Formação de professores de Física: problematizando ações governamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Nilson Marcos Dias
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Higa, Ivanilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6277
Resumo: Aborda questões atuais que têm preocupado pesquisadores na área de ensino de Física, particularmente sobre a formação de professores, do ponto de vista de seus aspectos teóricos e políticos. Partindo de reflexões sobre a atual conjuntura das políticas educacionais e do significado de ser professor hoje, são realizadas análises de algumas ações e políticas públicas implementadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), cujas concepções implicam diretamente na formação de professores, num contexto marcado pela alta demanda por professores de Física. São realizadas reflexões sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e sobre a política de implementação das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) como instituições formadoras de professores, tendo em vista suas implicações para a formação de docentes em geral e de Física em particular. As análises são realizadas a partir dos documentos legais que regulamentam tais ações, procurando desvelar concepções sobre a formação do professor a elas subjacentes e compreender como, em que medida e com qual participação da sociedade civil e de suas organizações essas propostas foram construídas, buscando interpretar o significado de enfrentamento de desafios, que, por vezes, pode mascarar o real campo em que as disputas devem ou deveriam ter sido travadas, ou seja, o parlamentar e outras instâncias de decisão no âmbito governamental.
id UNESP-7_4e920cff8467e7cbf880e27687e807a7
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6277
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Formação de professores de Física: problematizando ações governamentaisFormação de professores. Educação em Física. Políticas públicas. PIBID. Institutos Federais.Aborda questões atuais que têm preocupado pesquisadores na área de ensino de Física, particularmente sobre a formação de professores, do ponto de vista de seus aspectos teóricos e políticos. Partindo de reflexões sobre a atual conjuntura das políticas educacionais e do significado de ser professor hoje, são realizadas análises de algumas ações e políticas públicas implementadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), cujas concepções implicam diretamente na formação de professores, num contexto marcado pela alta demanda por professores de Física. São realizadas reflexões sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e sobre a política de implementação das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) como instituições formadoras de professores, tendo em vista suas implicações para a formação de docentes em geral e de Física em particular. As análises são realizadas a partir dos documentos legais que regulamentam tais ações, procurando desvelar concepções sobre a formação do professor a elas subjacentes e compreender como, em que medida e com qual participação da sociedade civil e de suas organizações essas propostas foram construídas, buscando interpretar o significado de enfrentamento de desafios, que, por vezes, pode mascarar o real campo em que as disputas devem ou deveriam ter sido travadas, ou seja, o parlamentar e outras instâncias de decisão no âmbito governamental.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6277Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 40 (2012); 166-183Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 40 (2012); 166-183Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 40 (2012); 166-1831981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6277/4596Garcia, Nilson Marcos DiasHiga, Ivanildainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-08T11:23:32Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6277Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-08-08T11:23:32EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de Física: problematizando ações governamentais
title Formação de professores de Física: problematizando ações governamentais
spellingShingle Formação de professores de Física: problematizando ações governamentais
Garcia, Nilson Marcos Dias
Formação de professores. Educação em Física. Políticas públicas. PIBID. Institutos Federais.
title_short Formação de professores de Física: problematizando ações governamentais
title_full Formação de professores de Física: problematizando ações governamentais
title_fullStr Formação de professores de Física: problematizando ações governamentais
title_full_unstemmed Formação de professores de Física: problematizando ações governamentais
title_sort Formação de professores de Física: problematizando ações governamentais
author Garcia, Nilson Marcos Dias
author_facet Garcia, Nilson Marcos Dias
Higa, Ivanilda
author_role author
author2 Higa, Ivanilda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias
Higa, Ivanilda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Educação em Física. Políticas públicas. PIBID. Institutos Federais.
topic Formação de professores. Educação em Física. Políticas públicas. PIBID. Institutos Federais.
description Aborda questões atuais que têm preocupado pesquisadores na área de ensino de Física, particularmente sobre a formação de professores, do ponto de vista de seus aspectos teóricos e políticos. Partindo de reflexões sobre a atual conjuntura das políticas educacionais e do significado de ser professor hoje, são realizadas análises de algumas ações e políticas públicas implementadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), cujas concepções implicam diretamente na formação de professores, num contexto marcado pela alta demanda por professores de Física. São realizadas reflexões sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e sobre a política de implementação das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) como instituições formadoras de professores, tendo em vista suas implicações para a formação de docentes em geral e de Física em particular. As análises são realizadas a partir dos documentos legais que regulamentam tais ações, procurando desvelar concepções sobre a formação do professor a elas subjacentes e compreender como, em que medida e com qual participação da sociedade civil e de suas organizações essas propostas foram construídas, buscando interpretar o significado de enfrentamento de desafios, que, por vezes, pode mascarar o real campo em que as disputas devem ou deveriam ter sido travadas, ou seja, o parlamentar e outras instâncias de decisão no âmbito governamental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6277
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6277/4596
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 40 (2012); 166-183
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 40 (2012); 166-183
Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 40 (2012); 166-183
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811515744256