Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13412 |
Resumo: | O presente artigo é uma reflexão sobre como a prática da educação ambiental que valoriza a experiência estética contribui para a coexistência de seres, humanos e não humanos, em contextos urbanos. Nosso objetivo foi identificar, por meio dos materiais produzidos durante cinco atividades realizadas no decorrer de um processo formativo de oito meses, quais os sentimentos e as emoções, relacionadas a áreas verdes, emergiram nas e com as pessoas participantes. Baseadas no paradigma da fenomenologia, pontuamos seis aspectos que consideramos relevantes para as práticas educativas no contexto em questão: trabalhar as relações seres humanos-áreas verdes urbanas; incentivar a criatividade; estabelecer espaços de diálogo e acolhimento; trabalhar o pensar individual e trazê-lo para o coletivo; propiciar vivências e por último avaliar a prática educativa de forma reflexiva. Para nós, ao trabalharmos esses aspectos dentro da proposta da educação ambiental crítica, dialógica e da atenção, conseguimos identificar a formação de valores, a percepção do outro no espaço urbano e o engajamento e pertencimento do coletivo no processo. Palavras chave: Formação de valores. Educação ambiental em áreas urbanas. Espaços verdes urbanos. |
id |
UNESP-3_bc4c286abecf811f252922e62821f17a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13412 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativoO presente artigo é uma reflexão sobre como a prática da educação ambiental que valoriza a experiência estética contribui para a coexistência de seres, humanos e não humanos, em contextos urbanos. Nosso objetivo foi identificar, por meio dos materiais produzidos durante cinco atividades realizadas no decorrer de um processo formativo de oito meses, quais os sentimentos e as emoções, relacionadas a áreas verdes, emergiram nas e com as pessoas participantes. Baseadas no paradigma da fenomenologia, pontuamos seis aspectos que consideramos relevantes para as práticas educativas no contexto em questão: trabalhar as relações seres humanos-áreas verdes urbanas; incentivar a criatividade; estabelecer espaços de diálogo e acolhimento; trabalhar o pensar individual e trazê-lo para o coletivo; propiciar vivências e por último avaliar a prática educativa de forma reflexiva. Para nós, ao trabalharmos esses aspectos dentro da proposta da educação ambiental crítica, dialógica e da atenção, conseguimos identificar a formação de valores, a percepção do outro no espaço urbano e o engajamento e pertencimento do coletivo no processo. Palavras chave: Formação de valores. Educação ambiental em áreas urbanas. Espaços verdes urbanos.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2020-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1341210.18675/2177-580X.2020-13412Pesquisa em Educação Ambiental; v. 15 n. 2 (2020); 65-812177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13412/11875Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Andréia Nasserde Oliveira, Haydée Torres2021-07-01T01:59:51Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13412Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2021-07-01T01:59:51Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo |
title |
Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo |
spellingShingle |
Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo Figueiredo, Andréia Nasser |
title_short |
Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo |
title_full |
Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo |
title_fullStr |
Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo |
title_sort |
Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo |
author |
Figueiredo, Andréia Nasser |
author_facet |
Figueiredo, Andréia Nasser de Oliveira, Haydée Torres |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Haydée Torres |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Andréia Nasser de Oliveira, Haydée Torres |
description |
O presente artigo é uma reflexão sobre como a prática da educação ambiental que valoriza a experiência estética contribui para a coexistência de seres, humanos e não humanos, em contextos urbanos. Nosso objetivo foi identificar, por meio dos materiais produzidos durante cinco atividades realizadas no decorrer de um processo formativo de oito meses, quais os sentimentos e as emoções, relacionadas a áreas verdes, emergiram nas e com as pessoas participantes. Baseadas no paradigma da fenomenologia, pontuamos seis aspectos que consideramos relevantes para as práticas educativas no contexto em questão: trabalhar as relações seres humanos-áreas verdes urbanas; incentivar a criatividade; estabelecer espaços de diálogo e acolhimento; trabalhar o pensar individual e trazê-lo para o coletivo; propiciar vivências e por último avaliar a prática educativa de forma reflexiva. Para nós, ao trabalharmos esses aspectos dentro da proposta da educação ambiental crítica, dialógica e da atenção, conseguimos identificar a formação de valores, a percepção do outro no espaço urbano e o engajamento e pertencimento do coletivo no processo. Palavras chave: Formação de valores. Educação ambiental em áreas urbanas. Espaços verdes urbanos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13412 10.18675/2177-580X.2020-13412 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13412 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.2020-13412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13412/11875 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 15 n. 2 (2020); 65-81 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214364192505856 |