool2/2). Osrelatos foram produzidos pelos participantes no IV EPEA – GDPFormação de Educadores Ambientais, realizado em Rio Claro-SP, de 15 a18 de julho de 2007.Neste trabalho, apresentamos inicialmente os princípios dapesquisa narrativa permeados pelas intenções postas, assumidas pelo grupode participantes e desenvolvidas durante o GDP. Foi assim que o texto foise acrescentando de autores que produziram relatos, leram e interferiramnele. Todos os participantes contribuíram para que se alcançasse esteresultado, porém, aqueles que não se inscreveram no ambiente virtual nãopuderam ser nomeados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6160 10.18675/2177-580X.vol3.n1.p171-185 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6160 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol3.n1.p171-185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6160/4517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 3 n. 1 (2008); 171-185 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214362841939968 |