ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tristão, Martha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6224
Resumo: O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental(NIPEEA) emerge da necessidade de integração entre projetos e pesquisas emEducação Ambiental envolvendo ensino, pesquisa e extensão, com vistas àconsolidação de um grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação e ao Centrode Educação da UFES. Os objetivos do grupo são: integrar pesquisas realizadasnos níveis de mestrado, doutorado e projetos de ensino, pesquisa e extensão econstituir um Centro de Referência de abordagem interdisciplinar etransdisciplinar em Educação Ambiental. As problemáticas das pesquisas secoadunam com a emergência de um paradigma sustentável e de uma racionalidademais aberta e com os pressupostos de que sujeito e objeto são indissociáveis, arealidade é compreendida a partir de níveis relacionados com as percepções dossujeitos e as conclusões das pesquisas serão sempre parciais e relativas, pois éimpossível compreender e abarcar toda a complexidade socioambiental darealidade pesquisada.
id UNESP-3_b12e79d8cab78ffb698c8bbd9a4d1d99
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6224
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADEO Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental(NIPEEA) emerge da necessidade de integração entre projetos e pesquisas emEducação Ambiental envolvendo ensino, pesquisa e extensão, com vistas àconsolidação de um grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação e ao Centrode Educação da UFES. Os objetivos do grupo são: integrar pesquisas realizadasnos níveis de mestrado, doutorado e projetos de ensino, pesquisa e extensão econstituir um Centro de Referência de abordagem interdisciplinar etransdisciplinar em Educação Ambiental. As problemáticas das pesquisas secoadunam com a emergência de um paradigma sustentável e de uma racionalidademais aberta e com os pressupostos de que sujeito e objeto são indissociáveis, arealidade é compreendida a partir de níveis relacionados com as percepções dossujeitos e as conclusões das pesquisas serão sempre parciais e relativas, pois éimpossível compreender e abarcar toda a complexidade socioambiental darealidade pesquisada.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/622410.18675/2177-580X.vol5.n2.p119-125Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 2 (2010); 119-1252177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6224/4570Tristão, Marthainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T13:49:06Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6224Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T13:49:06Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE
title ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE
spellingShingle ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE
Tristão, Martha
title_short ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE
title_full ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE
title_fullStr ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE
title_full_unstemmed ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE
title_sort ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE
author Tristão, Martha
author_facet Tristão, Martha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tristão, Martha
description O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental(NIPEEA) emerge da necessidade de integração entre projetos e pesquisas emEducação Ambiental envolvendo ensino, pesquisa e extensão, com vistas àconsolidação de um grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação e ao Centrode Educação da UFES. Os objetivos do grupo são: integrar pesquisas realizadasnos níveis de mestrado, doutorado e projetos de ensino, pesquisa e extensão econstituir um Centro de Referência de abordagem interdisciplinar etransdisciplinar em Educação Ambiental. As problemáticas das pesquisas secoadunam com a emergência de um paradigma sustentável e de uma racionalidademais aberta e com os pressupostos de que sujeito e objeto são indissociáveis, arealidade é compreendida a partir de níveis relacionados com as percepções dossujeitos e as conclusões das pesquisas serão sempre parciais e relativas, pois éimpossível compreender e abarcar toda a complexidade socioambiental darealidade pesquisada.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6224
10.18675/2177-580X.vol5.n2.p119-125
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6224
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol5.n2.p119-125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6224/4570
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 2 (2010); 119-125
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363252981760