Um estudo sobre compreensões acerca de complexidade em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental que se relacionam com a educação em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga Pereira, Brenda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Luciano Fernandes, dos Santos, Janaina Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15134
Resumo: There is an expressive and qualified number of academic works that refers to complexities when they discuss environmental themes through the fields of environmental education and science education. We investigated, based on theses and dissertations in the field of environmental education, understandings about the idea of ​​complexities related to the discourses that involve environmental education and science education. For the construction of the documentary corpus we used the EArte´s database (Estado da Arte em Educação Ambiental). We selected twenty theses and dissertations to compose the documentary corpus of this investigation. For the analysis of this material, we used the Content Analysis procedure. We built four categories: Complex Thinking, Complex Systems, Complexification and Complexities and Pedagogical Practices. We can point out that the idea of ​​complexity is often supported in these works from the considerations of Enrique Leff, Edgar Morin and Ilya Prigogine. However, Morin's theoretical considerations tend to predominate in these works, indicating a perspective of discussing complexity more through the complexification of reality and thought than by considering the complexity itself of natural and social phenomena.
id UNESP-3_f58517809010c69a4574ffcbc53897af
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/15134
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Um estudo sobre compreensões acerca de complexidade em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental que se relacionam com a educação em ciênciasThere is an expressive and qualified number of academic works that refers to complexities when they discuss environmental themes through the fields of environmental education and science education. We investigated, based on theses and dissertations in the field of environmental education, understandings about the idea of ​​complexities related to the discourses that involve environmental education and science education. For the construction of the documentary corpus we used the EArte´s database (Estado da Arte em Educação Ambiental). We selected twenty theses and dissertations to compose the documentary corpus of this investigation. For the analysis of this material, we used the Content Analysis procedure. We built four categories: Complex Thinking, Complex Systems, Complexification and Complexities and Pedagogical Practices. We can point out that the idea of ​​complexity is often supported in these works from the considerations of Enrique Leff, Edgar Morin and Ilya Prigogine. However, Morin's theoretical considerations tend to predominate in these works, indicating a perspective of discussing complexity more through the complexification of reality and thought than by considering the complexity itself of natural and social phenomena.Existe un número expresivo y calificado de trabajos académicos que abordan las complejidades relacionadas con los temas ambientales a través de discusiones que involucran los campos de la educación ambiental y la educación científica. En este contexto, investigamos, en base a tesis y disertaciones en el campo de la educación ambiental, entendimientos sobre la idea de complejidades relacionadas con los discursos que involucran la educación ambiental y la educación científica. Desde un punto de vista metodológico, este es un trabajo de vanguardia. Para la construcción del corpus documental utilizamos el banco de tesis y disertaciones de EArte (Estado del Arte en Educación Ambiental). Seleccionamos veinte tesis y disertaciones para componer el corpus documental de esta investigación. Para el análisis de este material, utilizamos el procedimiento de Análisis de contenido. Construimos cuatro categorías: Pensamiento complejo, Sistemas complejos, Complejidad y complejidades y Prácticas pedagógicas. Podemos señalar que la idea de complejidad a menudo se apoya en estos trabajos a partir de las consideraciones de Enrique Leff, Edgar Morin e Ilya Prigogine. Sin embargo, las consideraciones teóricas de Morin tienden a predominar en estos trabajos, lo que indica una perspectiva de discutir la complejidad más a través de la complejidad de la realidad y el pensamiento que considerando la complejidad misma de los fenómenos naturales y sociales.Há um número expressivo e qualificado de trabalhos acadêmicos que tratam das complexidades relacionadas com temas ambientais a partir de discussões que envolvem as áreas da educação ambiental e da educação em ciências. Nesse contexto, investigamos, a partir de teses e dissertações da área da educação ambiental, compreensões sobre a ideia de complexidades relacionada aos discursos que envolvem educação ambiental e educação em ciências. Do ponto de vista metodológico, esse é um trabalho que se articula com pesquisas denominadas de estado da arte. Para a construção do corpus documental utilizamos o banco de teses e dissertações do EArte (Estado da Arte em Educação Ambiental). Selecionamos vinte teses e dissertações para compor o corpus documental dessa investigação. Para a análise desse material utilizamos o procedimento da Análise de Conteúdo. Construímos quatro categorias: “Pensamento Complexo”, “Sistemas Complexos”, “Complexificação” e “Complexidades e Práticas Pedagógicas”. Podemos apontar que a ideia de complexidade é frequentemente sustentada nesses trabalhos a partir das considerações de Enrique Leff, Edgar Morin e Ilya Prigogine. Todavia, as considerações teóricas de Morin predominam nesses trabalhos, indicando uma perspectiva de discutir a complexidade mais pela via da complexificação da realidade e do pensamento do que pela consideração da complexidade inerente aos fenômenos naturais e sociais.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2021-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1513410.18675/2177-580X.2021-15134Pesquisa em Educação Ambiental; v. 16 n. 1 (2021); 204-2192177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15134/12123Copyright (c) 2021 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga Pereira, BrendaSilva, Luciano Fernandesdos Santos, Janaina Roberta2021-07-26T00:27:19Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/15134Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2021-07-26T00:27:19Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre compreensões acerca de complexidade em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental que se relacionam com a educação em ciências
title Um estudo sobre compreensões acerca de complexidade em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental que se relacionam com a educação em ciências
spellingShingle Um estudo sobre compreensões acerca de complexidade em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental que se relacionam com a educação em ciências
Braga Pereira, Brenda
title_short Um estudo sobre compreensões acerca de complexidade em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental que se relacionam com a educação em ciências
title_full Um estudo sobre compreensões acerca de complexidade em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental que se relacionam com a educação em ciências
title_fullStr Um estudo sobre compreensões acerca de complexidade em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental que se relacionam com a educação em ciências
title_full_unstemmed Um estudo sobre compreensões acerca de complexidade em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental que se relacionam com a educação em ciências
title_sort Um estudo sobre compreensões acerca de complexidade em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental que se relacionam com a educação em ciências
author Braga Pereira, Brenda
author_facet Braga Pereira, Brenda
Silva, Luciano Fernandes
dos Santos, Janaina Roberta
author_role author
author2 Silva, Luciano Fernandes
dos Santos, Janaina Roberta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga Pereira, Brenda
Silva, Luciano Fernandes
dos Santos, Janaina Roberta
description There is an expressive and qualified number of academic works that refers to complexities when they discuss environmental themes through the fields of environmental education and science education. We investigated, based on theses and dissertations in the field of environmental education, understandings about the idea of ​​complexities related to the discourses that involve environmental education and science education. For the construction of the documentary corpus we used the EArte´s database (Estado da Arte em Educação Ambiental). We selected twenty theses and dissertations to compose the documentary corpus of this investigation. For the analysis of this material, we used the Content Analysis procedure. We built four categories: Complex Thinking, Complex Systems, Complexification and Complexities and Pedagogical Practices. We can point out that the idea of ​​complexity is often supported in these works from the considerations of Enrique Leff, Edgar Morin and Ilya Prigogine. However, Morin's theoretical considerations tend to predominate in these works, indicating a perspective of discussing complexity more through the complexification of reality and thought than by considering the complexity itself of natural and social phenomena.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15134
10.18675/2177-580X.2021-15134
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15134
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.2021-15134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15134/12123
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 16 n. 1 (2021); 204-219
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214364303654912