Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
DOI: | 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p295-311 |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382 |
Resumo: | Neste artigo discutem-se usos das tecnologias digitais no trabalho docente e os desafios daí decorrentes para a atuação e a saúde de professores. O objetivo é analisar a compreensão que eles têm sobre as tecnologias e como entendem seu lugar no ensino superior. A pesquisa baseou-se em entrevistas semiestruturadas com professores do ensino presencial e a distância de uma universidade particular de Minas. Constata-se que as tecnologias são utilizadas como recursos para exposição do conteúdo de aulas e apoio ao professor na elaboração de atividades docentes. Alguns as percebem como concorrentes e outros como aliadas. Cada vez mais presentes no cotidiano dos docentes, podem levar a uma intensificação do trabalho. As tarefas mostram-se mais diversificadas e complexas. Requerem permanente dedicação, empenho e tempo de trabalhos constantes e prolongados. Assim, o tempo dedicado à profissão torna-se maior do que o esperado e viável para os professores, ocasionando jornadas de trabalho exaustivas e redução da saúde. |
id |
UNESP-7_619820acfdee73b628e35984415b796f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8382 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
spelling |
Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitáriosDocência e tecnologiaProfessoresEducação a DistânciaTrabalho docente. SaúdeTrabalho e SaúdeNeste artigo discutem-se usos das tecnologias digitais no trabalho docente e os desafios daí decorrentes para a atuação e a saúde de professores. O objetivo é analisar a compreensão que eles têm sobre as tecnologias e como entendem seu lugar no ensino superior. A pesquisa baseou-se em entrevistas semiestruturadas com professores do ensino presencial e a distância de uma universidade particular de Minas. Constata-se que as tecnologias são utilizadas como recursos para exposição do conteúdo de aulas e apoio ao professor na elaboração de atividades docentes. Alguns as percebem como concorrentes e outros como aliadas. Cada vez mais presentes no cotidiano dos docentes, podem levar a uma intensificação do trabalho. As tarefas mostram-se mais diversificadas e complexas. Requerem permanente dedicação, empenho e tempo de trabalhos constantes e prolongados. Assim, o tempo dedicado à profissão torna-se maior do que o esperado e viável para os professores, ocasionando jornadas de trabalho exaustivas e redução da saúde.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa Empírica de campoapplication/pdfapplication/zipapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/838210.18675/1981-8106.vol26.n52.p295-311Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 295-311Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 295-311Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 295-3111981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382/7669https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382/9911https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382/9912Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCecílio, SáluaReis, Briana Manzan2018-04-11T14:19:52Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8382Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T14:19:52EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários |
title |
Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários |
spellingShingle |
Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários Cecílio, Sálua Docência e tecnologia Professores Educação a Distância Trabalho docente. Saúde Trabalho e Saúde Cecílio, Sálua Docência e tecnologia Professores Educação a Distância Trabalho docente. Saúde Trabalho e Saúde |
title_short |
Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários |
title_full |
Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários |
title_fullStr |
Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários |
title_sort |
Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários |
author |
Cecílio, Sálua |
author_facet |
Cecílio, Sálua Cecílio, Sálua Reis, Briana Manzan Reis, Briana Manzan |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Briana Manzan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cecílio, Sálua Reis, Briana Manzan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência e tecnologia Professores Educação a Distância Trabalho docente. Saúde Trabalho e Saúde |
topic |
Docência e tecnologia Professores Educação a Distância Trabalho docente. Saúde Trabalho e Saúde |
description |
Neste artigo discutem-se usos das tecnologias digitais no trabalho docente e os desafios daí decorrentes para a atuação e a saúde de professores. O objetivo é analisar a compreensão que eles têm sobre as tecnologias e como entendem seu lugar no ensino superior. A pesquisa baseou-se em entrevistas semiestruturadas com professores do ensino presencial e a distância de uma universidade particular de Minas. Constata-se que as tecnologias são utilizadas como recursos para exposição do conteúdo de aulas e apoio ao professor na elaboração de atividades docentes. Alguns as percebem como concorrentes e outros como aliadas. Cada vez mais presentes no cotidiano dos docentes, podem levar a uma intensificação do trabalho. As tarefas mostram-se mais diversificadas e complexas. Requerem permanente dedicação, empenho e tempo de trabalhos constantes e prolongados. Assim, o tempo dedicado à profissão torna-se maior do que o esperado e viável para os professores, ocasionando jornadas de trabalho exaustivas e redução da saúde. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares Pesquisa Empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p295-311 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382 |
identifier_str_mv |
10.18675/1981-8106.vol26.n52.p295-311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382/7669 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382/9911 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382/9912 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 295-311 Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 295-311 Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 295-311 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1822179064167792640 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18675/1981-8106.vol26.n52.p295-311 |