Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caramello, Giselle Watanabe
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Strieder, Roseline Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6238
Resumo: As questões ambientais têm conquistado espaço significativo nas diversasesferas que compõem a sociedade e, nas últimas décadas, ganharam destaque noâmbito do ensino básico. Nesse contexto, a formação de professores ganha espaçonas discussões que se estabelecem. Buscando contribuir para essas discussões, opresente artigo, a partir de práticas efetivas de sala de aula vivenciadas porlicenciandos em Física, discute limites e potencialidades de se considerar, naelaboração e desenvolvimento de sequências temáticas ambientais, (i) a práticaeducativa baseada em temas e (ii) a complexificação do conhecimento, entendidascomo relevantes para o desenvolvimento de propostas centradas em questõesambientais.
id UNESP-3_6d72b19486c82a96843accdfff88b8e3
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6238
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimentoAs questões ambientais têm conquistado espaço significativo nas diversasesferas que compõem a sociedade e, nas últimas décadas, ganharam destaque noâmbito do ensino básico. Nesse contexto, a formação de professores ganha espaçonas discussões que se estabelecem. Buscando contribuir para essas discussões, opresente artigo, a partir de práticas efetivas de sala de aula vivenciadas porlicenciandos em Física, discute limites e potencialidades de se considerar, naelaboração e desenvolvimento de sequências temáticas ambientais, (i) a práticaeducativa baseada em temas e (ii) a complexificação do conhecimento, entendidascomo relevantes para o desenvolvimento de propostas centradas em questõesambientais.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/623810.18675/2177-580X.vol6.n2.p101-117Pesquisa em Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2011); 101-1172177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6238/4583Caramello, Giselle WatanabeStrieder, Roseline Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T14:12:36Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6238Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-15T14:12:36Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento
title Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento
spellingShingle Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento
Caramello, Giselle Watanabe
title_short Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento
title_full Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento
title_fullStr Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento
title_full_unstemmed Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento
title_sort Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento
author Caramello, Giselle Watanabe
author_facet Caramello, Giselle Watanabe
Strieder, Roseline Beatriz
author_role author
author2 Strieder, Roseline Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caramello, Giselle Watanabe
Strieder, Roseline Beatriz
description As questões ambientais têm conquistado espaço significativo nas diversasesferas que compõem a sociedade e, nas últimas décadas, ganharam destaque noâmbito do ensino básico. Nesse contexto, a formação de professores ganha espaçonas discussões que se estabelecem. Buscando contribuir para essas discussões, opresente artigo, a partir de práticas efetivas de sala de aula vivenciadas porlicenciandos em Física, discute limites e potencialidades de se considerar, naelaboração e desenvolvimento de sequências temáticas ambientais, (i) a práticaeducativa baseada em temas e (ii) a complexificação do conhecimento, entendidascomo relevantes para o desenvolvimento de propostas centradas em questõesambientais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6238
10.18675/2177-580X.vol6.n2.p101-117
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6238
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol6.n2.p101-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6238/4583
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2011); 101-117
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363271856128