A CONSTITUIÇÃO DE UM LABORATÓRIO EM CIÊNCIAS HUMANAS DE “INSPIRAÇÃO MARXISTA” E A POSSIBILIDADE DE FORMULAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO CRÍTICA RADICAL PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6222 |
Resumo: | Neste artigo, narramos a implantação do Laboratório de Estudos Marxismo eEducação (LEME)3. Partimos dos primeiros elementos de sua criação, como aconstrução de propostas de formação de pedagogos e educadores ambientais,passamos pelos caminhos trilhados na elaboração de uma problemática inicial depesquisa e na sua reformulação com base na práxis teórico-política e nas derrotasno campo das disputas institucionais e, por fim, chegamos aos resultados ecaminhos colocados pela crítica teórica e acadêmica. As categorias luta de classes econsciência se desdobram em novos estudos que ajudam a pensar a organização ea construção das mudanças socioambientais necessárias ao futuro próximo e àformação dos educadores. |
id |
UNESP-3_c8fe410c8563353df156c9d195ed2423 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6222 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTITUIÇÃO DE UM LABORATÓRIO EM CIÊNCIAS HUMANAS DE “INSPIRAÇÃO MARXISTA” E A POSSIBILIDADE DE FORMULAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO CRÍTICA RADICAL PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORESNeste artigo, narramos a implantação do Laboratório de Estudos Marxismo eEducação (LEME)3. Partimos dos primeiros elementos de sua criação, como aconstrução de propostas de formação de pedagogos e educadores ambientais,passamos pelos caminhos trilhados na elaboração de uma problemática inicial depesquisa e na sua reformulação com base na práxis teórico-política e nas derrotasno campo das disputas institucionais e, por fim, chegamos aos resultados ecaminhos colocados pela crítica teórica e acadêmica. As categorias luta de classes econsciência se desdobram em novos estudos que ajudam a pensar a organização ea construção das mudanças socioambientais necessárias ao futuro próximo e àformação dos educadores.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/622210.18675/2177-580X.vol5.n2.p103-112Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 2 (2010); 103-1122177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6222/4568Piccinini, Cláudia LinoNeves, Rosa Maria Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T13:49:03Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6222Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T13:49:03Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTITUIÇÃO DE UM LABORATÓRIO EM CIÊNCIAS HUMANAS DE “INSPIRAÇÃO MARXISTA” E A POSSIBILIDADE DE FORMULAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO CRÍTICA RADICAL PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES |
title |
A CONSTITUIÇÃO DE UM LABORATÓRIO EM CIÊNCIAS HUMANAS DE “INSPIRAÇÃO MARXISTA” E A POSSIBILIDADE DE FORMULAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO CRÍTICA RADICAL PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES |
spellingShingle |
A CONSTITUIÇÃO DE UM LABORATÓRIO EM CIÊNCIAS HUMANAS DE “INSPIRAÇÃO MARXISTA” E A POSSIBILIDADE DE FORMULAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO CRÍTICA RADICAL PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES Piccinini, Cláudia Lino |
title_short |
A CONSTITUIÇÃO DE UM LABORATÓRIO EM CIÊNCIAS HUMANAS DE “INSPIRAÇÃO MARXISTA” E A POSSIBILIDADE DE FORMULAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO CRÍTICA RADICAL PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES |
title_full |
A CONSTITUIÇÃO DE UM LABORATÓRIO EM CIÊNCIAS HUMANAS DE “INSPIRAÇÃO MARXISTA” E A POSSIBILIDADE DE FORMULAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO CRÍTICA RADICAL PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES |
title_fullStr |
A CONSTITUIÇÃO DE UM LABORATÓRIO EM CIÊNCIAS HUMANAS DE “INSPIRAÇÃO MARXISTA” E A POSSIBILIDADE DE FORMULAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO CRÍTICA RADICAL PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES |
title_full_unstemmed |
A CONSTITUIÇÃO DE UM LABORATÓRIO EM CIÊNCIAS HUMANAS DE “INSPIRAÇÃO MARXISTA” E A POSSIBILIDADE DE FORMULAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO CRÍTICA RADICAL PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES |
title_sort |
A CONSTITUIÇÃO DE UM LABORATÓRIO EM CIÊNCIAS HUMANAS DE “INSPIRAÇÃO MARXISTA” E A POSSIBILIDADE DE FORMULAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO CRÍTICA RADICAL PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES |
author |
Piccinini, Cláudia Lino |
author_facet |
Piccinini, Cláudia Lino Neves, Rosa Maria Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Rosa Maria Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piccinini, Cláudia Lino Neves, Rosa Maria Corrêa |
description |
Neste artigo, narramos a implantação do Laboratório de Estudos Marxismo eEducação (LEME)3. Partimos dos primeiros elementos de sua criação, como aconstrução de propostas de formação de pedagogos e educadores ambientais,passamos pelos caminhos trilhados na elaboração de uma problemática inicial depesquisa e na sua reformulação com base na práxis teórico-política e nas derrotasno campo das disputas institucionais e, por fim, chegamos aos resultados ecaminhos colocados pela crítica teórica e acadêmica. As categorias luta de classes econsciência se desdobram em novos estudos que ajudam a pensar a organização ea construção das mudanças socioambientais necessárias ao futuro próximo e àformação dos educadores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6222 10.18675/2177-580X.vol5.n2.p103-112 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6222 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol5.n2.p103-112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6222/4568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 5 n. 2 (2010); 103-112 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363250884608 |