Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecílio, Sálua
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Reis, Briana Manzan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382
Resumo: Neste artigo discutem-se usos das tecnologias digitais no trabalho docente e os desafios daí decorrentes para a atuação e a saúde de professores. O objetivo é analisar a compreensão que eles têm sobre as tecnologias e como entendem seu lugar no ensino superior. A pesquisa baseou-se em entrevistas semiestruturadas com professores do ensino presencial e a distância de uma universidade particular de Minas. Constata-se que as tecnologias são utilizadas como recursos para exposição do conteúdo de aulas e apoio ao professor na elaboração de atividades docentes. Alguns as percebem como concorrentes e outros como aliadas. Cada vez mais presentes no cotidiano dos docentes, podem levar a uma intensificação do trabalho. As tarefas mostram-se mais diversificadas e complexas. Requerem permanente dedicação, empenho e tempo de trabalhos constantes e prolongados. Assim, o tempo dedicado à profissão torna-se maior do que o esperado e viável para os professores, ocasionando jornadas de trabalho exaustivas e redução da saúde.
id UNESP-7_619820acfdee73b628e35984415b796f
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8382
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitáriosDocência e tecnologiaProfessoresEducação a DistânciaTrabalho docente. SaúdeTrabalho e SaúdeNeste artigo discutem-se usos das tecnologias digitais no trabalho docente e os desafios daí decorrentes para a atuação e a saúde de professores. O objetivo é analisar a compreensão que eles têm sobre as tecnologias e como entendem seu lugar no ensino superior. A pesquisa baseou-se em entrevistas semiestruturadas com professores do ensino presencial e a distância de uma universidade particular de Minas. Constata-se que as tecnologias são utilizadas como recursos para exposição do conteúdo de aulas e apoio ao professor na elaboração de atividades docentes. Alguns as percebem como concorrentes e outros como aliadas. Cada vez mais presentes no cotidiano dos docentes, podem levar a uma intensificação do trabalho. As tarefas mostram-se mais diversificadas e complexas. Requerem permanente dedicação, empenho e tempo de trabalhos constantes e prolongados. Assim, o tempo dedicado à profissão torna-se maior do que o esperado e viável para os professores, ocasionando jornadas de trabalho exaustivas e redução da saúde.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa Empírica de campoapplication/pdfapplication/zipapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/838210.18675/1981-8106.vol26.n52.p295-311Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 295-311Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 295-311Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 295-3111981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382/7669https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382/9911https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382/9912Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCecílio, SáluaReis, Briana Manzan2018-04-11T14:19:52Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8382Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T14:19:52EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários
title Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários
spellingShingle Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários
Cecílio, Sálua
Docência e tecnologia
Professores
Educação a Distância
Trabalho docente. Saúde
Trabalho e Saúde
title_short Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários
title_full Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários
title_fullStr Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários
title_full_unstemmed Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários
title_sort Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários
author Cecílio, Sálua
author_facet Cecílio, Sálua
Reis, Briana Manzan
author_role author
author2 Reis, Briana Manzan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecílio, Sálua
Reis, Briana Manzan
dc.subject.por.fl_str_mv Docência e tecnologia
Professores
Educação a Distância
Trabalho docente. Saúde
Trabalho e Saúde
topic Docência e tecnologia
Professores
Educação a Distância
Trabalho docente. Saúde
Trabalho e Saúde
description Neste artigo discutem-se usos das tecnologias digitais no trabalho docente e os desafios daí decorrentes para a atuação e a saúde de professores. O objetivo é analisar a compreensão que eles têm sobre as tecnologias e como entendem seu lugar no ensino superior. A pesquisa baseou-se em entrevistas semiestruturadas com professores do ensino presencial e a distância de uma universidade particular de Minas. Constata-se que as tecnologias são utilizadas como recursos para exposição do conteúdo de aulas e apoio ao professor na elaboração de atividades docentes. Alguns as percebem como concorrentes e outros como aliadas. Cada vez mais presentes no cotidiano dos docentes, podem levar a uma intensificação do trabalho. As tarefas mostram-se mais diversificadas e complexas. Requerem permanente dedicação, empenho e tempo de trabalhos constantes e prolongados. Assim, o tempo dedicado à profissão torna-se maior do que o esperado e viável para os professores, ocasionando jornadas de trabalho exaustivas e redução da saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
Pesquisa Empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382
10.18675/1981-8106.vol26.n52.p295-311
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p295-311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382/7669
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382/9911
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382/9912
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 295-311
Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 295-311
Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 295-311
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811993894912