Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6238 |
Resumo: | As questões ambientais têm conquistado espaço significativo nas diversasesferas que compõem a sociedade e, nas últimas décadas, ganharam destaque noâmbito do ensino básico. Nesse contexto, a formação de professores ganha espaçonas discussões que se estabelecem. Buscando contribuir para essas discussões, opresente artigo, a partir de práticas efetivas de sala de aula vivenciadas porlicenciandos em Física, discute limites e potencialidades de se considerar, naelaboração e desenvolvimento de sequências temáticas ambientais, (i) a práticaeducativa baseada em temas e (ii) a complexificação do conhecimento, entendidascomo relevantes para o desenvolvimento de propostas centradas em questõesambientais. |
id |
UNESP-3_6d72b19486c82a96843accdfff88b8e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6238 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimentoAs questões ambientais têm conquistado espaço significativo nas diversasesferas que compõem a sociedade e, nas últimas décadas, ganharam destaque noâmbito do ensino básico. Nesse contexto, a formação de professores ganha espaçonas discussões que se estabelecem. Buscando contribuir para essas discussões, opresente artigo, a partir de práticas efetivas de sala de aula vivenciadas porlicenciandos em Física, discute limites e potencialidades de se considerar, naelaboração e desenvolvimento de sequências temáticas ambientais, (i) a práticaeducativa baseada em temas e (ii) a complexificação do conhecimento, entendidascomo relevantes para o desenvolvimento de propostas centradas em questõesambientais.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/623810.18675/2177-580X.vol6.n2.p101-117Pesquisa em Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2011); 101-1172177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6238/4583Caramello, Giselle WatanabeStrieder, Roseline Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T14:12:36Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6238Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-15T14:12:36Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento |
title |
Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento |
spellingShingle |
Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento Caramello, Giselle Watanabe |
title_short |
Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento |
title_full |
Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento |
title_fullStr |
Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento |
title_sort |
Elementos para inserir as questões ambientais em aulas de física: da prática baseada em temas à complexificação do conhecimento |
author |
Caramello, Giselle Watanabe |
author_facet |
Caramello, Giselle Watanabe Strieder, Roseline Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Strieder, Roseline Beatriz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caramello, Giselle Watanabe Strieder, Roseline Beatriz |
description |
As questões ambientais têm conquistado espaço significativo nas diversasesferas que compõem a sociedade e, nas últimas décadas, ganharam destaque noâmbito do ensino básico. Nesse contexto, a formação de professores ganha espaçonas discussões que se estabelecem. Buscando contribuir para essas discussões, opresente artigo, a partir de práticas efetivas de sala de aula vivenciadas porlicenciandos em Física, discute limites e potencialidades de se considerar, naelaboração e desenvolvimento de sequências temáticas ambientais, (i) a práticaeducativa baseada em temas e (ii) a complexificação do conhecimento, entendidascomo relevantes para o desenvolvimento de propostas centradas em questõesambientais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6238 10.18675/2177-580X.vol6.n2.p101-117 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6238 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol6.n2.p101-117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6238/4583 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2011); 101-117 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363271856128 |