Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Andréia Nasser
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Oliveira, Haydée Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13412
Resumo: O presente artigo é uma reflexão sobre como a prática da educação ambiental que valoriza a experiência estética contribui para a coexistência de seres, humanos e não humanos, em contextos urbanos. Nosso objetivo foi identificar, por meio dos materiais produzidos durante cinco atividades realizadas no decorrer de um processo formativo de oito meses, quais os sentimentos e as emoções, relacionadas a áreas verdes, emergiram nas e com as pessoas participantes. Baseadas no paradigma da fenomenologia, pontuamos seis aspectos que consideramos relevantes para as práticas educativas no contexto em questão: trabalhar as relações seres humanos-áreas verdes urbanas; incentivar a criatividade; estabelecer espaços de diálogo e acolhimento; trabalhar o pensar individual e trazê-lo para o coletivo; propiciar vivências e por último avaliar a prática educativa de forma reflexiva. Para nós, ao trabalharmos esses aspectos dentro da proposta da educação ambiental crítica, dialógica e da atenção, conseguimos identificar a formação de valores, a percepção do outro no espaço urbano e o engajamento e pertencimento do coletivo no processo. Palavras chave: Formação de valores. Educação ambiental em áreas urbanas. Espaços verdes urbanos.
id UNESP-3_bc4c286abecf811f252922e62821f17a
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13412
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativoO presente artigo é uma reflexão sobre como a prática da educação ambiental que valoriza a experiência estética contribui para a coexistência de seres, humanos e não humanos, em contextos urbanos. Nosso objetivo foi identificar, por meio dos materiais produzidos durante cinco atividades realizadas no decorrer de um processo formativo de oito meses, quais os sentimentos e as emoções, relacionadas a áreas verdes, emergiram nas e com as pessoas participantes. Baseadas no paradigma da fenomenologia, pontuamos seis aspectos que consideramos relevantes para as práticas educativas no contexto em questão: trabalhar as relações seres humanos-áreas verdes urbanas; incentivar a criatividade; estabelecer espaços de diálogo e acolhimento; trabalhar o pensar individual e trazê-lo para o coletivo; propiciar vivências e por último avaliar a prática educativa de forma reflexiva. Para nós, ao trabalharmos esses aspectos dentro da proposta da educação ambiental crítica, dialógica e da atenção, conseguimos identificar a formação de valores, a percepção do outro no espaço urbano e o engajamento e pertencimento do coletivo no processo. Palavras chave: Formação de valores. Educação ambiental em áreas urbanas. Espaços verdes urbanos.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2020-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1341210.18675/2177-580X.2020-13412Pesquisa em Educação Ambiental; v. 15 n. 2 (2020); 65-812177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13412/11875Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Andréia Nasserde Oliveira, Haydée Torres2021-07-01T01:59:51Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13412Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2021-07-01T01:59:51Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo
title Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo
spellingShingle Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo
Figueiredo, Andréia Nasser
title_short Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo
title_full Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo
title_fullStr Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo
title_full_unstemmed Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo
title_sort Educação ambiental em áreas verdes urbanas: uma reflexão sobre a formação de valores a partir de um processo educativo
author Figueiredo, Andréia Nasser
author_facet Figueiredo, Andréia Nasser
de Oliveira, Haydée Torres
author_role author
author2 de Oliveira, Haydée Torres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Andréia Nasser
de Oliveira, Haydée Torres
description O presente artigo é uma reflexão sobre como a prática da educação ambiental que valoriza a experiência estética contribui para a coexistência de seres, humanos e não humanos, em contextos urbanos. Nosso objetivo foi identificar, por meio dos materiais produzidos durante cinco atividades realizadas no decorrer de um processo formativo de oito meses, quais os sentimentos e as emoções, relacionadas a áreas verdes, emergiram nas e com as pessoas participantes. Baseadas no paradigma da fenomenologia, pontuamos seis aspectos que consideramos relevantes para as práticas educativas no contexto em questão: trabalhar as relações seres humanos-áreas verdes urbanas; incentivar a criatividade; estabelecer espaços de diálogo e acolhimento; trabalhar o pensar individual e trazê-lo para o coletivo; propiciar vivências e por último avaliar a prática educativa de forma reflexiva. Para nós, ao trabalharmos esses aspectos dentro da proposta da educação ambiental crítica, dialógica e da atenção, conseguimos identificar a formação de valores, a percepção do outro no espaço urbano e o engajamento e pertencimento do coletivo no processo. Palavras chave: Formação de valores. Educação ambiental em áreas urbanas. Espaços verdes urbanos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13412
10.18675/2177-580X.2020-13412
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13412
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.2020-13412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13412/11875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 15 n. 2 (2020); 65-81
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214364192505856