ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6224 |
Resumo: | O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental(NIPEEA) emerge da necessidade de integração entre projetos e pesquisas emEducação Ambiental envolvendo ensino, pesquisa e extensão, com vistas àconsolidação de um grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação e ao Centrode Educação da UFES. Os objetivos do grupo são: integrar pesquisas realizadasnos níveis de mestrado, doutorado e projetos de ensino, pesquisa e extensão econstituir um Centro de Referência de abordagem interdisciplinar etransdisciplinar em Educação Ambiental. As problemáticas das pesquisas secoadunam com a emergência de um paradigma sustentável e de uma racionalidademais aberta e com os pressupostos de que sujeito e objeto são indissociáveis, arealidade é compreendida a partir de níveis relacionados com as percepções dossujeitos e as conclusões das pesquisas serão sempre parciais e relativas, pois éimpossível compreender e abarcar toda a complexidade socioambiental darealidade pesquisada. |
id |
UNESP-3_b12e79d8cab78ffb698c8bbd9a4d1d99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6224 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADEO Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental(NIPEEA) emerge da necessidade de integração entre projetos e pesquisas emEducação Ambiental envolvendo ensino, pesquisa e extensão, com vistas àconsolidação de um grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação e ao Centrode Educação da UFES. Os objetivos do grupo são: integrar pesquisas realizadasnos níveis de mestrado, doutorado e projetos de ensino, pesquisa e extensão econstituir um Centro de Referência de abordagem interdisciplinar etransdisciplinar em Educação Ambiental. As problemáticas das pesquisas secoadunam com a emergência de um paradigma sustentável e de uma racionalidademais aberta e com os pressupostos de que sujeito e objeto são indissociáveis, arealidade é compreendida a partir de níveis relacionados com as percepções dossujeitos e as conclusões das pesquisas serão sempre parciais e relativas, pois éimpossível compreender e abarcar toda a complexidade socioambiental darealidade pesquisada.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/622410.18675/2177-580X.vol5.n2.p119-125Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 2 (2010); 119-1252177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6224/4570Tristão, Marthainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T13:49:06Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6224Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T13:49:06Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE |
title |
ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE |
spellingShingle |
ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE Tristão, Martha |
title_short |
ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE |
title_full |
ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE |
title_fullStr |
ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE |
title_full_unstemmed |
ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE |
title_sort |
ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UFES: ESTUDOS DESDE A COMPLEXIDADE |
author |
Tristão, Martha |
author_facet |
Tristão, Martha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tristão, Martha |
description |
O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental(NIPEEA) emerge da necessidade de integração entre projetos e pesquisas emEducação Ambiental envolvendo ensino, pesquisa e extensão, com vistas àconsolidação de um grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação e ao Centrode Educação da UFES. Os objetivos do grupo são: integrar pesquisas realizadasnos níveis de mestrado, doutorado e projetos de ensino, pesquisa e extensão econstituir um Centro de Referência de abordagem interdisciplinar etransdisciplinar em Educação Ambiental. As problemáticas das pesquisas secoadunam com a emergência de um paradigma sustentável e de uma racionalidademais aberta e com os pressupostos de que sujeito e objeto são indissociáveis, arealidade é compreendida a partir de níveis relacionados com as percepções dossujeitos e as conclusões das pesquisas serão sempre parciais e relativas, pois éimpossível compreender e abarcar toda a complexidade socioambiental darealidade pesquisada. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6224 10.18675/2177-580X.vol5.n2.p119-125 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6224 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol5.n2.p119-125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6224/4570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 2 (2010); 119-125 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363252981760 |