Década da ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável O dito e o não dito no caminho de mudanças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11966 |
Resumo: | A Conferência Unesco da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), realizada, em 2014, no Japão, com governos, ONGs e universidades de 150 países, precedida por dois relatórios da Unesco (2012 e 2014), impressiona pela amplitude e diversidade de experiências. Entretanto, os relatórios parecem apenas tangenciar questões fundamentais. O foco numa educação para o Desenvolvimento Sustentável (DS), sem enfrentar controvérsias em torno do DS ou considerar o conceito de Educação Ambiental da própria Unesco, lançado na Conferência de Tbilisi (1977), deixa em aberto questões pertinentes à mudança na maneira de pensar e de agir. Apresentar algumas dessas questões, ausentes nesse processo, em contraste com ações e ideias em curso, incluindo a Encíclica Laudato Si, é o que se pretende com este breve artigo, tendo o pressuposto de que um futuro verdadeiramente sustentável não pode prescindir de temas controversos e desconcertantes ao atual status quo econômico e político. |
id |
UNESP-3_9ce9b0f4587e65f82caae8c95b47df60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/11966 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Década da ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável O dito e o não dito no caminho de mudançasA Conferência Unesco da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), realizada, em 2014, no Japão, com governos, ONGs e universidades de 150 países, precedida por dois relatórios da Unesco (2012 e 2014), impressiona pela amplitude e diversidade de experiências. Entretanto, os relatórios parecem apenas tangenciar questões fundamentais. O foco numa educação para o Desenvolvimento Sustentável (DS), sem enfrentar controvérsias em torno do DS ou considerar o conceito de Educação Ambiental da própria Unesco, lançado na Conferência de Tbilisi (1977), deixa em aberto questões pertinentes à mudança na maneira de pensar e de agir. Apresentar algumas dessas questões, ausentes nesse processo, em contraste com ações e ideias em curso, incluindo a Encíclica Laudato Si, é o que se pretende com este breve artigo, tendo o pressuposto de que um futuro verdadeiramente sustentável não pode prescindir de temas controversos e desconcertantes ao atual status quo econômico e político. Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2016-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1196610.18675/2177-580X.vol11.n2.p46-57Pesquisa em Educação Ambiental; v. 11 n. 2 (2016); 46-572177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11966/7908Copyright (c) 2016 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Melo Diniz, Nilo Sérgio2018-08-21T13:51:48Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/11966Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-08-21T13:51:48Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Década da ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável O dito e o não dito no caminho de mudanças |
title |
Década da ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável O dito e o não dito no caminho de mudanças |
spellingShingle |
Década da ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável O dito e o não dito no caminho de mudanças de Melo Diniz, Nilo Sérgio |
title_short |
Década da ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável O dito e o não dito no caminho de mudanças |
title_full |
Década da ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável O dito e o não dito no caminho de mudanças |
title_fullStr |
Década da ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável O dito e o não dito no caminho de mudanças |
title_full_unstemmed |
Década da ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável O dito e o não dito no caminho de mudanças |
title_sort |
Década da ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável O dito e o não dito no caminho de mudanças |
author |
de Melo Diniz, Nilo Sérgio |
author_facet |
de Melo Diniz, Nilo Sérgio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Melo Diniz, Nilo Sérgio |
description |
A Conferência Unesco da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), realizada, em 2014, no Japão, com governos, ONGs e universidades de 150 países, precedida por dois relatórios da Unesco (2012 e 2014), impressiona pela amplitude e diversidade de experiências. Entretanto, os relatórios parecem apenas tangenciar questões fundamentais. O foco numa educação para o Desenvolvimento Sustentável (DS), sem enfrentar controvérsias em torno do DS ou considerar o conceito de Educação Ambiental da própria Unesco, lançado na Conferência de Tbilisi (1977), deixa em aberto questões pertinentes à mudança na maneira de pensar e de agir. Apresentar algumas dessas questões, ausentes nesse processo, em contraste com ações e ideias em curso, incluindo a Encíclica Laudato Si, é o que se pretende com este breve artigo, tendo o pressuposto de que um futuro verdadeiramente sustentável não pode prescindir de temas controversos e desconcertantes ao atual status quo econômico e político. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11966 10.18675/2177-580X.vol11.n2.p46-57 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11966 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol11.n2.p46-57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11966/7908 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 11 n. 2 (2016); 46-57 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363776221184 |