Freqüência de palavras: um diagnóstico do vocabulário de redações de vestibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Roseli Imbernom do
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Isquerdo, Aparecida Negri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alfa (São José do Rio Preto. Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4233
Resumo: Este artigo discute resultados de pesquisa léxico-estatística, realizada com base emum corpus de 450 redações de vestibular (1999 e 2000), de duas universidades do interior do Estadode São Paulo, uma pública e outra particular. Os resultados estatísticos dessa amostra do vocabuláriode ingressantes universitários assemelham-se aos dados de outras pesquisas dessa natureza,sobretudo quanto à alta concentração da freqüência sobre um pequeno número deunidades lexicais: 11.151 unidades léxicas diferentes totalizaram 113.638 ocorrências do corpus.O confronto dos dados dessa pesquisa com os do Dicionário de freqüências do léxico do portuguêsbrasileiro contemporâneo, de Biderman (1998), aponta um pequeno grupo de palavras (poucomais de trezentos) comuns nas duas bases de dados e com índices de freqüência similares, o queindica a existência de um possível núcleo do vocabulário analisado que reúne palavraS, provavelmente,usadas em qualquer tipo de texto. Esse fenômeno é marcado, sobretudo, nos vinte verbosmais freqüentes no corpus. Dados resultantes de recortes e de cruzamentos sociolinguísticos, apartir de variáveis como universidade de ingresso dos estudantes; conclusão do Ensino Médio emescola particular ou pública; sexo e renda familiar confirmam esse fenômeno. Dessa análise, doisfatores merecem particularmente destaque: a amplitude maior do vocabulário daqueles que ingressamna universidade pública e a "escolaridade" como variável que suplanta todas as demais.
id UNESP-4_7de378ea2e9a3fa21055b5b5131cf597
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4233
network_acronym_str UNESP-4
network_name_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository_id_str
spelling Freqüência de palavras: um diagnóstico do vocabulário de redações de vestibularLéxico-estatísticavocabulárioredações de vestibularestudantes universitáriosverbosEste artigo discute resultados de pesquisa léxico-estatística, realizada com base emum corpus de 450 redações de vestibular (1999 e 2000), de duas universidades do interior do Estadode São Paulo, uma pública e outra particular. Os resultados estatísticos dessa amostra do vocabuláriode ingressantes universitários assemelham-se aos dados de outras pesquisas dessa natureza,sobretudo quanto à alta concentração da freqüência sobre um pequeno número deunidades lexicais: 11.151 unidades léxicas diferentes totalizaram 113.638 ocorrências do corpus.O confronto dos dados dessa pesquisa com os do Dicionário de freqüências do léxico do portuguêsbrasileiro contemporâneo, de Biderman (1998), aponta um pequeno grupo de palavras (poucomais de trezentos) comuns nas duas bases de dados e com índices de freqüência similares, o queindica a existência de um possível núcleo do vocabulário analisado que reúne palavraS, provavelmente,usadas em qualquer tipo de texto. Esse fenômeno é marcado, sobretudo, nos vinte verbosmais freqüentes no corpus. Dados resultantes de recortes e de cruzamentos sociolinguísticos, apartir de variáveis como universidade de ingresso dos estudantes; conclusão do Ensino Médio emescola particular ou pública; sexo e renda familiar confirmam esse fenômeno. Dessa análise, doisfatores merecem particularmente destaque: a amplitude maior do vocabulário daqueles que ingressamna universidade pública e a "escolaridade" como variável que suplanta todas as demais.UNESP2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4233ALFA: Revista de Linguística; v. 47 n. 1 (2003)1981-5794reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4233/3828Copyright (c) 2003 ALFA: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Roseli Imbernom doIsquerdo, Aparecida Negri2013-09-09T19:32:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4233Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-5794&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpalfa@unesp.br1981-57940002-5216opendoar:2013-09-09T19:32:27Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Freqüência de palavras: um diagnóstico do vocabulário de redações de vestibular
title Freqüência de palavras: um diagnóstico do vocabulário de redações de vestibular
spellingShingle Freqüência de palavras: um diagnóstico do vocabulário de redações de vestibular
Nascimento, Roseli Imbernom do
Léxico-estatística
vocabulário
redações de vestibular
estudantes universitários
verbos
title_short Freqüência de palavras: um diagnóstico do vocabulário de redações de vestibular
title_full Freqüência de palavras: um diagnóstico do vocabulário de redações de vestibular
title_fullStr Freqüência de palavras: um diagnóstico do vocabulário de redações de vestibular
title_full_unstemmed Freqüência de palavras: um diagnóstico do vocabulário de redações de vestibular
title_sort Freqüência de palavras: um diagnóstico do vocabulário de redações de vestibular
author Nascimento, Roseli Imbernom do
author_facet Nascimento, Roseli Imbernom do
Isquerdo, Aparecida Negri
author_role author
author2 Isquerdo, Aparecida Negri
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Roseli Imbernom do
Isquerdo, Aparecida Negri
dc.subject.por.fl_str_mv Léxico-estatística
vocabulário
redações de vestibular
estudantes universitários
verbos
topic Léxico-estatística
vocabulário
redações de vestibular
estudantes universitários
verbos
description Este artigo discute resultados de pesquisa léxico-estatística, realizada com base emum corpus de 450 redações de vestibular (1999 e 2000), de duas universidades do interior do Estadode São Paulo, uma pública e outra particular. Os resultados estatísticos dessa amostra do vocabuláriode ingressantes universitários assemelham-se aos dados de outras pesquisas dessa natureza,sobretudo quanto à alta concentração da freqüência sobre um pequeno número deunidades lexicais: 11.151 unidades léxicas diferentes totalizaram 113.638 ocorrências do corpus.O confronto dos dados dessa pesquisa com os do Dicionário de freqüências do léxico do portuguêsbrasileiro contemporâneo, de Biderman (1998), aponta um pequeno grupo de palavras (poucomais de trezentos) comuns nas duas bases de dados e com índices de freqüência similares, o queindica a existência de um possível núcleo do vocabulário analisado que reúne palavraS, provavelmente,usadas em qualquer tipo de texto. Esse fenômeno é marcado, sobretudo, nos vinte verbosmais freqüentes no corpus. Dados resultantes de recortes e de cruzamentos sociolinguísticos, apartir de variáveis como universidade de ingresso dos estudantes; conclusão do Ensino Médio emescola particular ou pública; sexo e renda familiar confirmam esse fenômeno. Dessa análise, doisfatores merecem particularmente destaque: a amplitude maior do vocabulário daqueles que ingressamna universidade pública e a "escolaridade" como variável que suplanta todas as demais.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4233
url https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4233/3828
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2003 ALFA: Revista de Linguística
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2003 ALFA: Revista de Linguística
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv ALFA: Revista de Linguística; v. 47 n. 1 (2003)
1981-5794
reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
collection Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv alfa@unesp.br
_version_ 1800214376165146624